TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Gêneros Textuais

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: Gêneros Textuais

Objetivo geral: Discutir os gêneros textuais e os tipos de textos afim de contribuir para o aprendizado, trabalhar diferentes gêneros textuais através de estratégias que favoreça a compreensão,comparar e perceber semelhanças e diferenças em diversos textos discursivos. Desenvolver critérios para selecionar gêneros discursivos relevantes para a comunicação, utilizar diversos gêneros discursivos de forma eficiente e apropriada, Trabalhar com equipes de três a cinco alunos. Cada uma das equipes deve redigir, coletivamente, um texto simples como bilhete, ou parlenda. Posteriormente, um dos membros da equipe apresentará o texto.

Objetivos específicos: Enriquecer o desempenho linguístico do aluno por meio do contato com diferentes gêneros e tipos textuais, por meio de perguntas e estímulos, o professor propõe e sugerem diferentes tipos de gêneros discursivos, fazendo com que a classe note o contexto de uso de cada um desses gêneros, desenvolver o gosto pela leitura e a escrita, estimular a criatividade, elaborar as instruções de um gráfico em sala de aula.

Conteúdos: Parlenda a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bilhete o Bilhetinho do Papai, gráfico de brincadeiras preferidas.

Cronograma de atividades:

14-05: Parlenda a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, com texto fatiado.

15-05: Formar frases trocando as rima da parlenda, montar texto fatiado.

16-05: Bilhetinho do papai apresentação em data show, responder o bilhete enviado pelo professor, e utilizar o alfabeto móvel.

17-05: Discutir conhecimentos prévios sobre bilhetes, leitura e escrita do bilhete para Papai.

18-05: Elaborar gráfico das brincadeiras preferidas.

Percurso metodológico:

14-05: Apresentação do cartaz com a parlenda galinha do vizinho bota ovo amarelinho, ler pausadamente a parlenda, apontando cada palavra lida. Leitura coletiva fila por fila, só meninos depois só meninas toda a turma. Exploração oral da parlenda.

15-05: Formação de frases trocando as rimas da parlenda, cada aluno devera usar sua imaginação e trocar as palavras por outras, mas que continue a rima e em seguida cada aluno apresentara sua parlenda, montagem do texto fatiado pelos alunos onde será dividida a sala em grupos para que os mesmo montem corretamente o texto seguissem o cartaz expostos pelo professor, trabalhar a parlenda em fichas para que cada aluno faça uma leitura oral.

16-05: Apresentação do bilhete em data show distribuir em fichas o bilhete fatiado para os alunos montar o mesmo em seu caderno, em seguida cada aluno devera responder a um bilhete enviado pelo professor, montar palavras e ate mesmo frases retiradas do bilhete com alfabeto móvel.

17-05: Ao chegar à sala, haverá um bilhete pregado na lousa onde a professora da outra sala solicita

algo emprestado. Ler com os alunos e discutir os conhecimentos prévios sobre bilhetes com perguntas como: o que você faz quando precisa deixar um recado a um colega que não está presente e não tem como fazê-lo por telefone?

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com