TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Região

Por:   •  2/8/2022  •  Resenha  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 5

Algumas notas sobre o conceito de região

        Discutir sobre o conceito de região não é uma tarefa simples devido à sua complexidade em torno da aplicação e do significado. Por isso atribuir uma forma única de definição do conceito é tratá-lo de forma reducionista e limitada. Trata-se de um fenômeno geográfico cujo o fator espacial está relacionado a noção de território e poder, ou seja, de domínio, com diversas transformações e ressignificações. Sendo assim, objeto de estudo do pesquisador para entender tais complexidades, dinâmicas e variações.

        Um autor que faz uma análise do conceito de região a partir dessa perspectiva é Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega em seu artigo “Reflexões Didáticas sobre o Conceito de Região na Geografia”. Nóbrega é doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e teve esse trabalho publicado na Revista Tamoios no ano de 2015. Com isso, o objetivo desse texto é realizar algumas considerações sobre o conceito de região a partir das ideias desse autor.

        Nóbrega inicia seu trabalho apresentando como a complexidade do conceito de região pode ser divida em três movimentos. O primeiro trata-se do senso comum, o qual entende região a partir do critério de localização. O segundo é o movimento histórico, ou temporal e espacial, que entende que o termo região sofreu transformações em seu significado ao longo do tempo a partir de diferentes contextos em que as sociedades incorporam diferentes discursos no processo de regionalização. O terceiro movimento está ligado às relações sociais em que essas práticas capturam os processos de regionalização (NÓBREGA, 2015, p. 108-9).

        Isso demonstra, para o autor, como o conceito de região possui um aspecto polissémico. São fenômenos complexos em um amplo sentido de regionalização. Evidentemente não podemos enquadrá-lo em uma definição única e universal. Exemplo dessa variedade pode ser classificada em cinco diferentes abordagens que entendem a relação entre região e os indivíduos no processo de regionalização.

        A primeira é a ideia de Região Singular que tem seus estudos baseados na relação entre sociedade e natureza. Nessa abordagem a organização social daria sentido a produção cultural de cada grupo. Por isso a atenção está voltada para o que se entende como Região Natural, podendo ser classificada de determinismo  ou possibilismo. No primeiro a região determinaria o grau de evolução do grupo social que está inserido. Nos segundo, entende que os seres humanos possuem a capacidade de transformar os elementos da natureza, surgindo, assim, uma região cultural. Mas, ambos tem em comum a ideia de que por meio da técnica os homens são capazes de irem além das imposições naturais. Quanto maior os vínculos com a natureza, mais rudimentares serão as técnicas utilizadas por essa sociedade.

        A segundo abordagem é Região como Classe de Áreas. Nessa perspectiva a região é classificada a partir de suas semelhanças, as organizando em blocos homogêneos. Como é uma classificação que coloca em segundo plano as diferenças entre as regiões, seus estudos estão baseados em instrumentos generalizantes, isto é, métodos e técnicas quantitativas. A análise deixa de ter seu caráter concreto e adota um abstrato e intelectual. Portanto, se limita ao uso de técnicas descritivas e estatísticas.

        Essa abordagem pode ser dividida em: Região Homogênea que é classificada a partir de aspectos homogêneos pelo uso da estatística; Região Funcional, em que procura entender as influências e as relações entre diferentes locais ou polos; e Região Polarizada na qual “uma área é polarizada a partir de um conjunto de atividade e agentes econômicos” (NÓBREGA, 2015, p. 117).

        A terceira forma de entender o conceito é o de Região de Vivência. Nessa ideia é levada em  que a partir da cultura podemos interpretar a subjetividade dos indivíduos. Em outras palavras, a região é influenciada por fatores culturais com suas relações afetivas e experiências dando sentido a região, adquirindo um caráter de vivência. Por isso a importância dos elementos na relação com o local.

        Há também a Região do Capital. A partir do método histórico e da dialética, a região é estuda sob a concepção dos modos de produção. A regionalização é percebida através dos elementos socioeconômicos materializados do capitalismo. Trata-se de entender como os modos de produção interferem na forma como os espaços são organizados, ou seja, como o capitalismo se manifesta. Para Nóbrega é a relação entre “Terra – Capital – Trabalho” (NÓBREGA, 2015, p. 120).

        Por fim, temos Região do Poder. É pensar como a política transforma o espaço diante de suas relações de poder. Não se baseia nos fatores econômicos, e sim nas ações do Estado, assim, como o poder no cotidiano. Isso retira o caráter naturalizado da organização espacial porque o que está em jogo para determinar as transformações são os jogos de poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com