TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas de Ensino Reflexões

Por:   •  30/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 8

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES (PERefl)

ATIVIDADE2 POSTAGEM 2

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Elcimar Fernando de Oliveira RA 1527668

POLO CONSELHEIRO LAFAIETE

2017

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA

1. APRESENTAÇÃO

O presente relatório refere-se às atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular Supervisionado realizado na Escola Estadual Luís de Mello Vianna Sobrinho, localizada em Conselheiro Lafaiete, estado de Minas Gerais.

O estágio obrigatório iniciou-se em 15 de setembro de 2017 e tem previsão de conclusão para 15 de dezembro de 2017, totalizando 400 horas.

O Curso de Licenciatura em Geografia busca desenvolver nos futuros professores as habilidades necessárias para desenvolver suas atividades profissionais no ambiente escolar nas escolas de ensino básico. O estágio é a oportunidade para o futuro professor colocar em prática grande parte do conhecimento teórico adquirido durante o curso.

Este relatório descreve o desenvolvimento das atividades durante o estágio, que possibilitaram aliar a teoria à prática.

2. IDENTIFICAÇÕES

2.1 Identificação do Estagiário:

Nome: Elcimar Fernando de Oliveira

Matrícula: 1527668

2.2 Identificação da Instituição:

Nome: Escola Estadual “Luiz de Mello Vianna Sobrinho”

Endereço: Avenida Santa Matilde, número 885, Conselheiro Lafaiete, MG.

3. APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

3.1 Breve Histórico: A Escola Estadual “Luiz de Mello Vianna Sobrinho”, atende aos alunos do ensino fundamental e médio, regular e EJA, e foi criada pelo Decreto-Lei Nº. 4.478, de 21 de março de 1955, publicado no “Minas Gerais” de 22 de março de 1955. Foi instalada em uma sede provisória no dia 17 de agosto de 1957, à Avenida Santa Matilde, em um prédio cedido gratuitamente pela Remonta. Somente em 17 de setembro de 1967, realizou-se a inauguração do prédio atual.

Através da Resolução Nº. 1.061/74 da SEE, publicada no “Minas Gerais” de 06 de novembro de 1974, foi autorizado o funcionamento da 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental.

Pela Resolução Nº. 2.198/77, publicada no “Minas Gerais” de 10 de fevereiro de 1977, foi autorizado o funcionamento da 7ª série do Ensino Fundamental e, pela Resolução Nº. 2.541/78, publicada no “Minas Gerais” de 21 de março de 1978, foi autorizado o funcionamento da 8ª série do Ensino Fundamental.

Pela Resolução Nº. 42.487, publicada no “Minas Gerais” de 05 de abril de 2002 foi autorizado o funcionamento do Ensino Médio.

A Educação de Jovens e Adultos – EJA – entrou em funcionamento a partir do ano de 2006 e foi encerrado em agosto de 2014 devido a baixa demanda.

Em 2007, foi implantado o Projeto Tempo Integral e 2014 o Reinventando o Ensino Médio

3.2 Visão: Sermos reconhecidos pela excelência do nosso desempenho, pela união e criatividade de nossa equipe, respeitando nossos alunos, pais, comunidade, equipe escolar e interesse público, tornando-nos uma escola de referência regional.

3.3 Missão: Reestruturar e reinventar a realidade existente, buscando a melhoria do processo ensino-aprendizagem, tendo em foco o sucesso do aluno e o reconhecimento da escola como uma instituição de ensino em que prevalece a eficiência e a eficácia.

3.4 Objetivos: São objetivos gerais, além dos previstos na Lei Federal nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional do MEC:

 Buscar excelência de qualidade na formação dos educandos e propiciar um ambiente favorável ao estudo;

 Formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres;

 Estimular nos educandos a participação e a atuação solidária junto à comunidade;

 Promover a integração da escola com a comunidade;

 Proporcionar condições para a construção de uma escola pública de qualidade onde o processo democrático envolva a participação de todos os segmentos, inclusive da comunidade como um todo, melhorando as relações escola-comunidade e fortalecendo a sua identidade na comunidade interna e externa para o reconhecimento público da escola;

 Construir uma escola democrática e prazerosa, contextualizando o fazer pedagógico com a realidade e as condições de trabalho do professor; criando um ambiente tranquilo para a convivência democrática na escola;

 Realizar estudos, esclarecimentos e troca de experiências com os docentes sobre conselhos de escola, escola democrática, dirigentes escolares, planejamento socializado, enfatizando a importância da gestão democrática e da organização do trabalho coletivo na escola, promovendo estratégias de ação compartilhada e estimulando o compromisso individual e coletivo na realização das atividades;

 Elevar o desempenho da aprendizagem dos alunos, proporcionando momentos de discussão, visando o aprimoramento do processo pedagógico onde todos os envolvidos exerçam seus papéis de forma atuante e responsável, buscando alternativas para a participação e envolvimento dos pais, alunos e comunidade em todas as atividades escolares, dando-lhes responsabilidades para que assumam seu papel e assim, colaborem na disciplina e na aprendizagem;

 Estudar e analisar a situação atual da educação brasileira à partir da nova LDB, no que se refere à construção do Projeto Pedagógico da escola e a valorização dos profissionais da educação.

3.5 Valores: A escola enfatiza em seu processo educativo o amor ao próximo, envolvendo a todos no processo de inclusão social, onde se destaca o respeito à individualidade de cada um, despertando em todos a solidariedade tão necessária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com