TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conteúdo e Metodologia de Ensino de historia e Geografia nos anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  20/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade 3 - Aulas 5/6 2019 I

Nome: Kerlen Rodrigues

RGM: 053.15328

1- Leia com bastante atenção a frase abaixo - e, reescreva no____ o trecho em que seu sentido for Preconceito e reescreva o trecho em que se seu sentido for Discriminação: (0.1/2)

- A Ana, que é muito ‘chata’, deixa ‘prá’ lá!.

Preconceito: [..]é muito ‘chata’

Discriminação: [..] deixa ‘prá’ lá

2- Num jogo de queimada: Juno disse: “‘Prá’ que escolher a Sofia? Ela só atrapalha, pois é gorda!” - José falou: “Acontece que ela é nossa colega, e, é a melhor estrategista da sala, além de ser a melhor pegadora!”. (eles podem se repetir) (0.1/4)

a- Preconceito: [..] pois é gorda!

b- Discriminação: [..] Prá’ que escolher a Sofia? Ela só atrapalha.

 c- Civilidade:[..] é nossa colega, e, é a melhor estrategista da sala, além de ser a melhor pegadora!”

d- Falta de Civilidade:[..] Ela só atrapalha, pois é gorda!”

3- Leia com atenção: Nerci voltava do serviço, quando a puxaram; ela começou a gritar: “socorro, ladrão” - dois rapazes a socorreram, um deles acertando um soco no rapaz, que caiu gritando - “pare, não sou assaltante - a puxei por que ela ia tropeçar” - calmos, os rapazes viram o cano no chão - o levantaram, pedindo desculpas; já calma, Nerci reconheceu Mané, seu amigo e também viu o cano, também pediu desculpas - resolvido o mal entendido, passaram a rir da situação.

Nerci explicou que caminhava sobressaltada por que recebera um ‘extra’, que estava na bolsa, e, estava pensando num possível assalto, e, para redimir, os convidou para tomar sorvete, e para comemorar o extra que havia recebido - se tornaram amigos.

Pergunto: responda conforme o texto, podendo complementar: (Coloque um trecho) (0.05/0.1/3)

a- Houve Falta de Civilidade? Onde? Sim, quando a mesma sem saber a razão pelo qual a puxaram começou a gritar ‘[...] “socorro, ladrão”  e dando um soco um rapaz que caiu no chão.

b- Houve Civilidade? Onde? Sim, quando os rapazes viram que ela iria tropeçar e a desviaram e também quando pediu desculpas pelo mal-entendido ‘[...] pare, não sou assaltante - a puxei por que ela ia tropeçar. [...] o levantaram, pedindo desculpas.

c- Houve Cordialidade? Onde?_ Sim, quando a mesma se redimiu e os convidou para tomar um sorvete.

4- Na Bíblia há a referência da 1ª Família - a de Adão e Eva, a família Tradicional ou Nuclear (Pai; Mãe e Filhos), e, na medida em que o Tempo foi passando, e, para atender às necessidades e situações, como em regiões precárias, sem atendimento médico/hospitalar, de morte de mulheres, no/após o parto, surgiram as Família Poligâmicas: A= um homem casado com várias mulheres - outras comunidades criaram outros tipos de Famílias Poligâmicas: B= em regiões, também remotas, onde um homem teria dificuldade de sustentar sozinho a mulher e os filhos, por isso, geralmente seus irmãos se juntam ao casal - tomando também a cunhada como esposa, ajudando na manutenção dela e de seus filhos.

Está errado? Talvez, para nós, ocidentais o seja, mas, cada grupo humano, em seu período, local habitado, foi se rearranjando, conforme a sua necessidade.

Portanto, alguns costumes antigos surgiram, dentro da necessidade desse grupo, e continua até hoje.

Apesar da contrariedade de muitos grupos, temos que reconhecer que existem outros diferentes tipos de formação familiar, não tradicional (a que conhecemos).

- Cite o nome de 2 tipos de formação familiar, não tradicional - e coloque o nome os seus componentes/elementos (0.05/0.1/2)

A: Poligenia - um homem casado com várias mulheres - outras comunidades criaram outros tipos de Famílias Poligâmicas

B: - Poliandria- um homem teria dificuldade de sustentar sozinho a mulher e os filhos, por isso, geralmente seus irmãos se juntam ao casal - tomando também a cunhada como esposa, ajudando na manutenção dela e de seus filhos.

5- Tipos de Família: leia com atenção a frase abaixo:

- Coitada da Zilá, é filha de mãe solteira - o ‘pai‘ dela tem família “oficial”. A mãe dela era muito bonita, mas, filha da empregada - um dia o patrão a “agarrou” e ela engravidou - foi expulsa de casa...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (314.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com