TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO UNINTER UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ABERSON JOSÉ DE BARROS

PORTFÓLIO UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS

FASE I

Cajamar

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................1

ENTREVISTA.............................................................. ................................................2

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO..............................................................3

MAPA CONCEITUAL...................................................................................................5

REFERÊNCIAS............................................................................................................6

INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste em visitar uma escola e elaborar uma entrevista com integrantes da comunidade escolar (diretora, vice-diretora ou pedagoga) através de cinco perguntas (três objetivas e duas abertas) que contemplem o tema “o tempo e o espaço dos sujeitos e instituições escolares”.

O propósito da entrevista é de averiguar e demonstrar os objetivos no trabalho, ou seja, investigar se a escola contempla as necessidades do contexto em que está inserida.

ENTREVISTA

Visitado o colégio municipal Padre Anacleto de Camargo no município de Santana de Parnaíba/SP que atende crianças e adolescentes nas etapas de ensino fundamental e médio, a entrevista foi concedida pela direção desta unidade escolar.

  1. Você acha importante a presença da comunidade no cotidiano escolar¿

R: Muito importante, com a presença da comunidade, dos pais e integrantes da escola é possível construir laços que tornarão a proposta curricular eficaz, atendendo assim as necessidades dos alunos e às expectativas da sociedade. O processo não é fácil, pois, envolve muitas pessoas com visões e ideais diferentes.

  1. A escola valoriza esta diversidade no cotidiano escolar¿

R: Sempre, o próprio currículo já permite que a escola se aproprie do conhecimento da comunidade. A partir do momento que ela em esse conhecimento, vem para dentro da escola e a transforma em conteúdo, daí ela trabalha esses temas. O currículo possibilita trabalharmos esses termos do dia-a-dia em sala de aula, como por exemplo, respeito ao próximo, bullying, preconceito, preservação ambiental, dengue e outros.

  1. Esta escola possui ferramentas para promover o desenvolvimento dos alunos nos mais diversos conteúdos¿

R: Definitivamente, sim. Além de um bom planejamento pedagógico, os alunos tem à disposição material escolar gratuito de ótima qualidade (kit escolar e apostilas), biblioteca, aulas em vídeos, quadra poliesportiva coberta, uniforme escolar gratuito, excursões escolares, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (50.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com