TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Campo

Por:   •  14/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.041 Palavras (9 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 9

1ª  Quais são as motivações que o ou a levaram a fazer o curso de          pedagogia ?

  • Eu sou professoara  desde aproximadamente o ano de 1990 e como professora tenho que ser dinamica e perspicaz, no principio eu tinha apenas estudado ate a 8ª classe ( de antigamente no tempo do colono ) os anos foram passando e com ele as coisas foram mudando, já não era a mesma , não so pela situação em que o pais estava passando, isto é, me referindo as guerras que se ião acabando, com o final da guerra surgio a paz, com o surgimento da paz o nosso governo, o governo angolano teve a necessidade de reiniciar o programa de interseção social da população, a educação foi vista na altura como o ponto principal e fundamental para a recolocação da cidadania, pos apartir dela o individou pode ser reeducado e assim reinserido a sociedade como um individou renovado, reeducado, mas para que tal acontecesse era necessario a existencia de pessoas capazes e formados nas diversas que competem a cada um.
  • A educação é dinamica, a pedagogia mais ainda, motivos pela qual o ministerio da educação angolana sentio-se obrigado a actualizar os seu formados ( professores ), então devido a esta necessidade vi me obrigada a melhor as minhas capacidades pedagogicas.
  • Eu sou uma pessoa de sorte, sim me considero uma pessoa de sorte porque eu tenho o dom de ter que ensinar, passar informação, conhecimento educar e reeducar  uma geração toda e ter o prazer de ver os resultados do meu trabalho ao me cruzar com um moço que de principio aparenta ser aluem estranho para mim, mas que depois de 10 a 20 minutos de conversa deixa de ser um estrano pós afinal é um daqueles meninos que a anos atras uma talvez duas decadas foi meu aluno e hoje é alguem formado, um quadro para o pais, me da um orgulho enorme sabendo que eu contribui para a formação de nais quadros para o nosso pais.
  • No momento encontro-me com uma idade açima da media, o tempo passa e a idade não perdoa, outro motivo que me motivou a fazer o curso de pedagogia é a garantia de uma boa aposentadoria. Com o curso de pedagogia superior no meu curriculo as chances de eu ter uma boa aposentadoria pelos anos de serviços que venho prestado ao nosso pais são maiores. No entanto não penso em parar por ai, apesar de estar aposentada na lei governamental do ministerio da educaçaõ, ainda posso continuar a fazer o que eu amo em instituições privadas, existem instituições privadas que procuram por pessoas como eu, capacitada, formada e que ama o que faz.
  • Penso que a maior motivação que uma das maior motivações que me levou a fazer este o curso de pedagogia seja claramente o amor que eu tenho de ensinar e poder  transmetir conhecimento para uma toda geração, é o que faço é o que eu sei fazer de melhor e ainda ganho por fazer isso, ou seja sou pago pelo governo angolano para fazer aquilo que eu amo que é ser preofessora.                                              

2ª Identifica trés (3) qualidades suas e tres (3) arias que precisas melhorar, explique.

  • Identificar trés (3) das minhas qualidades, no principio achei que seria facil, mas acredito que como mãe tenho as mesmas qualidades que  a maioria  das mães têm com seus filhos e marido, aquela atenção e disponiblidade pela familia que todas as boas mães ou pais normias tenhem e que para assim manter a familia unida e solida são necessario sacrificios e ter a maior qualidade e virtude que uma mãe pode ter a « paciençia ».
  • A minha primeira qualidade é a paciençia, não nasci uma pessoa paciente, mas tive que aprender  e me tornar numa pessoas paciente porque a vida assim me mostrou , me mostor em todas as vezes que eu tive que esperar nove (9) meses para dar a luz e trazer o meu filho ao mundo e acrescentando os anos que tive que esperar para ver-lo a engatinhar, dar os primeiros passos, aprender a comer, a correr, a prender a falar, tamar banho, ir a escola, aprender a escrever, etc. são varios os momentos em que a vida me mostrou e exigio que eu me tornase em uma pessoa pacciente, e conseguio, portanto hoje eu posso dizer que eu sou uma pessoa paciente.Então digo que ser paciente é uma das minhas qualidades
  • A segunda qualidade é ser atenciosa. Como pessoa em primeiro lugar e como mãe em segundo lugar. Como pessoa é necesario ter atenção e saber ouvir, esta é uma qualidade que acredito que toda as pessoas devem ter e saber desenvolve-la, como estudade é necesario ter a capacidade de ser atencioso para melhor desempenho academico ser atento é uma qualidade indispensavel para qualquer bom aluno. Como mãe é ainda mais exigente pos ser atençiosa e saber ouvir é a base para se manter uma boa relaçáo familiar. É necessario swr atenciosa para se perceber o que se passa em cada mebro da sua familia, por exemplo as mudanças de humor repentinas dos filhos adolescentes, muitas das vezes estes tem dificuldades em se exprimir com os pais, cabe a nos ( pais ) sermos atentos a ponto de notarmos tais comportamentos.
  • A terceira qualidade é dinamismo. Para poder gerir uma vida igual a minha com certeza tens que ser uma pessoa dinamica, vivo em cacuaco no maye-maye trabalho na provincia do bengo, não tenho carro e sempre usei os taxi como meio de trasnporte, e levando em conta  a minha idade e tudo com que eu tenho que suportar e lidar com ele, doenças, atraso salarial, familia, etc , não posso me dar ao luxo de ser preguisosa o dinamismo é uma qualidade essencial na monitorização e gerençia da minha vida, não apenas como uma profissional no ramo da educaçaõ mais tambem como máe, filha, tia, avo, como pessoa em geral.
  • Penso que preciso melhor na aria da educação como como aluna universitaria, tem sido um desafio enorme para mim estes anos de aluna universitaria anos estes que tenho dado o meu melhor para ser uma boa estudade e terminar o curso de pedagogia com uma boa media no final, tem sido dificl para mim devido a minha rotina diaria,
  • com certeza que se eu tivesse mais tempo para me dedicar ao curso eu seria uma estudante melhor.
  • Sou uma pessoa atenciosa e no entanto muitas vezes n presto atenção a minha mãe, acredito que o facto de ela estar a viver distante de mim e eu ter me tornado em uma pessoa com muito pouco tempo isso dificulta eu estar perto dela e dar aquela atenção que ela merece, penso que devo melhor tambem neste lado.
  • E a terceira aria penso que seja com os meus filhos, apesar de já estarem todos crescidos por muito tempo eu me avastei deles e me feichei, resultado disso é que hoje eu já não os conheço como antes, estão mudados e eu nem me percebi, porque muitas das vezes eu n tive a paciencia de conversar e perguntar pra eles o que se passava na cabeça de cada um, esta minha falta de paciencia neste lado, penso que devo melhorar.

3ª  Qual é o seu maior sonho? Porque ?

  • Durante muito tempo eu me questionei sobre o mesmo, no principio era uma coisa totalmente diferente do faco hoje, mas com o tempo descubri que as pessoas são feitas de varios sonhos cada um de acordo com a realidade da pessoa.
  • No momento meu amior sonho é poder construir um empreendimento grande na aria de formação das minhas filhas e sobrinhas « saude »
  • Falo propriamente de da contrução de uma farmaçia e de um consultorio medico talvez um posto medico que possa ter como funcionarios as minhas filhas e sobrinhas formadas nas diversas arias da saude.
  • É verdade que o nosso pais não tem uma saude excepsional, mas ate hoje estamos a conseguir nos manter firmes com o que temos, durante muitos anos eu contribui para o desenvolvimento do nosso pais trabalhando na aria da educação, educando, formando e transmetindo conhecimento e informação, mas meus anos de gloria estão chegando ao fim pretendo lançar os meus filhos e deixalos continuar com o meu legado, os meus filhos pensam assim; Se a Mãe trabalhou no ramo da educação durantes estes anos todos nos podemos fazer o mesmo na necessariamente no ramo da educação, mas deste que estejamos a deixala orgulhosa então é assim que devemos viver.
  • Enquanto eu estiver viva e ter forças para olutar vou correr atras dos meus sonhos e tentar realizar-los a todo custo, e terei mais força ainda ao fazer-lo junto com a minha familia. Para mim é muito importante que eu tenha o apoio deles,  e que nos partilhemos da mesma visão e que tenhamos a mesma linha de pensamento, claro que não sera uma tarefa facil levando em consideraçao as condições em que o nosso país se encontra actualmente, isto é, financeiramente, mas com Deus e com o apoio da minha familia sei que chegarei lá e coseguirei vencer esta batalha e realizar este sonho e todos os outros que viram mais afrente.
  • Irei na minha velocidade, farei as coisas na minha velocidade e quando chegar o meu tempo tenho a certeza que vou realizar este grande sonho e vou me sentir uma pessoa completa, uma mulher realizada.

4ª  Que objectivos pessoais/ profissionais  ( os que sentires mais confortavel partilha ) tens para o curto, medio, e longo prazo? Explique.

  • A curto prazo infelizmente não me sinto a vontade para falar sobre o assunto ainda, não sou uma pessoa de fazer muitos planos a curto prazo, vivo fazendo um de cada vez ou seja, faço um plano e trabalho e luto para realiza-lo depois de realiza-lo traço um novo plano e faço o mesmo, assim dou consistencia aos meus planos a medio e longo prazo.
  • Quer seja no lado pessoal ou profissional, tento manter a maior descrição que eu puder ate os mesmo estiverem totalmente realizados
  • Para o medio prazo pretendo terminar o curso de pedaogia, ter o diplimo e vestir a bata com o canudo, assim poderei dar a entrada dos documentos e actualizar a minhan papelada no ministerio da educação, afim de puder garantir a minha aposentadoria que é um dos osbjectivos prinçipais que me levou a fazer este curso.
  • Para o lado pessoal comprar uma casa assim que as vendas de casa estiverem abertas no meu condominio, pos assim poderei deixar de viver de rendas.
  • A longo prazo pretendo terminar de construir a minha casa no sequele no bairro vila nova, no principio do ano passado consegui comprar uma parcela de terreno, pretendo aconstruir nela a casa dos meus sonhos e desfrutar da minha aposentadoria de forma calma e tranquila, visto que os meus filhos já estão todos grandinhos, acredito que quando chegar esta altura eles já teram as suas vidas praticamente feitas e minimante organizadas.
  • Do lado prfissional ter a minha propria empresa no ramo da saude com a minha toda a minha familia formada na aria da saude a trabalhar comigo nela e deixar um legado que se vai manter por gerações e gerações na minha familia e assim eternizar o meu nome e quem sabe colocar o nome da minha familia no podio.

[pic 1]

      INSTITUTO SUPERIOR DE  ANGOLA

DEPARATMENTO DE CIENCIAS SOCIAS

FACULDADE DE PEDAGOGIA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

CADEIRA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

TRABALHO DE RECURSOS HUMANOS

        

                                                   LUANDA,2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com