TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE – PARFOR

Por:   •  16/2/2016  •  Seminário  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE – PARFOR

Relatório apresentado como parte Avaliativo da Disciplina Metodologia do Ensino de Geografia orientado pelo prof. Me. Adolfo Oliveira Neto.

RELATÓRIO SOBRE O I SEMINARIO INTERNACIONAL E II SEMINÁRIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA AMAZONIA: Geografias em Movimento: Desafios e Perspectivas

BELÉM

2016

O presente relatório tem o objetivo de descrever os temas abordados e discutidos nas mesas do I Seminário Internacional, II Seminário Nacional de Geografia da Amazônia: Geografia em movimento: desafios e perspectivas, realizado na Universidade Federal do Pará – UFPA nos dias 19 a 22 de Janeiro de 2016.

 No dia 19/01 as 9 h houve as inscrições e credenciamentos do evento no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. A abertura da conferência começou às 18hs no ICED/UFPA (Instituto de Ciências da Educação), o conferencista foi o Prof. Dr. Lúcio Cunha da Universidade de Coimbra – Portugal.

No dia seguinte pela manhã, a Mesa I tinha como tema central “Paisagem, biodiversidades e questões ambientais na Amazônia”, mediado pelo Professor Doutor Carlos Bordalo (IFCH – UFPA). A Mesa era composta pelos professores:

  • Prof. Me. Paulo Melo (Campus de Ananindeua - UFPA), falou sobre o Zoneamento Ambiental de Unidade de Paisagem, paisagem Amazônico – Era glacial especificamente da Micro Região do Salgado Paraense.
  • Profª. Dra. Márcia Pimentel (IFCH – UFPA), seu tema foi Paisagens e questões Ambientais no Nordeste Paraense, falou sobre os relatos das produções de pescas e caranguejos, forma de perceber a toca do caranguejo, os materiais utilizados para a extração e percepção das questões ambientais.
  • Prof. Dr. Ricardo Ângelo (UNIFAP), seu tema foi “Paisagem e Meio Ambiente”. Abordou sobre a dinâmica e as três formas de representar a paisagem: Materialidade, sensibilidade e representação.

        À tarde a Mesa II teve como tema “Grandes Projetos e Movimentos Sociais: tensões e contradições territoriais na Amazônia”, mediado pelo professor Dr. Jovenildo Cardoso Rodrigues (UFPA). A Mesa era composta pelos professores:

  • Gilberto Marques (UFPA), falou sobre os grandes projetos estalados na Amazônia, contextualizou deste a economia da borracha até aos grandes empreendimentos como: programas grandes Carajás, Albrás/Alunorte, Alumar etc. falou sobre o minério de manganês no Estado do Amapá – sobre os portos de Santana e Serra do Navio.  
  • Profª. Dra. Edna Castro (NAEA – UFPA), trouxe o tema “Projeto Hidrelétrica” fez grandes reflexões acerca do contraste dos grandes projetos, exemplificou como danos ambientais o desmatamento, esgotamento de minérios, expulsões dos índios, misérias. Processo de colonialismo que impera até os dias de hoje. Os grandes empreendimentos faz uma grande limpeza no território retirando culturas, opiniões, economia local e coloca sua própria ideologia, ou seja, causa “um apagão da memória”.
  • Marcel Hazeu (ICSA) teve como tema “Deslocamento forçados e desapropriação na Amazônia” explicou que as pessoas são objetos de política de deslocamento forçado, são obrigadas a deixar suas moradias habituais quando entra os “grandes projetos”

        No dia 21 pela manhã o tema da Mesa III foi “Espacialidade Urbanas na Amazônia: agentes, escalas e processos”. A Mesa era composta pelos professores:

  • Prof. Dr. Jovenildo Cardoso Rodrigues (UFPA), explicou sobre o tema “Produção das desigualdades socioespaciais em cidades médias Amazônicas: Análise Santarém e Marabá”.
  • Prof. Dr. Marcus Vinícius (UNIFESSPA), explicou sobre o tema “Espacialidade Urbano na Amazônia: Agentes, Escalas e Processos” contextualizou sobre a crise econômica de 2008, colocando os novos padrões de atuação imobiliários, exemplificou o programa minha casa, minha vida” do governo federal. Capital imobiliário para novos espaços (não metropolitano), “replicando assim a desigualdade social, pois o que se vê são a péssima qualidade de vida nos locais de empreendimento”.
  • Prof. Me. José Neto (campus Altamira – UFPA) trouxe como tema “Reestruturação Urbana e as cidades médias de inserção periférica: o exemplo de Altamira”. Fez uma bela reflexão conceituou território na visão de vários autores, produção e espaço em um movimento dialético e das reestruturações das cidades médias, falou sobre a “fronteira urbana” (BECKER, 1985) e de Altamira como complexo de Belo Monte, contextualizou sobre essa reestruturação que veio desde a economia da borracha até as aberturas de estradas.  

        No mesmo dia à tarde, a Mesa IV teve como tema “Multidimensionalidade da questão agrária na Amazônia”, mediado pelo prof. Me. Benedito Valente (UEPA). A Mesa era composta pelos professores:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com