TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto integraçao escola

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

RICARDO APDO GONÇALVES DA SILVA: 1504878    POLO: ARCOS

PROJETO INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE

ARCOS/MG

NOVEMBRO/2016

RICARDO APARECIDO GONÇALVES DA SILVA

PROJETO INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE

“Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de Licenciatura Geografia , como um dos requisitos para obtenção da nota na disciplina Prática de ensino: Observação e Projeto.

ARCOS/MG

NOVEMBRO/2016

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVO        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DO PROJETO        

5.        RESULTADOS ESPERADOS        

6.        METODOLOGIA        

7.        CONCLUSÃO        

8.        REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

        O estabelecimento publico de ensino seja ele municipal, estadual ou federal deve ter como compromisso oferecer condições o publico que atende de modo que possa construir o conhecimento , trabalhando com isso valores e atitudes,pois com isso a escola estará  contribuindo na formação de cidadãos críticos, éticos e atuantes nos meios onde vivem e fazem parte . Porém para que isso ocorra é necessária a superação de diversos obstáculos, pois segundo Atié (1999, p. 3), em sua análise sobre a escola pública: “Hoje, o desafio que se coloca diante da escola é fornecer educação e informação para toda a vida...ela precisa romper seus muros e estar plenamente inserida no seu tempo e na comunidade a qual pertence.”

        Atividades nas escola devem se consolidar em num contexto participativo, onde todos segmentos que compõem a comunidade escolar , buscando um sincronismo com atualidade para isso é necessária uma política educacional que tenha capacidade de contribuir para o bom desenvolvimento da educação e  do País sempre  norteados pelos conceitos da democracia .  

         A efetivação desse objetivo concretiza somente se ocorrer a integraçao da escola e comunidade no qual ela está inserida , isso pode ser feito o com reconhecimento e valoração dos saberes extracurriculares e efetivação de parcerias no trabalho educativo, seguindo tais passos será possível atingir uma grande quantidade de pessoas não região onde a escola se encontra.

        Nesse processo todos devem serem ouvidos e terem voz pois os participantes  que o compõem possuem capacidade de proporem ações para uma significativa melhoria da educação.A confiança deve ser o norte do processo para que assim crie um base de segurança para a execução do mesmo , o dialogo é importantíssimo pois através deles surgem as idéias e se conhece a situação escolar.A escola durante esse processo proporcionará encontros entre os envolvidos de modo que possam conhecer a realidade da comunidade atendida e os recursos que estão disponíveis para a execução e condução do processo de integrar a comunidade com a escola .

  1. OBJETIVO

        O projeto tem como objetivo a integração da comunidade escolar com a escola , ou seja buscar a participação e conhecimento de pais e responsáveis sobre a escola .Porém como em várias escolas na Escola Estadual Padre José Venâncio  - Pains –MG os pais não possuem o habito de participarem da vida escolar de seus filhos .

        Esse integração permitirá que os pais conheçam e atuem mais de forma expressiva na educação de seus filhos .

        

  1. JUSTIFICATIVA

        Esse projeto tem uma importância pelo fato que suas ações tendem a resgatar valores importante para uma boa sociedade , onde os alunos terão uma inclusão social e instruções de uma conduta moral adequada.As atividades a serem desenvolvidas no projeto permitirá conhecer as famílias dos alunos pois participação dos eventos que a escola realizará , nascendo com isso a integração escola/comunidade.

        O alcance do que se propõe no projeto ou seja a conquista de uma participação efetiva e atuante na escola de todos que fazem parte da comunidade atendida pela mesma , somente se efetivará com a participação de pais, alunos, funcionários e possíveis amigos da escola .A escola deverá promoverá encontro que sejam prazerosos e não reuniões que sejam entediantes e cansativas , pois esse tipo de reunião afasta ainda mais o publico , tornando assim impossível a boa execução do projeto de integração que é de extrema importância para uma educação de qualidade que seja capaz de levar muito mais que conhecimento de livros mas também de socialização e inclusão e respeito a todos da comunidade .

  1. CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DO PROJETO

14/02: Lançamento e apresentação do projeto: Convidar toda a comunidade escolar (pais , alunos , responsáveis e amigos da escola ), lideres religiosos para uma celebração ecumênica, fazer convite para  a Banda de Musica Santa Cecília , banda tradicional do município ,  para tocar durante o evento  .

08/03: Celebra dia da Mulher com redações e poemas dos alunos sobre a mulher , expor a historia e conquistas da mulher em cartazes e banners .

14/04: Família na Escola: Homenagens e apresentação das melhores paródias, vídeo com fotos das mães participativas e com a história de vida de algumas.brincadeiras, brindes, lanche e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com