TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PE-ID - Reflexoes dos 13 textos

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  1.393 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE: ID)

Postagem 1: Atividade 1

REFLEXÕES DOS 13 TEXTOS

 

MARILTON CAETANO FERNANDES – RA 1506612

POLO GOIÂNIA

2015

  1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
  1. Educação? Educações: aprender com o índio

A Educação esta relacionada ao comportamento das pessoas, e o modo como elas interagem com a sociedade e com a cultura que se está inserido. Não existe uma educação melhor ou pior e sim a educação de cada nação que seguem seus costumes, sua cultura e necessidades e tem como objetivo de servir a sociedade em que vive.

Uma nação pode ter inúmeras maneiras de educar, o Brasil, por exemplo, que tem dimensões continentais, com pessoas de várias origens, culturas diferentes, sotaques entre outros inúmeros fatores diferentes com isso tem educações diferentes, como por exemplo, a educação de um sitiante do sul do país, de um sitiante do norte do país, nas mesmas atividades, mas em regiões diferentes vamos ter uma educação diferente, não existindo uma melhor ou pior e sim a que melhor se adéquam as condições locais.

A educação é um processo de aprendizado na vida, não podemos passar esta responsablidade para as escolas que tem como objetivo de desenvolver e promover a reflexão da educação em uma sociedade, tornando a população mais capacidade para atender as suas necessidades.

  1. O Fax do Nirso

A educação é uma importante ferramenta para o mercado de trabalho, ela quem capacita o “homem” para ser competitivo e a ter acesso a conhecimentos para o desenvolvimento de uma carreira.  Hoje em dia a educação formal não é suficiente para se ter um diferencial no mercado de trabalho, mas é necessário mais conhecimentos e muitas vezes conhecimentos específicos em áreas restritas para se alcançar melhores posições.

A educação necessita ser mais interativa, utilizar de tecnologias atuais, romper barreiras culturais para expandir seus conhecimentos, promovendo assim sua evolução.  

  1. A História de Chapeuzinho Vermelho (Na versão do Lobo)

A educação de hoje não dá muito espaço para expressar opiniões. E, existe uma mudança, mas são poucas, acredito que são poucos os métodos que permitem esta aproximação. Um exemplo claro disso e quando aprendemos sobre guerras, geralmente só conhecemos um lado da história.  Também a sociedade e culturas mudam e nossa educação tem a obrigação de mudar também e acompanhar esta evolução.  Cabe ao professor dar a oportunidade ao aluno de conhecer vários pontos da mesma história e o deixar optar e expressar sua opinião, o mesmo fato pode ter varias vertentes e diferentes opiniões.

  1. Uma pescaria inesquecível

Ética são os valores morais que orientam o comportamento humano.  A sociedade brasileira não vê a ética como um mérito, muitos até acreditam que quem e ético é bobo, somos uma sociedade que queremos levar vantagem em tudo, a famosa lei de Gerson, e isso causa reflexos em toda a sociedade e em todos os seguimentos, isso explica o nosso alto índice de corrupção não só no governo, mas na sociedade em geral.  Nossa sociedade precisa mudar. Esta mudança e lenta e demorada e deve começar nas familias e ter o suporte das escolas.

  1. A folha amassada

Nos dias de hoje onde a instituição de ensino perdeu muito sua credibilidade com a sociedade, onde o professor e desvalorizado, escolas em que alguns alunos são marginalizados é muito difícil estar preparado para esta situação. Hoje a falta de educação da sociedade e evidente.

Lidar com alunos explosivos que dependendo do grau de explosão pode sim ser um grande problema para escola.  O professor poderá orientá-lo, mas não é uma tarefa só do professor, mas principalmente da família.

O autocontrole nesta situação é extremamente difícil, professores também são humanos e sujeitos a perder também o controle, a atitude certa nessas ocasiões e sempre monitorar, estar atento ao que acontece em sala de aula, conhecer seus alunos e intervir antes que situações agressivas aconteçam.

  1. A lição dos gansos

Trabalhar em grupo com objetivos únicos ou não, se torna muito mais rápido de alcançar seus objetivos, mas isto não é facil, o “Homem” muitas vezes por questões da própria sobrevivência no meio que vive prefere trabalhar isolado para que o fruto da sua conquista não seja repartido e que o mérito pertença somente a ele.  Na sociedade de hoje se tornar lider não é uma coisa fácil, pois valores como competencia, conhecimento e a virtude de liderar muitas vezes são excluidas, a vontade de se promover e maior do que alcaçar os objetivos de um grupo.

Trabalhar em grupo e ser lider é reconhecer as habilidades e a necessidade, promover a participação dos integrantes, fazer reconhecer o lugar do outro e principamelnte a repartição dos méritos e uma tarefa dificil que temos que estar preparados, mas temos que reconhecer que liderar não e para todos.

  1. Assembléia na carpintaria

As virtudes e defeitos das pessoas são pontos que devem ser explorados tantos em alunos como em qualquer outra pessoa.

As virtudes e qualidades devem ser sempre trabalhadas para sempre alcançar seu ápice, mas, não somos compostos só de virtudes, temos muitos defeitos e estes devem ser trabalhados com o objetivo de sanar ou amortizar o impacto que faz em nossas vidas.

Na sociedade é mais facil ser reconhecido por erros do que por virtudes, é uma caracteristica da população, um erro sempre é lembrado o acerto geralmente é esquecido.

Quando se trabalha em grupo é comum que nossas habilidades sejam ampliadas e os conhecimentos mesclados, assim sendo, surgindo novas ideias e adquirindo novos conhecimentos.

  1. Colher do cabo comprido

Trabalho em equipe e um grupo de pessoas que se unem e com o esforço coletivo alcançam um objetivo. Trabalhar em equipe significa respeitar, receber e transmitir ou seja compartinhar conhecimentos e tarefas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (235.9 Kb)   docx (110.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com