TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Regionalização do Brasil

Por:   •  15/8/2022  •  Resenha  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo  4

Regionalização - Dividir um território em regiões, observando características em comum (relevo, cultura popular, linguagem, clima, vegetação etc)
Importante: Regiões precisam ter a proximidade em comum!!! (Os locais de uma região são próximos

Importância da regionalização: Identificar os povos e especificar características para trabalhar de forma individual cada local do país.

Regionalização atual do Brasil: Baseada na localização (Rosa dos ventos)

Macrorregiões: Territórios grandes

Demográfico: Relacionado à população, povo (aumento ou diminuição)

Regiões

Norte: maior região do Brasil; possui sete estados: Acre, Roraima, Rondônia, Amazonas, Amapá, para e Tocantins.


Sudeste: dividida em quatro estados São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo. É a região mais populosa, mas urbanizada, mas industrializada e desenvolvida do país.


Sul: é a menor região do país em extensão e dividida em três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; clima subtropical


Centro-oeste: dividida em três estados: Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, e temos ainda o Distrito Federal, representado por Brasília, capital do país, e suas cidades satélites.

Nordeste: Região com o maior número de ESTADOS: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Historicamente, primeiro local de chegada dos portugueses, em 1500. Região principal até a mudança da capital para o Rio de Janeiro, ainda na colonização
Localização menos favorecida de acordo com o clima semiárido, que predomina em grande parte da região, o que provoca poucas chuvas no local

Possui quatro sub-regiões :

Zona da Mata: Região Litorânea (Mata: Mata Atlântica)

Agreste: Região entre a Zona da Mata e o Sertão, então tem um pouco das características de ambos
Sertão: Maior sub-região, clima seco e chuvas e vegetação Caatinga
Meio Norte: Transição entre a seca da Caatinga e a úmida Floresta Amazônica; região entre a Caatinga e a Floresta Amazônica.

Complexos Geoeconômicos ou Complexos Regionais: Divisão regional do Brasil de acordo com as características econômicas dos estados. São três: AmazôniaNordeste e Centro-Sul

Amazônia: As particularidades dessa região residem no fato de Maranhão e Mato Grosso terem parte do seu território dentro dos limites da floresta; As principais atividades econômicas desenvolvidas nessa região são a agropecuária e o extrativismo mineral e vegetal.

Nordeste: o a área onde se iniciou o processo de povoamento do Brasil. Durante o período colonial foi a porção mais rica do Brasil; atualmente, porém, possui um dos mais baixos índices de desenvolvimento socioeconômico do país. Atividades tradicionais como o cultivo da cana-de-açúcar e do algodão, a criação extensiva de gado e a moderna fruticultura irrigada se intercalam com alguns polos industriais na Bahia, em Pernambuco e no Ceará.

Centro-Sul: Trata-se da "core área" do país, ou seja, do seu coração econômico. É a região economicamente mais urbanizada e desenvolvida. Concentra importantes metrópoles do país e abriga a maior parte da população brasileira, possui o maior parque industrial e a mais desenvolvida produção agropecuária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com