TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARTICIPAÇÃO DOS NEGROS NOMERCADO DE TRABALHO

Por:   •  28/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

No livro “Geografia: pequena História Crítica”, Autor aborda nesta obra o intuito de contribuir um panorama da Geografia, que procura ir além das versões oficiais. Junto com este mesmo, aborda de forma clara, o que vem sendo o pensamento geográfico, com contexto histórico que as gerou, como a geografia vem sendo considerada. Assim, apontar algumas mediações mais evidentes entre a produção geográfica e o desenvolvimento do modo de produção capitalista.

O capítulo 3 do livro discorre, como surgiu o rotulo do termo “Geografia”. Filósofos como Tales, Anaximandro, que discutiam a forma da terra, e Heródoto que se preocupava com a descrições dos lugares, numa perspectiva regional. Como até o século XVIII, não é possível falar de conhecimento Geográfico, como algo que seja associado, com um mínimo que seja considerado Geografia.

Em seguida, como só vai ocorrer no início do século XIX. Pois se pensa na Geografia como um conhecimento autônomo, particular, que demandava um certo número de condições históricas, que somente nesta época estarão maduras. Outros pressupostos da sistematização de Geografia eram baseados em informações, sobre variados lugares da terra, com o uso também da técnica cartográfica, que era fundamental para a navegação, pode calcular as rotas, saber a orientação das correntes, e a localização correta dos pontos.

E finalmente, A primeira valorização da Geografia vai ocorrer na discussão filosófica, no século XVII, que explica a formulação de sistemas que buscam compreender todos os fenômenos do real. Nesse período, será a afirmação das possibilidades da razão humana, uma explicação racional do mundo. como no século XIX os pressupostos da sistematização de Geografia já estavam suficientemente tecida, a terra estava toda conhecida, e como o avanço e domínio das relações capitalistas, auxiliou tal processo que realizou vínculos a evolução desse pensamento.

É notório também, como essas condições auxiliaram o processo de avanço e domínio, das relações capitalistas, a estruturação da Geografia como uma ciência particular e autônoma, que transformou a vida social, pela produção capitalista. A Geografia na verdade foi um instrumento que consolidou o processo capitalista, em determinados países na Europa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com