TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA

Por:   •  20/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.137 Palavras (13 Páginas)  •  1.572 Visualizações

Página 1 de 13

UNAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAS
"DR. EDMUNDO ULSON"

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA

ARARAS/SP

2018


UNAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAS
"DR. EDMUNDO ULSON"

Gustavo Luciano Blonski Silva – RA 1740384

Curso de Geografia

RG: 10.258.488-0 / CPF: 084.254.759-29

Endereço: Rua Deputado Branco Mendes, 1120

Bairro: Centro   Cidade / Est: Colorado/PR

Telefone: (44) 99962-2441

Tutor: Profº Ms Helder Henrique Jacovetti Gasperoto


SUMÁRIO

OFÍCIO DE ENCAMINHAMENTO PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO

TERMO DE COOPERAÇÃO

FICHA DE COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO

DESCRITIVO DA ATIVIDADE EXTRACLASSE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO

DECLARAÇÃO DE ESTÁGIO REALIZADO

ANEXOS


OFÍCIO DE ENCAMINHAMENTO PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO


TERMO DE COOPERAÇÃO


FICHA DE COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO


DESCRITIVO DA ATIVIDADE EXTRACLASSE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO


RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO


UNAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAS
"DR. EDMUNDO ULSON"

GUSTAVO LUCIANO BLONSKI SILVA – RA 1740384

RELATÓRIO FINAL

ARARAS/SP

2018

1. INTRODUÇÃO

Este relatório final de estágio tem como objetivo geral descrever como se deu a implementação do mesmo na escola, onde o acadêmico tem oportunidade única de conhecer o que lhe aguarda após a conclusão dos seus estudos. Nesse contexto, o futuro professor de Geografia pode apresentar na prática para os docentes o que vem sendo descrito apenas na teoria.

Através da prática supervisionada do curso, se tem um impacto positivo na sua formação, uma vez que contribui para o desenvolvimento de um olhar crítico-reflexivo e permite que os futuros professores possam transcender a postura contemplativa atual, a uma posição que tem o foco na busca de soluções para os problemas que ocorrem na prática de ensino, tornando as intervenções, transformando a aprendizagem e atribuindo novos significados.

O movimento histórico vivenciado no contexto educativo escolar aponta para uma Geografia de Educação que contemple todas as dimensões do ser humano enquanto sujeito inserido em um determinado contexto.

O Colégio Nova Geração, por ser uma escola de campo busca uma prática organizada a partir da realidade do sujeito. De forma que a compreenda dentro do processo histórico, reconhecendo seus problemas e suas necessidades de transformações. Conscientizando-os como sujeitos de direitos, que pensam, trabalham, constroem, atuam e interferem na realidade social.

Embasada por esta filosofia tem-se por finalidade, realizar uma educação pautada por ações de democracia, de respeito, no trabalho sistematizado dos conteúdos disciplinares e na compreensão crítica dos conhecimentos.

Um dos aspectos que deve ser considerado pelos educadores sobre a prática pedagógica, está inicialmente em compreender que deve estar embasada em uma teoria, em uma Geografia, numa concepção de mundo, de educação e de homem que se pretende formar.

Para a escola a Proposta Pedagógica é um embasamento teórico pelo qual se estrutura a prática da instituição escolar formulada de acordo com a realidade do aluno e da sociedade, de acordo com as necessidades apresentadas pelas mesmas. Portanto esta modalidade de ensino contempla a organização dos conteúdos a serem estudados, construindo sua base na busca de soluções para os problemas detectados através da investigação da realidade dos que frequentam esta instituição, sendo este flexível, num movimento de construção e reconstrução a cada nova situação.

Considerando que a Proposta Pedagógica é essencial para uma instituição de ensino, sabe-se que ela é o alicerce que dá base para o planejamento das atividades que serão desenvolvidas, é a identidade de uma instituição educativa, de seus educadores, das crianças e de suas respectivas famílias. Sendo assim, é a partir desta que, se mostrará em seu contexto, a história, os sonhos, os anseios, as crenças, os valores e as concepções, que norteiam a ação de cuidar e educar os adolescentes que nela estão inseridas, de acordo com a realidade da comunidade escolar.

A LDB é quem define o que as instituições de ensino devem elaborar em suas Propostas Pedagógicas para uma constante melhoria do processo educativo, sendo assim o Centro, onde o professor poderá desenvolver seu trabalho e mostrar suas ideias e seus anseios, voltado para a realidade dos alunos de acordo com a vivência familiar.

A Escola, em parceria com a família e com todos os segmentos sociais, assume princípios democráticos, constituindo-se em espaços de transformação social. A autonomia e a participação, Pressupostos do Projeto Político Pedagógico, não se limita à mera declaração de princípios consignados neste documento, mas sim a presença sentida de todos os envolvidos no processo educativo.

Acredita-se que disciplina de Geografia na educação deve promover uma transformação concreta na sociedade, através da comunicação, do avanço tecnológico e dos valores de vida, promovendo o bem comum e a paz universal. E de acordo com os princípios legais da Educação, a escola tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológico, cognitivo, emocional, estético, religioso e social, complementando a ação da família e da comunidade, visando a cooperação e a autonomia.

O Projeto Político Pedagógico resultado de reflexão, de trabalho coletivo e de todo processo de construção curricular tem como objetivos:

_ Prever as ações anuais que nortearão os trabalhos do corpo docente;

_ Integrar a escola com sua comunidade através da participação de alunos, professores e pais, nas festividades e eventos a serem realizados neste estabelecimento;

_ Posicionar-se quanto às questões sociais e interpretar a tarefa educativa, intervindo na realidade presente;

_ Tratar os valores essenciais como possíveis de serem vivenciados e não com conceitos ideais;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com