TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Supervisionado

Por:   •  13/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARAGUAÍNA

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

MARIA DE FÁTIMA FÉLIX ROCHA

PATRÍCIA DA CRUZ DIAS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ARAGUAÍNA- TO, JANEIRO DE 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARAGUAÍNA

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

MARIA DE FÁTIMA FÉLIX ROCHA

PATRÍCIA DA CRUZ DIAS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Relatório apresentado a coordenação de Estagio do curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins Campus Araguaína, como requisito para a aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado III sobre a orientação do Professor Marcelo Venâncio.

ARAGUAÍNA- TO, JANEIRO DE 2015

  1. INTRODUÇÃO

Este relatório foi desenvolvido no curso de Licenciatura em Geografia com a finalidade de ser avaliado na disciplina Estagio Supervisionado III, nele serão registradas as experiências durante o Estágio no Colégio Pré-Universitário. É no estágio que os acadêmicos aplicam as teorias de práticas que aprendeu durante os semestres e que poderá mostrar todo o seu potencial para exercer uma profissão tão especial, que ser um Educador.

O estágio tem uma grande importância, pois é nele que aprendemos um pouco sobre a prática de ser um bom educador, sabemos o quanto nossa profissão ainda é desvalorizada, mas nós anima olharmos para o futuro e vemos que nós somos transformadores de vidas, a realidade da sala de aula é muito diferente de quando estagiamos, pois infelizmente os professores estão sobrecarregados e acabam não tendo tempo suficiente para aplicar algo novo na sala de aula, este passa a ser um dos motivos de sermos bem recebidos, tanto pelos alunos quanto pela equipe da escola.

O principal objetivo deste relatório é de relatar a realidade vivenciada no período de regência dentro da sala de aula, abordando também a identificação, caracterização, descrição da estrutura física e condições de funcionamento da escola. Através do conhecimento do projeto político pedagógico passamos a entender a normatização e organização da instituição, assim sendo podemos apontar as dificuldades da escola e suas precariedades.

O estágio é um ato prático de investigação e participação, o seu objetivo é propiciar ao acadêmico o contato com o ambiente escolar, o acadêmico tem a oportunidade de conhecer e analisar a organização física, administrativa e pedagógica da escola e acompanhar a prática de ensino dentro da sala de aula. Ele passa a ser de extrema importância pois fornece a aproximação do acadêmico com a sua área a qual deseja atuar futuramente, no entanto esta prática tem como proposito cogitar sobre o futuro do professor, oferecendo caminhos para a renovação do conhecimento e romper com as práticas de reprodução.

Com essa prática de aproximação possibilitada ao acadêmico, ele passa a ter a chance de entender a realidade de como se encontra a disciplina escolar e fazer uma reflexão crítica sobre a mesma buscando sempre melhorar sua prática. Os estágios supervisionados são embasados pelos ordenamentos legais os quais estão contidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a respectiva Lei de N° 11.788 de 25 de Setembro de 2008 é conhecida como a nova lei do estágio e ainda pelas resoluções seguintes, 01 e 02 de 18 de fevereiro de 2002, as quais estabelecem as diretrizes referentes às exigências na formação do licenciado e sua carga horária respectivamente e tem por determinação observar, analisar, ministrar e relatar a realidade escolar do nosso campo de estágio.

As atividades da disciplina de Estagio Supervisionado no Ensino Fundamental do curso de Geografia iniciaram-se em Novembro de 2015. Nosso contato com a diretoria, a recepção foi agradável, pois a equipe não mostrou em nenhum momento contraria a realização do estágio. A coordenadora ...... gentilmente apresentou o diretor Jaldo Arruda e a professora de geografia Célia Maria Carneiro do 7° “A e B” no qual seria desenvolvida a nossas atividades de regência, assim sendo a mesma nós apresentou a turma de modo satisfatório.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

O Colégio Pré-universitário é uma escola que está sempre de portas abertas para os estagiários que desejam realizar a suas práticas na escola o que nos deixou motivadas a realizar a regência na mesma. Dentre as atividades desenvolvidas estão o levantamento do histórico e dos dados gerais da escola, a observação da estrutura física da escola e das salas de aula, o levantamento dos recursos didáticos disponíveis, a análise do livro didático adotado pela escola, a preparação do plano de aula e das aulas e a execução das aulas planejadas.

O livro adotado para a execução das aulas foi da coleção Expedições Geográficas de Melhem Adas e Sergio Adas, o capitulo a ser estudado versava sobre Região Centro-Oeste o qual foi dividido em quatro percursos localização e meio natural, fatores iniciais da construção de espaços geográficos, dinamização da economia e população, economia e meio ambiente.

Nos percursos percorridos nós procuramos mostrar para os alunos toda a dinâmica da região Centro-Oeste utilizando o mapa como recurso central, praticamos alguns exercícios e uma pequena dinâmica com os mesmos, com o objetivo de mostra-los e faze-los compreender melhor a dinamização da região trabalhada, a prática de exercício dentro da sala nós mostrou o desenvolvimento dos alunos, fez com que eles participassem e debatessem sobre os seus próprios conhecimentos sobre a região.

Esse tema abordado que discutimos dentro da sala de aula trouxe muitas curiosidades para os alunos, pois os mesmo não tinham conhecimento sobre a região o que fez com que eles participassem e debatessem muito mais do que o esperado, por nós acadêmicas. No entanto a região foi bem trabalhada e preencheu lacunas que os alunos tinham em relação as regiões do Brasil.

O estágio na visão pedagógica é uma das formas de auxiliar na formação do profissional educador, para exercer futuramente a sua profissão, a profissão docente é uma prática social, ou seja, como tantas outras, é uma forma de se intervir na realidade social, no caso, por meio da educação que ocorre, não só, mas essencialmente nas instituições de ensino.
        Assim, o estágio prepara para um trabalho docente coletivo, uma vez que o ensino não é um assunto individual do professor, pois a tarefa escolar é resultado das ações coletivas dos professores e das práticas institucionais, situadas em contextos sociais, históricos e culturais.
        De acordo com o texto de Selma Pimenta Garrido Estágio e docência: diferentes concepções.  Podemos perceber que o estágio se constitui como um campo de conhecimento, e se produz na interação dos cursos de formação com o campo social no qual se desenvolvem as práticas educativas. Nesse sentido, o estágio poderá se constituir em atividade de pesquisa. Para fundamentar essa concepção, proceder-se-á a uma análise dos diferentes enfoques que o estágio tem historicamente recebido nos cursos de formação de professores, pois sabemos que na prática a teoria é outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com