TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas Sociais

Casos: Problemas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Problemas sociais

com exemplos baseado no filme Cidade de Deus

Tudo começa com apenas um desejo de mudar de vida, de ter um emprego melhor. Muitos saíram das pequenas e médias cidades e das zonas rurais para as cidades grandes, mas não conseguiram encontrar o que queriam. Desempregos e baixos salários, falta de moradias, pouca educação e muita violência, essas são as principais características de uma cidade grande no qual recebe um grande número de pessoas e não pode suportar.

O desemprego é um dado alarmante, nos dias atuais apesar de ter diminuído o numero de pessoas sem empregos ainda existe uma grande quantidade de desempregados. Muitos optam por trabalho informal, como vender balinhas e produtos alimentícios nos centros das cidades e muitos usa o seu próprio corpo como instrumento de trabalho, no filme Cidade de Deus mostra os motéis como forma de garantir o dinheiro do mês. Com um grande número de desempregados aumenta assim o número de pessoas sem moradias por conta de não ter dinheiro suficiente para comprar ou alugar uma casa.

Um dos principais problemas sociais é a habitação, existem milhões de famílias sem moradias e quando tem vivem em péssimas condições de vida, isso é bem representado no filme, onde o governo leva a população pobre para uma zona distante da urbana com intuito não só de dar casas aquelas pessoas mais também de limpar a cidade.

Com a falta de moradia os lixos nas ruas aumentam assim como o esgoto a céu aberto, podemos ver claramente isso no filme, onde homens e mulheres saiam de casa e se deparava com um esgoto e com o lixo.

A educação foi um dos estímulos para tirar as crianças do trabalho infantil e, além disso, do crime, o que está sendo muito difícil nesse segundo caso, pois muitas vezes a criminalidade está dentro da própria escola. Relata no filme muitas crianças que iam para a escola como meio de não trabalhar, pois se não estivessem estudando os pais botavam em algum serviço para garantir um melhoramento na renda.

A violência é bem marcante no filme, onde estava incluído em todos os estágios da vida, desde a infância até a vida adulta. Podemos destacar que a violência nas favelas se da através de uma hierarquia, onde tinha os olheiros, traficantes, os que contavam os dinheiros e o cargo chefe, os criminosos não serviam apenas para roubar e matar, mas também para proteger a região no qual habitava. Alem disso podemos perceber o sistema de corrupção, onde os policiais vendiam armas e não prendiam os bandidos. E isso é um problema bem marcante na sociedade brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com