TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo do meio na disciplina espaço, natureza e sociedade

Por:   •  31/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Licenciatura em Geografia

Polo: Campo Grande

Aluno(a): Michele Renata Capella Vieira

Matrícula: 15112140014

Disciplina: Teoria e prática em Geografia I

2015.1

O estudo do meio na disciplina Espaço, Natureza e Sociedade

        Para introduzirmos o estudo da Geografia aos alunos, devemos mostrar que a disciplina não envolve apenas o entendimento da natureza e das paisagens e suas transformações mas (e principalmente), como o homem age modificando o espaço em que vive. Esse espaço é considerado o espaço geográfico, e é fruto da constante relação de interação da natureza e da sociedade.

        O estudo do espaço geográfico do aluno, ou melhor, do meio em que vive, é importante para o melhor entendimento do nosso curso já que assim podemos envolvê-lo nessas interações.   Tomemos como exemplo a cidade onde vivemos, o Rio de Janeiro, que já foi sede do império português, capital do Brasil e nos dias atuais, é a 2ª maior cidade do país em importância política e econômica e para isso passou por várias transformações geográficas. Perdeu matas nativas, construiu cidades, miscigenou povos e vem até hoje passando por modificações. Será sede da próxima Olimpíada, em 2016, e para isso tem de se adequar as exigências que um evento desse porte necessita.

        Uma proposta de atividade pode ser desenvolvida com os alunos solicitando que eles observem as transformações no espaço que a cidade vem sofrendo há alguns anos em função deste evento. Uma visita ao centro da cidade, nas obras do cais do Porto, por exemplo, trará a dimensão das mudanças na paisagem daquele lugar e da cidade. Fazendo uma comparação com o Rio do Império, do início do século XX e dos dias atuais, pode-se traçar um parâmetro de como a natureza e a população lidam com essas mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com