TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Envelhecimento Populacional

Por:   •  28/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

        O envelhecimento populacional é determinado por fatores essenciais, que são a mortalidade da população e a fertilidade dos indivíduos. Acontece gradativamente, iniciando pela fertilidade, onde os indivíduos não conseguem gerar filhos ou se conseguem, reduzem a média de filhos, fazendo com que o numero de crianças e jovens diminuam na sociedade. Por outro lado, se em conjunto com a perda de fertilidade, ocorra a queda da taxa de mortalidade, o envelhecimento populacional se acentua, fazendo com que as pessoas tenham uma expectativa de vida maior. Esse processo ocorre através de etapas e é conhecido como “transição epidemiológica ou demográfica”. Com isso aumentam-se adultos na população, os quais se resultaram em idosos com uma melhor expectativa de vida e fica claro que o envelhecimento aconteceu. O Brasil está em pleno processo de envelhecimento, foi observado que entre 1970 e 1980 as taxas de fertilidade diminuíram cerca de 30% em todas as regiões, acentuando-se ao longo do tempo.

        Com isso a expectativa de vida aumentou, a qual era de apenas 33.7 anos em 1900, posteriormente alcançou 43.2 anos em 1950, 55.0 em 1960, 57.1 em 1970 e 63.5 anos em 1980. As estimativas indicam que, atualmente, ela deve ser da ordem de 66 anos, devendo alcançar 68.6 anos no ano 2000 e ultrapassar 72 no ano 2020.

        A aposentadoria é direito de todos e consiste, após um período de contribuição, numa remuneração mensal pro individuo. O afastamento e remuneração podem ser solicitados quando o individuo atinge a idade mínima ou então está invalido para realizar suas atividades de trabalho, pode também receber por tempo de contribuição ou então solicitar uma aposentadoria especial. Para que esse direito ocorra de forma correta, a população deve estar em equilíbrio entre todas as idades, evitando sobre carga nos mais jovens quando o numero de idosos prevalecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com