TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO UTA - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  19/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.515 Palavras (11 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 11

FACINTER-FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

Adriana Leite Xavier

Joquebede  Marceli geronimo Borges

PORTIFÓLIO UTA - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Três Rios/RJ

2014


FACINTER-FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

Adriana Leite Xavier

Joquebede  Marceli geronimo Borges

PORTIFÓLIO UTA - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

                                       

Portifólio  apresentado a UTA – Fundamentos da Educação, no Curso de Pedagogia à Distância turma 2014 da Faculdade Internacional de Curitiba.

                                                                                                                   Tutor Local:   Mara Elisa A. Afonso

                                                                                 Centro associado: Três Rios/ FACINTER

                                                                                             

Três Rios/RJ

2014


SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO...................................................................................................... 4
2 – FUNDAMENTOS SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO.......................................5
3 – QUESTÕES DO LIVRO TEORIAS DA APRENDIZAGEM (capitulo quatro)......... 7
4 – CONCLUSÃO.......................................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12

1 – INTRODUÇÃO

O presente portfólio descreve os resultados do trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER. Pólo Três Rios.

O trabalho trata-se de um estudo que se organiza em três etapas; primeiramente foram feitas leituras que auxiliaram o estudo no que diz respeito aos conceitos de Fundamentos socioculturais da educação, Teorias da aprendizagem-um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico.

Em seguida foram respondidas questões reflexivas sobre os conteúdos pesquisados e estudados, a partir desses estudos os dados foram sistematizados e organizados nesse portfólio.

A Pesquisa para execução deste trabalho levanta algumas questões reflexivas sobre os fundamentos socioculturais da educação mostrando como podem nos auxiliar numa melhor compreensão da realidade educacional, deste o ponto de vista de uma investigação mais crítica da realidade, como o tratamento de questões como inclusão e a diversidade na escola, a desigualdade na oferta educacional, a questão da cultura e a escola.

Levantam-se questões sobre como se iniciou os fundamentos de nossa educação e abordaremos um pouco do pensamento de Henri Wallon, filosofo e psicólogo Frances que ao longo de toda a vida, dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças.

Sobre o quanto a filosofia é fundamental na vida de todo ser humano, pois filosofia e educação caminham juntas. Ela conduz o educando a oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja,  permite pensar e repensar.

Finalmente, com as atividades desenvolvidas neste portfólio chegamos a conclusão que elas  visam favorecer o crescimento de atitudes de auto-avaliação de nossa prática docente.


2. FUNDAMENTOS SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO


Atividade aplicada: Prática - Página 81.

Procure identificar o perfil cultural dos alunos de duas escolas de sua cidade. Para isso, entreviste professores, alunos, pais, direção e coordenação pedagógica. Levante dados relativos à origem social e familiar, situação financeira, acesso a bens culturais etc.

Ao observar o perfil dos alunos de duas escolas da minha cidade percebi que elas apresentam várias características semelhantes, como origem social e familiar, e situação financeira desfavorável e pouca inserção cultural.

Nossos alunos, ou a grande maioria deles  tem procedência  de classe média baixa. Na sua maioria de baixa renda salarial, com uma renda aproximada entre um a dois salários mínimos.

Sendo assim, com essa situação é proporcional à falta de informação e cultura existente na comunidade da escola. Somente a escola oferece possibilidades de acesso ao conhecimento formal e de contato com a diversidade cultural e social ao aluno.

Atividades Aprendizagem – Questões Reflexivas - Página 248


1- A partir da leitura das tendências e seus vínculos formativos, explique a relevância da compreensão deste conteúdo para a formação do professor.

A captação deste conhecimento e de todo esse conteúdo leva a conscientização de que a prática pedagógica cotidiana também acarreta consequências mais amplas em termos socias e antropológicos. Possibilitando ao futuro professor a compreensão de que toda a prática pedagógica, consciente ou inconscientemente, tem seus fundamentos calcados em concepções políticas, antropológicas e sociais, e que toda ação educativa implica em consequências. E quanto mais se tiver consciência dessas consequências, melhor será a atividade educativa.

Desta forma as tendências pedagógicas auxiliam os futuros professores na tarefa de vivenciar a sua realidade profissional com um olhar mais capacitado a compreender as diferenças que se colocam a sua frente.

2 - Leia o trecho a seguir:

A educação é uma das vertentes fundamentais para o crescimento da economia, seja pelo efeito direto sobre a melhoria da produtividade do trabalho – formação de trabalhadores mais eficientes, capital humano – seja pelo aumento da capacidade do país de absorção e geração de novas tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (152.2 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com