TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problema do Ensino de Geografia nas Séries Iniciais

Por:   •  11/12/2019  •  Artigo  •  3.261 Palavras (14 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 14

PROBLEMA NO ENSINO DA GEOGRAFIA NAS SERIES INICIAIS

Lucas Leandro Silva dos Santos

Caio Lucas Sales Aracati

Deivid Silva dos Passos

Anderson Cristo

RESUMO

Este artigo trata sobre o ensino da geografia nas series iniciais. É tratado sobre as dificuldades que os pedagogos possuem ao passar um ensino eficaz da geografia, problema esse ocasionado devido a um déficit na formação profissional dos professores devido a serem superficiais, o que não oferece propriedade para que tal profissional consiga, de fato, levar o aluno ao entendimento da disciplina ministrada. Para isso é necessária a apropriação de categorias da geografia, como território, região, lugar e paisagem, dessa forma a soma de todos conseguem a explicação do espaço geográfico.

Palavras-chave: ensino, totalidade, espaço, pedagogo, aluno, categorias, geografia.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo tratará sobre o ensino da geografia nas séries iniciais. A etimologia da palavra “ensino” vem do latim, que significa marcas ou sinais, enfatizando a importância do professor. O objetivo principal é evidenciar o problema no ensino da geografia no ensino fundamental, trazendo à tona problemas como o método no qual os professores estão passando o conhecimento, as formas mecânicas e lecionando com leituras didáticas quase totais evidenciam a formação crítica do educando. O objetivo geral é destacar o pedagogo a ser totalmente superficial sobre a Geografia, não proporcionando ao profissional fundamentação e capacidade de descrever e debater situações vivenciadas no dia-a-dia, o que faz com que ele percebesse que a matéria lecionada é diferente aos seus olhos. Uma hipótese levantada é o déficit na formação do profissional.

O objetivo especifico é após o problema, vindo a tona, é mostrar que o problema pode ser solucionado com uma fundamentação eficaz da geografia, na formação dos pedagogos, incorporando no seu aprendizado da geografia categórica próprias da disciplina como lugar , região, território etc. Dessa forma o aluno é livrado a interpretar o espaço geográfico como um todo, e não fragmentado .Quando se trata de ensino, vem sobre esse debate, várias vertentes positivas e negativas . entretanto , mas pertencente somente a uma delas, totalmente especifica, voltada para o ensino da geografia nas series iniciais . Como a geografia tem sido passada para alunos ,que na sua maioria, tem uma avalanche de informações no seu dia-a-dia, tomadas por conhecimentos ou ideias, até um tanto prematuras, o desafio do professor a lecionar uma matéria com clareza ,e capaz de abrir os olhos dessas crianças para que consigam de fato ver no seu ambiente de vida tudo o que está sendo ensinado , por consequência , conseguir perceber o seu espaço geográfico, interno especifico( família, comunidade, igreja etc.) como o espaço mais amplo (nação, continente, mundo) e todas as suas especificidades.

A etimologia da palavra ensino do latim “intdignare” e significa por “marcas” ou “sinais”, indicar e mostrar. O ensino é um meio pelo qual a raça humana usa para transmitir conhecimentos específicos. No entanto hoje o ensino e o ensinar se dão de maneira legal e garantida pelo Estado, imposto pela lei LDB 9394|96 que afirma por meio da Constituição Federal que a educação deve ser garantida, e está acessível a todos. E é dever da união, em parceira com o Estado e o Distrito Federal e os municípios, a garantia desses direito, ofertando educação de qualidade.

É notório o papel relevante que a união tem quando se trata sobre educação , porem para que a educação de fato seja eficaz , é necessário um ensino de qualidade portanto é necessário um compromisso sério com a educação e o ensinar, nota-se um certo descaso metodológico com o ensinar da geografia no ensino fundamental como relatar Staforini apud Gebrn (1990, 1996)

“ ao trabalhar com os professores em sala deu aula, identificou que esses partem sempre da leitura de um texto didática, sendo raras as aulas que se iniciam com a leitura de um jornal ou revista. Quando fazem uso da realidade do aluno limitando-se o descreve-la . percebo também a incoerência no modo de ensinar com movimento de viver em sociedade, incoerência esta apresentado pelo fato dos professores ensinarem conteúdo pretensamente neutros que acabam mascarando a realidade . deixam de lado a ligação com a vida ,e como se nos momentos excito em que os planos tivessem contato com a mesma não tiveram vivendo situações que estes mesmos conteúdos pudessem explicar , fazer compreender ou transformar.” Staforini apud Gerbn ( pag.49)

No entanto se forma claro e evidente o problema metodológica o ensino dos alunos. Dessa forma e desprezado a capacidade de o aluno enquanto criança já começar a se formar critico , inspirando o aluno de refletir e julgar situações do seu cotidiano.

2. PROBLEMA NO ENSINO

Uma dificuldade encontrada para o ensino da geografia nas series iniciais está relacionada a formação da pedagogo já que estes são os responsáveis pelo ensino dessa disciplina no fundamental I . O pedagogo, pelo fato de ministrar diversas disciplinas acaba por tornar a sua aula superficial e linear como afirma Lemes, Lopes (2015) Apud Braga (2017, p.140) os cursos de pedagogia apresentam certos déficits, ao não abordarem duas dimensões importantes da formação do professor de geografia, e são o “ o que” e “como” ensinar geografia, assim a formação do aluno, formasse comprometida e faz com que a percepção do mundo da criança, pois a geografia ;além de tudo, para a formação de um cidadão crítico. Para Lemes, Lopes (2015)

“Quando o ensino nas series iniciais apresenta uma distância muito grande entre o que é e o que deveria ser ,os alunos acabam apresentando várias dificuldades como desinteresse pela disciplina e aversão pelos conteúdos geográficos o que acaba afetando a sua vivencia , pois a geografia está em tudo e em todos os lugares.” Lemes,lopes (2015)

Assim tornando as aulas meramente mecânicas, o que dificulta ou inibe o aluno de perceber o espaço em que vive e compreende-lo como uma totalidade oque é de suma importância como afirma Staforini (2000, P. 52) ,“ o ensino de geografia seja ele em qualquer nível for, deve buscar a totalidade “. Que vai de contra com a real intenção de que o ensino seja de fato ,esteja, como diz Schram, carvalho :O pensar educação em Paulo Freire.

“queremos uma escola capaz de trabalhar um currículo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com