TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS REFRIGERANTES, UTILIZANDO POPs COMO FERRAMENTAS DE PADRONIZAÇÃO

Por:   •  29/11/2018  •  Exam  •  2.749 Palavras (11 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 11

PROPOSTA DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA O SEGMENTO INDUSTRIAL DE CARBONATADOS, REFRIGERANTES, UTILIZANDO POPs COMO FERRAMENTAS DE PADRONIZAÇÃO

Marcos Aurélio Arten[1]

Resumo: Este artigo apresenta uma proposta para a concepção de um sistema de gestão da qualidade, para a melhoria do desempenho de uma organização industrial, baseado na priorização do estabelecimento de procedimentos operacionais padrão - POPs. Este estudo foi embasado em conceitos da gestão de qualidade total, para identificar oportunidades de redução de desperdícios nos processos da fabricação. A falta de procedimentos definidos dificulta a gestão do processo prejudicando a melhoria do desempenho das organizações. Com a sistematização dos procedimentos o resultado é evidente: aumento da satisfação dos clientes e melhoria do ambiente de trabalho.

Palavras-chave: Sistema de gestão da qualidade. Padronização. Procedimento operacional padrão.

1 INTRODUÇÃO

Os programas de qualidade tendem a gerar novos estímulos de conhecimentos e conceitos das organizações para o desenvolvimento de produtos competitivos exigidos pela sociedade na busca da melhor performance, relacionados aos custos, qualidade e produtividade. Esta necessidade é constante e necessário, pois a competividade, no segmento industrial não tem limites, o conhecimento e a pesquisa para desenvolver novos produtos ou aprimoramento é dinâmico.  Esta capacidade de criar e executar estes projetos com qualidade, em menor tempo faz a diferença no sucesso do empreendimento para se mantiver vivo no mercado tão competitivo.

            As empresas na maioria das vezes relutam em executar ações com investimentos pequenos, que irão beneficiar o seu próprio empreendimento em itens inovadores e tecnológicos, baixo custo e investir em gerenciamento de pessoas.

           É um processo difícil e deve ter o consentimento do alto escalão, para os demais setores da hierarquia, para não gerar o desgaste no processo de gerenciamento e nos trabalhos de geração de ferramentas de padronização do sistema de gestão da qualidade.

Este artigo apresenta a implementação de um sistema da gestão da qualidade, para melhoria continua do desempenho e do ambiente de trabalho de uma organização, em busca da qualidade total, com aplicação de ferramentas de padronização como os POP (procedimentos operacionais padrão).

2 REFERENCIAL TEÓRICO

O que é controle da qualidade nos padrões japoneses? “É um sistema de métodos de produção que produzem economicamente bens e serviços de boa qualidade atendendo aos requisitos do consumidor. O controle de qualidade moderno utiliza métodos estatísticos e é chamado frequentemente de controle de qualidade estatístico.” Segundo a definição de Ishikawa (1997), “praticar um bom controle de qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor”

Para atingir este objetivo, todos na empresa precisam participar e promover o controle de qualidade, incluindo os altos executivos, todas as divisões da empresa e todos os empregados (ISHIKAWA,1997).

Os significados de qualidade, de grande importância para os gerentes. “As características do produto constituem uma dessas definições. Aos olhos dos clientes, quanto menos deficiências, melhor a qualidade.

Alguns clientes, em especial os consumidores, não reconhecem necessariamente a existência de duas espécies bastante diversas de qualidade. Essa falta de clareza pode provocar comentários como “eu conheço quando vejo”.  Porém, os gerentes precisam reconhecer essa distinção, uma vez que os respectivos impactos são sobre assuntos tão diversos como possibilidade de venda e custo (JURAN, 2009).

O novo conceito, em contrapartida, por trás dos rótulos da qualidade total ou do gerenciamento da qualidade se desenrola um modelo de administração de empresas intelectualmente muito diferente dos tradicionais, algo realmente inovador. Aplicá-lo significa redesenhar conceitos gerenciais com os quais convivíamos confortavelmente e que acreditávamos imutáveis.

A seguir, serão relacionados alguns desses principais conceitos (LOBOS, 1991), agora vistos através do prisma da qualidade total:

Empresa: entidade que serve primordialmente para satisfazer necessidades de clientes e onde os que trabalham podem se realizar como seres humanos.

Cliente: pessoa que recebe os produtos resultantes de um processo no intuito de satisfazer suas necessidades e de cuja aceitação de pende a sobrevivência de quem os fornece dentro e fora da organização.

Qualidade: condição de perfeição ou, se preferir do exato atendimento das expectativas do cliente pode ser atribuído a qualquer coisa ou ação, integrante ou resultante de um processo.

Meta: um ponto na curva de tendência de aperfeiçoamento de um processo.  Há metas mínimas (para o atendimento das necessidades atuais do cliente) e desafiadoras (aproximar o atendimento atual do ideal) (LOBOS, 1991).

A melhoria da qualidade transfere o desperdício de homens-hora e tempo máquina para a fabricação de um produto e uma melhor prestação de serviços.  O resultado é uma reação em cadeia, custos mais baixos, melhor posição competitiva, pessoas mais felizes no trabalho (DEMING, 1990).

De acordo com LIMA (2005), um procedimento operacional padrão (POP) é um documento que divulga o planejamento do trabalho repetitivo, que deve ser executado para o alcance da meta-padrão. O POP (Procedimento Padrão de Operação ou SOP – Standard Operational Procedure) deve conter, quando apropriado, listagem dos equipamentos, peças e material utilizado na tarefa incluindo-se os instrumentos de medida, padrões de qualidade esperados.

Procedimento Operacional Padrão (POP) é um roteiro padronizado, ou seja, é uma descrição detalhada de todas as operações necessárias para a realização de uma atividade.  

Seu objetivo primário é fazer que as pessoas que executam a mesma atividade a façam de forma uniforme, ou seja, padronizando o processo ou atividade (LIMA, 2005).

O treinamento é fundamental para que os processos possam ser conduzidos com segurança e com qualidade, de modo que seus resultados possam contribuir para os clientes internos e externos. Neste sentido, para um treinamento conseguir a efetividade desejada, necessita acima de tudo centrar-se no ser humano (COLENGHI, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (739.9 Kb)   docx (362.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com