TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino de Geografia nos Anos Iniciais

Por:   •  28/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Faculdade de Educação

Disciplina: Ens de Geografia Aplic.

Professora: Ilaina Damasceno Pereira

Alunas: Thaiane dos Santos Magalhães

Karine José de Souza da Conceição

Turma: 2

INTRODUÇÃO

Partindo do pressuposto que a criança possui uma curiosidade natural e anseia por aprendizagem, isso lhe é tirado quando o professor aplica uma prática repetitiva e memorística de ensino, acreditamos que perde-se o prazer do descobrimento e da aprendizagem quando há ausência da experimentação, do contato com o concreto, da visualização.

Nesse sentido, o professor de Geografia, tem como papel principal ensinar o saber geográfico, fomentando a compreensão dos alunos através das relações com o espaço onde vivem. Tendo ciência de tal importância para a aprendizagem, dos alunos, de conceitos vinculados com as noções de temporalidade e espacialidade e sua relação com as questões socioeconômicas e ambientais locais e globais, desenvolveremos uma metodologia que atenda essas necessidades.

Com isso, para a realização do projeto, os agentes envolvidos para a concretização da atividade são alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola situada no bairro Vila Valqueire/RJ. Para potencializar os resultados, os alunos devem explorar a região que se encontra o colégio, dividindo em etapas como: o caminho que fazem até a escola, o que observam no bairro (paisagem, comércio, locais de lazer, lugares mais visitados, etc.) e uma análise comparativa do bairro ao longo dos anos, todas as etapas que envolvem as noções básicas cartográficas. Isso possibilitará aos alunos uma compreensão mais clara acerca do espaço, através das representações cartográficas relacionadas com o cotidiano.

ÁREA DE ESTUDO

Como já mencionado anteriormente, a escola está localizada no bairro Vila Valqueire, na zona oeste do município do Rio de Janeiro. Inicialmente, o educador apresentará um curta-metragem de animação, de no máximo 10 minutos, onde conterão informações sobre o bairro, como por exemplo, seu ano de fundação, com quais bairros faz limites, contando de forma sucinta sua história, os sujeitos que ali habitam, em suma, de tudo aquilo que envolve seu surgimento.

Ainda no curta, serão também apresentadas, todas as grandes mudanças que ocorreram ao longo dos anos, mostrando como o bairro passou de um engenho para um bairro residencial de classe média. Tudo isso será ilustrado no vídeo, através de personagens, moradores fictícios do bairro, desde os mais idosos aos mais jovens, relembrando o passado e vivendo o presente, mostrando o que ocorre no dia a dia do bairro, em seu comércio, praças, escolas, etc. Após apresentação será feita uma roda de conversa com os alunos, para que seja compartilhado o que foi absorvido e compreendido por cada um e, possíveis dúvidas ou questionamentos, incluindo ainda suas próprias experiências no local e como se apropriam do bairro.

A partir do estudo e da compreensão do local, o aluno terá mais possibilidades de instaurar noções para o entendimento de princípios, de extrema relevância, no processo ensino/aprendizagem da geografia.

ANÁLISE DA PAISAGEM

Neste tópico daremos ênfase a Identificação da paisagem natural e a construída, conduzindo os alunos, de forma sútil, à percepção entre os diferentes conceitos de paisagem natural e paisagem cultural, construindo assim o conceito de paisagem.

Tendo em vista que, através da análise de paisagens podemos compreender as transformações espaciais ocasionadas pela relação do homem com o meio em que vive, os alunos já tiveram um contato prévio com o tema em questão, pois foi exibido um curta metragem que continha a história do bairro e ilustrava como as paisagens que hoje conhecem foram modificadas ao longo do tempo. A partir dessa noção, será proposta uma roda de conversa, onde os alunos irão falar sobre seu entendimento do termo paisagem, como direcionamento do professor através de perguntas como: Que paisagens vocês conhecem? Existem paisagens transformadas pelos Homens? Quais vocês conhecem? Como as paisagens podem ser modificadas? Por que isso acontece?

Em seguida, dando continuidade a atividade, o educador apresentará a turma imagens de paisagens naturais e as que foram modificadas ou construídas pelo homem (paisagens culturais), mostrando as diferenças entre elas, evidenciando que as naturais não apresentam intervenção humana, diferente das culturais que apresentam modificações feitas pela sociedade. Concluindo esta etapa, toda a turma irá dividir e organizar as paisagens em duas categorias, paisagens naturais e paisagens culturais, em um cartaz que poderá ser exposto para toda escola posteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com