TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é valor característico de resistência?

Por:   •  25/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  2.865 Visualizações

Página 1 de 4

3.10.1. Por que os resultados de resistência obtidos dos ensaios padronizados de amostras de madeira não podem ser diretamente utilizados como tensões resistentes no projeto de peças estruturais?

Resposta: Como a resistência depende de alguns fatores como: teor de umidade; tempo; duração de carga; e ocorrência de defeitos. Não pode ser utilizado direto a resistência calculada com base nos 12% de umidade. Mas também a resistência das peças de madeira sofre influência de acordo com a posição no tronco devido a espessura e forma das fibras, espécie da árvore e potenciais defeitos de formação.

3.10.2. O que é valor característico de resistência?

Resposta: Este valor corresponde a 5% da distribuição de probabilidade que melhor se ajusta aos valores obtidos nos ensaios realizados. A determinação experimental deste valor depende de vários fatores dentre eles o número de ensaios realizados e a variabilidade dos resultados sob condições específicas.

3.10.3. Caracterizar os diagramas tensão × deformação da madeira em tração e compressão paralelos às fibras obtidos de amostras sem defeitos relacionando-os à microestrutura da madeira.

Resposta:

Figura 3.5 b - Ensaio de tração paralela às fibras.

Os corpos de prova possuem uma área da seção transversal maior nas extremidades em relação a posição central do corpo de prova para garantir que a ruptura ocorra nessa região e evitar o acumulo de tensão próximo as garras que nos daria resultados incoerentes com os verdadeiros.

O gráfico de tração nos mostra um regime linear do início até próximo a tensão de ruptura, ocasionando então uma fratura frágil (repentina). Enquanto que o gráfico de compressão possui menor resistência e maior ductibilidade até a ruptura total.

3.10.4. Como os defeitos afetam a resistência de peças estruturais de madeira?

Resposta: Os nós tem efeito predominante na redução de resistência a tração, reduzindo também em menor escala a resistência a compressão. Defeitos decorrentes de secagem e decomposição diminuem a resistência. A presença de fibras reservas reduzem a resistência de uma peça estrutural, especialmente nas partes tracionadas. As fendas e ventas têm influência pronunciada na resistência da madeira ao cisalhamento paralelo às fibras. No caso de colunas, sujeitas a cargas de compressão axial ou de pequena excentricidade, a influência das fendas e ventas é secundária.

3.10.5. Como variam as propriedades de resistência da madeira em função do seu grau de umidade?

Resposta:

Figura 3.10 - Variação da resistência da madeira com o grau de umidade.

De acordo com a figura 3.10, conforme a umidade aumenta, a resistência diminui até o ponto de saturação das fibras com 25% de umidade. Acima deste ponto, a resistência permanece praticamente constante. As propriedades começam a aumentar quando a umidade fica abaixo de um valor médio de 25%, resultado da perda de água proporcionando uma redução de volume e aumento do peso específico. Podemos aproximar um aumento linear da resistência com a diminuição da umidade.

3.10.6. Explique o fenômeno de fluência de um material e comente suas consequências em um projeto de viga sob ação de carga permanente.

Resposta: Por ser um material viscoelástico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com