TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES

Por:   •  11/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.658 Palavras (11 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 11

 

[pic 2] 

 

 

 

 

 

         1 

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

 

 

 

 

 

 

 

PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES (PE:Refl)

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE 2 – POSTAGEM 2

 

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

 

 

 

 

 

 

 

CURITBA-HAUER

 

 

2018

 

FACULDADE UNIP

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA 

 

 

 

 

2 

 

 

 

 

 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES 

 

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina Pratica de Ensino, do curso de GEOGRAFIA da Faculdade UNIP.

Orientador: Prof.(a)

 

 

 

   

 

 

 

2018

 

 

SUMÁRIO

 

  1. INTRODUÇÃO .................................................................................................. 04
  2. DESENVOLVIMENTO ..................................................................................................05     

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO .............................................................................. 06 2.2         INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA .......................................................................... 07 2.3         OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA ............................................................... 07 2.4         DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA .......................................................................................... 08

3 

3         CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................. 10

REFERENCIAS..........................................................................................................11

 

 

 

 

 

 

         

 


  1. INTRODUÇÃO

 

O estágio é um dos momentos mais importantes para a formação do acadêmico. É nesse momento que o futuro professor tem oportunidade de entrar em contato direto com a realidade profissional no qual será inserido, vai poder praticar as teorias aprendidas ao longo do curso, buscando sempre uma relação entre a teoria e a

prática. O estágio serve para o acadêmico se localizar e reconhecer o espaço escolar

4 como seu futuro campo de atuação e comece a formar sua identidade docente. O período de estágio leva o acadêmico a perceber que, apesar dos limites que a realidade impõe, existem brechas que apontam para diferentes formas de intervenção no sistema e na própria estrutura das instituições, que desenvolvem atividades ligadas à educação dos iniciais do ensino fundamental ao ensino médio.  

           No estágio o acadêmico tem a oportunidade de investigar, analisar e intervir na realidade profissional especifica, enredando-se com a realidade educacional, organização e o funcionamento da instituição educacional e da comunidade. Permite também vivenciar, a partir da observação, o exercício da experiência profissional, a interpretação do modo de ser e de fazer, utilizado por cada profissional durante a realização de uma ação. Esse tempo deve ser entendido como possibilidade de uma formação que permita ao futuro professor, assumir com responsabilidade e autonomia o processo educativo nessas instituições, compreendendo a organização do trabalho docente com suas especificidades.  

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 DESENVOLVIMENTO

 

O Estágio para a formação de profissionais é de extrema importância, pois significa aprendizagem (teórica e prática), experiência e aprimoramento em determinado assunto ou profissão. A principal finalidade do Estágio “é a de propiciar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará” (PIMENTA E GONÇALVES, apud PIMENTA; LIMA, 2004, p. 45), colaborando, para a prática na realização de um

bom trabalho.         5 

O objetivo e, desenvolver habilidades para ampliar a compreensão do mundo que está a sua volta e das situações vivenciadas e observadas dentro do ambiente de trabalho, os professores (estagiários) envolvem-se nos sistemas de ensino e escolas ao elaborar projetos de pesquisa e a se adequar e fazer uso de novas técnicas (pois são inúmeros acontecimentos onde o processo do ensino acontece).  

Sendo uma exigência a realização do estágio, o acadêmico deve buscar a mediação, a inovação através de novas técnicas metodológicas, trazendo uma nova visão sobre as deficiências do professor e do ensino, fazendo a diferença na produção do conhecimento e agindo de forma transformadora.

Nesse sentido, Barreiro e Gebran destacam que,

A articulação da relação teoria e prática é um processo definidor da qualidade da formação inicial e continuada do professor, como sujeito autônomo na construção de sua profissionalização docente, porque lhe permite uma permanente investigação e a busca de respostas aos fenômenos e às contradições vivenciadas (BARREIRO; GEBRAN, 2006, p. 22).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (211.3 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com