TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO UTA – FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS

Por:   •  25/7/2016  •  Resenha  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

ELISANDRO RAPOSO DO NASCIMENTO – 1235163 – 2015/05

MANOEL DE SENA JÚNIOR – 1244299 - 2015/05

PORTFÓLIO

UTA – FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS

FASE I – A

CASCAVEL

2016


CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

ELISANDRO RAPOSO DO NASCIMENTO – 1235163 – 2015/05

MANOEL DE SENA JUNIOR – 1244299 – 2015/05

PORTFÓLIO

UTA – FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS

FASE I – A

Relatório de portfólio da UTA – FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS – FASE I – A

Curso: Licenciatura em História

Tutor local: Larissa Maceno dos Santos

Centro Associado: PAP Cascavel Alto Alegre

CASCAVEL

2016

A partir dos estudos realizados, pudemos verificar que não havia preocupação acerca da função do currículo, pois este era percebido apenas como uma listagem de conteúdos que precisava ser cumprida nas escolas. De acordo com o que foi estudado responda: você acha que essa situação mudou? De que maneiras as escolas pensam o currículo atualmente?

Não acredito que a situação do currículo escolar se modificou, deixando de ser visto apenas como uma listagem de conteúdos que a escola era obrigada a cumprir. A questão do currículo ainda é complexa, pois vale lembrar que o currículo não é só uma grade de disciplina, mas também uma construção cultural. Refletindo sobre esta citação, é preciso que a escola num contexto geral (gestores, diretores, professores e toda equipe pedagógica), esteja envolvida numa relação peculiar no aprender a fazer, para contribuir com uma socialização democrática do saber. É importante salientar, que não é só o professor responsável pelo currículo, até porque o mesmo nem sempre têm a liberdade para opinar no projeto político pedagógico de sua escola e sim os gestores, diretores, coordenadores que encabeçam as ações pedagógicas.

Como está a relação teoria-prática nas escolas hoje?

Educar é uma ação intencional e exige todo um processo de atividades que são desenvolvidas a cerca de teorias, tendências pedagógicas que norteiam a prática docente, logo torna-se necessário planejar, traçar os objetivos, selecionar os conteúdos, métodos, recursos e pensar como será avaliado essas ações ou refletir sobre a relação teoria e prática no cotidiano escolar. Com as tendências pedagógicas atuais, o ensino na Educação Básica, especificamente no Curso Fundamental, tem o compromisso com a construção da cidadania e pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade sócio-cultural, e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva e a formação do princípio da formação política. Neste sentido, o ensino de História, desempenha um papel essencial, pois é de sua responsabilidade e fonte de estudo o homem em suas múltiplas relações com o meio em que vive em todos os aspectos: político, econômico, cultural, social e educacional, ao longo do tempo.



No momento atual, percebe-se um discurso voltado ao conceito de competência no meio educacional. Sabe-se que um currículo organizado por competências objetiva o domínio de conteúdos necessários para a inserção do indivíduo no mercado de trabalho.

O currículo é um instrumento utilizado por todas as escolas para fins de organizar pedagogicamente o trabalho formativo. Porém nos dias atuais este ainda sofre uma influência politica muito forte. Sendo utilizado para atender a interesses econômicos, ou seja, ao mercado de trabalho. Alguns autores nos conduzem a refletir sobre a forma de construção do currículo, suas implicações políticas e econômicas. Pensar sobre o que já foi feito no campo curricular, suas ideologias e contradições inerentes. Ao compararmos o discurso pedagógico com a realidade, percebemos que ainda existe um grande abismo quando falamos sobre a função do currículo na formação do ser humano. O professor tem um papel relevante no processo pedagógico, sua participação em reuniões para tratar do currículo junto com a direção da escola e com a participação da comunidade será essencial, pois ele deve ensinar e fazer com que o aluno aprenda para se preparar para a vida em sociedade e para ser um cidadão crítico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com