TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição ambiental

Por:   •  12/5/2015  •  Monografia  •  6.012 Palavras (25 Páginas)  •  2.410 Visualizações

Página 1 de 25

1 INTRODUÇÃO

O estudo se propõe a abordar a Poluição Ambiental em seus diversos aspectos, bem como suas causas e seus agravantes que a torna uma ameaça à vida.  Portanto, é importante que se conheça a seriedade do assunto para que se chegue a ter uma conduta de precaução com relação a seus efeitos nocivos as pessoas e a vida de um modo geral.

Quando se fala em Poluição Ambiental, logo se tem a idéia de fumaças de chaminés das fabricas, ou de escapamentos de carros, no entanto, a Poluição Ambiental abrange um espaço bem maior neste contexto.

Para os moradores da cidade a poluição ambiental torna-se quase que parte de seu cotidiano. As indústrias, por exemplo, ao se fixarem na busca por lucros rápidos, acabam preocupando-se apenas em oferecer produtos de fácil acesso para todas as classes sociais, sem se preocuparem com a segurança ambiental.

As chaminés das fábricas, a fumaça dos cigarros, expelem o monóxido de carbono, um gás tão prejudicial à saúde.

Já para os moradores do campo, a poluição não é tão evidente, afinal, ela é inserida através dos agrotóxicos que poluem os rios e os alimentos.


De acordo com Berle (1992), “observa-se que a Poluição Ambiental é, além de um desrespeito à vida, é também um produto do meio capitalista em que vivemos, visto que o capitalismo tem como base o consumismo e quanto maior o consumo, maior o número de lixo, e quanto mais lixo, mais poluição”.    

Os rios, lagos e oceanos poluídos têm como principais fontes a intolerância do homem, as atividades agrícolas, industriais e mineradoras, e também os esgotos.

Os detritos lançados nas águas, causadores da poluição, não teriam tanto efeito caso o volume dos mesmos não tivessem aumentado tão bruscamente como aumentou nos últimos anos após a Revolução Industrial, pois os rios, oceanos e lagos têm o poder de auto limpeza, mas esse poder não tem sido suficiente para evitar a poluição das águas.

A poluição do ar também tem sido um grande problema da humanidade.  Os escapamentos dos veículos automotores, as chaminés das fábricas, as queimadas, estão constantemente lançando no ar grandes quantidades de substâncias nocivas à saúde.

O uso indevido do solo e de técnicas agrícolas atrasadas, as queimadas, o lixo, o esgoto, o desmatamento são apenas alguns causadores da poluição do solo.  O consumismo, a imprudência, a ganância humana, o desperdício prosseguem essa deterioração.  

A poluição sonora é, geralmente causada por veículos com ruídos , buzina, industria, construções que utilizam maquinas barulhentas, casas noturnas que deixam o volume do som muito alto.

A poluição visual é causada por paredes pixadas, ruas cheias de placas de propaganda, cartazes, faixas nos postes, e outros.  Esse tipo de poluição não causa dano à saúde, mas, sem dúvida torna o ambiente bem menos aconchegante, feio e sujo.

A poluição ambiental, no entanto, não é um problema resolvido tão facilmente.  É necessário que se eduque a população no sentido de trazer à prática os valores ambientais.

De acordo com Queiroz (2000, p. 14), “Educação Ambiental leva a mudanças de comportamento e a atitudes de cidadania que podem ter fortes conseqüências sociais”.

 Quais os efeitos da Poluição Ambiental, constitui a problemática desta pesquisa, sendo de suma importância se observar todos os fatores que trabalham como coadjuvantes, no processo de poluição, e conseqüentemente, destruição.

Identificar as causas da Poluição Ambiental, bem como seus danos ao meio ambiente, constitui o objetivo principal deste estudo, e deve-se enfocar também os possíveis métodos para se amenizar o problema.

A hipótese de que se necessita de uma pesquisa para conhecer a amplitude do problema de Poluição Ambiental, ainda é levantada neste estudo e por isto, cada fator deve ser analisado para que se tenha uma idéia abrangente da dimensão de tal problema perante a vida, de um modo geral.

Diante de tantos problemas causados pela poluição Ambiental, seria necessário uma Educação ou Reeducação Ambiental, fazendo com que o homem reveja seus valores e assim, comece a olhar para si mesmo não como o dono do mundo mas, como parte integrante da natureza, aprendendo a respeita-la.

Para se alcançar o objetivo da pesquisa será utilizado diversas fontes bibliográficas, como livros, revistas, artigos sobre o assunto, com o intuito de se chegar a um denominador comum sobre a ameaça que a Poluição Ambiental vem representando a vida.  

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Tércio (2003, p. 159), “na natureza, existe uma harmonia nas relações entre os seres vivos entre si e entre seres vivos e o meio ambiente. É o chamado equilíbrio ecológico”.

De acordo com a autora ao haver a quebra dessa harmonia é provocado o chamado impacto ambiental, uma espécie de choque que rompe o equilíbrio ecológico.

Os impactos ambientais podem ocorrer em escala local, regional ou global, ou seja, um derramamento de óleo no mar pode atingir um ecossistema litorâneo especifico; chuvas ácidas causadas por poluentes urbanos interferem nas florestas, rios e lagos da região.  Já em escala global, as mudanças climáticas são as mais sentidas.

Entre os impactos ambientais mais preocupantes, destacam-se:

  • Desmatamentos;
  • Desertificação e a erosão dos solos;
  • Poluição das águas;
  • Poluição do ar atmosférico;
  • Poluição do solo;
  • Poluição sonora ;
  • Poluição visual.

De acordo com Gregory (1992, p. 53), no meio ambiente a pode acontecer de três formas principais:

  • Quando são introduzidas na natureza substancias naturais (petróleo ou matéria orgânica) que não fazem parte do ecossistema atingido (rios, lagos e oceanos);
  • Quando são introduzidos nos ecossistemas lixo (plástico ou metais) ou produtos químicos como objetos industriais e agrotóxicos.
  • Na poluição atmosférica causada pela emissão de gases diversos, é muito comum que alem de novos componentes, a quantidade de um determinado elemento já existente seja acentuada. É o caso do aumento de CO2, responsável pelo aquecimento global.

Sabe-se que a interferência do ser humano na natureza acontece em decorrência de várias atividades, o que por sua vez só vem acentuar o que se chama de impactos ambientais.

2.1 IMPACTOS AMBIENTAIS X ATIVIDADES HUMANAS

Entende-se o aumento da dimensão dos impactos ambientais, no decorrer dos anos, afinal, o aumento da população e o crescimento tecnológico intensificaram rapidamente estes impactos.  Contudo, o homem não se submete mais a natureza e ao invés disto, desenvolveu técnicas para vencer os obstáculos naturais e explorar os recursos que o meio ambiente tem lhe oferecido, mas, a agressão sofrida pela natureza através do homem não fica impune, afinal, tais impactos ambientais trazem para o homem problemas que ameaçam a sua própria sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)   pdf (247.9 Kb)   docx (970.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com