TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTAGIO OBRIGATÓRIO

Por:   •  5/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.339 Palavras (30 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 30

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Polo (colocar)

Curso/série: (colocar)

Relatório do Estágio Obrigatório III do Curso de Licenciatura em Geografia da Anhanguera/UNIDERP, como requisito parcial para a obtenção da aprovação na disciplina de Estágio Obrigatório III.

INTRODUÇÃO....................................................................................................

1- ESTUDO DO ARTIGO …........................................................

2- ANÁLISE DOS PARÂMETROS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO

3- ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA

4- ENTREVISTA COM PROFESSOR REGENTE.........................................

5- ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO..................................................................

5.1-DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO

5.2- DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO

6- ELABORAÇÃO DO PLANO DE UNIDADE PARA O PROFESSOR REGENTE

7-APRESENTAÇÃO DO PLANO DE UNIDADE PARA O PROFESSOR REGENTE

8-REGÊNCIA

9-ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA ESTUDO DE UM TEMA SOCIAL

10-ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA USO DA TIC NO ENSINO DA GEOGRAFIA

11- APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS

12- CONSIDERAÇÕES FINAIS….......................................................

13- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................

INTRODUÇÃO:

Ao finalizar um curso, Inicia-se outra etapa, praticar o que se aprendeu teoricamente, sendo essencial que isso ocorra para que o conteúdo aplicado deixe de existir apenas na fala e na escrita e seja também exercitado na prática, estabelecendo assim um vinculo de aprendizado entre ambos para exercitar e adquirir experiência. É o momento então de colocar a nova etapa em ação com atuação e desenvolvimento do Estágio Curricular Obrigatório III atuar e desenvolver vivenciado de fato o papel do Educador na área de “GEOGRAFIA”, suas funções e metas de ensino. O Estágio Curricular Obrigatório III do Curso de Licenciatura em Geografia da Anhanguera/UNIDERP busca a associação das dimensões teóricas e práticas do currículo. Diante de várias técnicas utilizadas no ensino de Geografia, observa-se que o trabalho de campo é uma atividades de grande importância para compreensão e leitura de espaço, possibilitando o estreitamento da relação entre teoria e prática.O Estágio ora relatado foi realizado no Colégio Estadual de Douradina Ensino Fundamental e Médio, nas series 1ª, 2ª e 3ª, do Ensino médio, com carga horária de 150 horas, sendo 57 horas práticas e 93 teóricas. É de grande importância o Estágio supervisionado para o aluno, visto que é na escola que se tem todo o contato com seu futuro local de trabalho. As diversas atividades realizadas são de extrema importância, uma motivação para o estagiário da licenciatura em geografia entenda que embora sejam grandes os desafios e dificuldades para o professor, se for algo que ele realmente goste, vale a pena então enfrentar para poder tentar melhorar a vida dos alunos através do conhecimento. O estagio deu-se na citada escola atendendo aos requisitos de que deveria ser numa escola de ensino regular nas devidas séries citadas, conforme atividades descritas na ficha de acompanhamento no período compreendido entre (ver o período). Durante o estágio houve acesso às propostas nacionais, estaduais e municipais, analise do Projeto Político da Escola e acompanhamento do cotidiano da Escola e do ensino de Geografia em particular. A experiência do estágio em questão vem confirmar a importância de se formar um profissional qualificado com domínio de conteúdo e capacitado para trabalhar com as dificuldades encontrada. Funciona como uma forma de inclusão dos estudante universitários à realidade e vivência de uma escola, visto que esse contato é fundamental para formação de um novo professor. Considerando o cumprimento de forma satisfatória do conteúdo proposto, não ha registros de pontos negativos.

1. ESTUDO DE ARTIGO

1.1 Trabalho de Campo como instrumento de Ensino de Geografia

Sabemos que Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico concernente à relação entre sociedade e natureza, portanto tanto o espaço produzido pelas sociedade rurais urbanas quanto o espaço natural superficiais são objeto de estudo em Geografia, que opera seus métodos e abordagens em categorias de análise, tais como a paisagem, o lugar, a régio e o território. O trabalho de campo, desde que seja previamente elaborado e realizado com eficiência, pode se transformar em um dos mais importantes métodos de estudo da Geografia, pois é um instrumento didático amplamente utilizado pelos professores de Geografia do Ensino Fundamental e Médio numa intenção de associar teoria e prática.. No Artigo indicado para análise destacamos alguns pontos que julgamos ser idéias principais para o trabalho de campo. “A geografia deixa de ser simplesmente descritiva ou uma mera enumeração de dados e citação de nomes que não atende aos anseios dos educandos, nem dos professores”. Se outrora era necessária uma extraordinária memória para gravar dados e repassar, a atualidade abre um leque de possibilidades dentro do campo “aprendizagem”, possibilitando o aprendizado através de debates, reflexões acerca de temas atuais e que estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.5 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com