TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO DA UTA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  26/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

UTA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

PORTIFÓLIO DA UTA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

ALTAMIRA-PA,

JUNHO DE 2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

UTA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

PORTIFÓLIO DA UTA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

 Portifólio, apresentado a UTA-Fundamentos da Educação FASE I curso de pedagogia à distância ao centro universitário UNINTER tutora local: Cilícia França Aranha centro associado: Curitiba.

   

         

        

ALTAMIRA-PA,

 JUNHO DE 2013


A TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE PIAGET

 As teorias apresentadas por Piaget estuda o desenvolvimento da criança seja, é uma abordagem para a compreensão da criança e do adolescente através da descrição e exploração das mudanças pedagógicas que as crianças sofrem no decorrer do tempo.

Antes as crianças eram tratadas como pequenos adultos sem atribuir importância alguma para o seu desenvolvimento, e ate mesmo na forma de como os métodos de aprendizagem eram aplicados referindo-se às elas. E por volta ao século XVI e XVII, grandes teóricos passaram a discutir aspectos da natureza, baseadas nas suas próprias concepções a respeito da criança como, por exemplo; Piaget e com seus métodos e teorias diferentes que contribuiu para o ensino e aprendizagem.

Os processos de desenvolvimentos e aprendizagem de Piaget são constituídos por organização, adaptação (assimilação e acomodação) e ele considera que o conhecimento cognitivo se dá através de estágios da inteligência sendo; sensório-motor, pré-operatório, operacional concreto, e operacional formal.

Tendo como base a teoria de Piaget, o mesmo explica o desenvolvimento do juízo moral na criança através das regras do jogo, sendo que uma das etapas é a anomia, crianças de ate 5 (cinco) anos, 6 (seis)anos de idade não seguem regras coletivas interessam-se por exemplo: por bolas de gude apenas para satisfazer seus interesses motores ou suas fantasias simbólicas e não tanto para participarem de uma atividade coletiva.

A criança está na fase do pensamento pré-operatório, no qual é o desenvolvimento do pensamento. A criança transforma o real em função dos seus desejos e fantasias. É um pensamento mais adaptativo ao outro e ao real e grande parte do seu repertório verbal é usado de forma imitativa

Relatando uma situação em que Daniele de quatro anos e 8 meses, estava brincando de bola com sua coleguinha Ailane  de seis anos, Daniele não deixava Ailane pegar na bola e nem jogava a bola para ela e quando Ailane resolve explicar que ela deveria compartilhar o jogo com ela, a mesma não liga e continua brincando sozinha, mais insistia na presença de sua colega.Mãe de Daniele tem um ponto comercial em sua residência, trabalha com  foto cópias e trabalhos digitalizados e a mesma convive com essa situação todos os dias, ate que um dia a mãe procura por Daniele e percebe que sua  filha estava brincando de tirar  copias e fazia de conta que estava digitando trabalho, quando a mãe chama por ela para tomar banho à mesma responde: “Não me atrapalha que tô trabaiando”.

De acordo com o processo de aprendizagem de Piaget ele considera que o conhecimento cognitivo se dá através de estágio da inteligência como no estagio sensório-motor.

Relatando a observação de Catarine de dois anos de idade, que apresenta o inicio da linguagem e o pensamento, no qual o autor diz que pouco a pouco o bebe vai se apropriando do mundo exterior. Quem não a conhece não acredita que tem dois anos de idade pois acham ela muito inteligente para a sua idade. Pois a mesma tudo que observa ela conta detalhadamente, certo dia aconteceu um acidente e a mesma presenciou, quando chegou a sua casa dizia para as pessoas que estavam presentes no local, que a casa de Nice estava pegando fogo, mais ninguém lhe deu atenção, a mesma correu ate ao lado que tinha outras pessoas e dizia que a casa da “Muier” estava pegando fogo. Sua mãe ao observar que estava repetindo muito a chamou e perguntou o que estava acontecendo e ela simplesmente contou o que estava ocorrendo e descreveu que a casa “É de Nice tá pegando fogo eu vi lá, eu me tia Ica, Jana e Manu e a cajá é vede”. A mulher que a Catarine descreveu chamada “Ica” é irmã de sua mãe e com a insistência da mesma sua mãe ligou para a “Ica” que é chamada de Rica, e perguntou para ela o que tinha acontecido na casa da Nice e ela confirmou o que a criança já tinha falado. E assim todos se atentaram para o ocorrido e viram que realmente Catarine estava tentando avisá-los, mas ninguém lhe deu atenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com