TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DA UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER

PORTFÓLIO DA UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS – FASE 1

Trabalho apresentado ao curso de licenciatura em Geografia–Centro Universitário UNINTER,Portfólio individual

2015

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO

2.ELEMENTOS DIDÁTICOS:OBJETIVOS,CONTEÚDO,MÉTODO,AVALIAÇÃO

3.PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO

4.CONSIDERAÇÕES FINAIS

5.REFERÊNCIAS

1.INTRODUÇÃO

A didática é usualmente vista como sinônimo de métodos e técnicas de ensino e,ainda mais,que a escola é tida como instituição que transmite o conhecimento.

No entanto, ao longo do últimos 35 anos ,a didática passou por intenso questionamento. Deixou de ser considerada como disciplina instrumental ocupada apenas com o fazer e passou a ser entendida como uma área do conhecimento ,com objetivo de estudo próprio, qual seja,o processo de ensino e suas relações.

Em meados da década de 80 do século XX,estudos realizados por Martins abordam a didática não como guia de ação prática tal qual pretendem os manuais,mas,ao contrário ,na qualidade de expressão de uma prática determinada num momento histórico determinado. Nessa perspectiva, a didática terá de se transformar numa disciplina que busca compreender o processo de ensino em suas múltiplas determinações, para intervir nele e reorientá-lo na direção política almejada.

Vega defende a ideia de que “analisar e revisar o processo de ensino à luz do contexto social  às mudanças ocorridas na instituição educativa e às condições objetivas do exercício profissional é uma tarefa do professor.

 2.ELEMENTOS DIDÁTICOS: OBJETIVOS, CONTEÚDOS, MÉTODOS, AVALIAÇÃO*.

A determinação dos objetivos de ensino é considerada elemento fundamental no processo de planejamento da pratica pedagógica. Diferentes autores concordam em afirmar que a determinação clara dos objetivos de ensino constitui a base parava seleção dos métodos e das técnicas de ensino, dos recursos matérias das formas de avaliação e dos conteúdos mais adequados para que tais objetivos sejam atingidos. 
Teoricamente, o objetivo é um fator fundamental e determinante no planejamento, na seleção e na organização dos métodos e das técnicas de ensino, dos recursos materiais e das formas de avaliação bem como os conteúdos a ser trabalhados. Os diversos autores ressaltam essa importância e elaboram instrumentos que visam a auxiliar o professor neste trabalho.
CONTEÚDOS ESCOLARES
Para uma organização sequencial dos conteúdos e recomendado que use os seguintes critérios: sequência lógica, gradualidade na distribuição adequada em pequenas etapas, interação entre diversas disciplinas do currículo e o mais importante terem continuidade nas atividades. 
A seleção e a organização dos conteúdos escolares também assumem um papel importante de diferentes formas e significados de acordo com a abordagem do ensino que fundamenta a pratica do professor e da escola onde ele atua. 
MÉTODOS DE ENSINO
O método de ensino sofre significativas variadas na passagem da teoria para a pratica, a questão do método de ensino e suas implicações na aprendizagem escolar é um tema central na formação do professor, a discussão de que o método assume diferentes orientações de acordo com a abordagem de ensino que esta na sua base é fundamental importância.
Para desenvolver uma pratica coerente, o professor necessita compreender que sua ação docente não é neutra, mas esta baseada em determinada orientação teórica.
AVALIAÇÃO
A avaliação apresenta consideráveis variações entre o modo como é proposta na terra e a sua concretização pratica escolar. O ensino é considerado um processo que tem em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades para a mudança de comportamento de quem dele participa também encontrou na avaliação um elemento fundamental desse processo é o meio de avaliação que se pode verificar até que ponto o ensino tem alcançado os
resultados pretendidos e ao mesmo tempo se ela oferece subsídios para a alteração do processo e quando os objetivos não são alcançados.
Entre os elementos que integram o processo de ensino, a avaliação apresenta um instrumento de controle, sobretudo nas series iniciais do e do ensino fundamental, e além do sentido do acompanhamento do processo de ensino, a avaliação é também um instrumento de controle que garante a disciplina e a obediência do professor quanto as tarefas que lhe são delegadas. 
O professor se vê obrigado a cumprir os objetivos e os conteúdos programáticos que lhe são impostos mesmo quando parecerem não ter sentido para o aluno, para não ser rotulados de fraco, incompetente e desinteressado e o espaço para buscar alternativas que atendem as necessidades práticas e aos interesses dos seus alunos é pequeno.

3. PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA DIDÁTICA NA PERSPACTIVA DA SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO

Uma das possibilidades de organização do ensino que não se limita à transmissão- assimilação de conteúdos, é a sistematização coletiva do conhecimento proposta por Martins (2003a). Essa perspectiva de interação entre professores e alunos pauta- se em princípios didáticos.
Neste capitulo apresentarei cinco princípios básicos que ira orientar a interação entre aluno e professor.
I. Da vocação prescritiva da didática a um modelo aberto de construção de novas praticas:
Trata- se de um processo didático numa concepção de conhecimento que tem a prática como elemento básico fazendo a mediação entre a realidade e o pensamento, nesta concepção a teoria não é entendida como verdade que vai guiar a ação sobre a realidade, que como expressão de uma relação.
II. Transmissão à produção do conhecimento: pesquisa- ensino uma unidade:
O princípio decorre uma questão básica para a didática, que terá como função criar condições e preparar o futuro professor ou um professor que já esteja trabalhando para que ele no próprio processo de trabalho passa a criar e produzir novos conhecimentos, neste sentido a medida que o professor começa a produzir e ter perspectiva distintas da relação e da apropriação ele começa a ver com outros olhos o ponto de vista dele.
III. Das relações hierárquicas- individualista para relações sociais coletivas e solidárias.
Outro ponto de vista fundamental para a didática é entender a relação pedagógica como relação social, o elemento definidor das várias formas e relações pedagógicas é a relação social básica que existe na sociedade e em diferentes momentos.
No ponto de vista a problema colocado na didática prática dos professores não se limita a busca de melhores técnicas e melhor metodologia, o melhor conteúdo e a melhor forma de transmitir tudo a todos em menor tempo.
IV. Relação conteúdo- forma numa perspectiva linear de causa- efeito para uma perspectiva de causalidade complexa:
Neste princípio mostra novas formas de organização e novas formas de relação de relação com o conhecimento, invertendo o conhecimento na qual a teoria é guia da ação pratica. A teoria passa a ser entendida como uma “expressão” da ação prática do sujeito ou seja são as formas de agir que vão determinar as formas de pensar dos homens as teorias e os conteúdos. Ela passa a ser entendida numa relação de causalidade complexa em que um problema prático, tomado como um ponto de partida para o ensino não se constituem em uma causa única que provoca efeito único, mas abre um campo enorme de possíveis resultados, pressupondo novas relações professor – aluno e professor- professor, novas relações organizacionais no interior da escola com novas relações frente aos conhecimentos.
V. Do aluno sujeito individual para o campo ideológico individual do aluno:
As formas prática de interação entre professores, alunos e conhecimento, um elemento fundamental é a questão do individual nesse processo coletivo, ao mesmo tempo em que incentiva o trabalho coletivo, considera a individualidade dos agentes que em função da sua experiências pessoal e da sua prática individual.
Esses princípios didáticos aponta para um modelo aberto de didática em busca de novas práticas; ultrapassa a transmissão do conhecimento colocando em pesquisa o ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com