TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES DO TEXTO: O QUE É TERRITÓRIO?

Por:   •  1/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA

DISCIPLINA GEOGRAFIA POLÍTICA E GEOPOLÍTICA

ANA CRISTINA DA SILVA FERRAZ

QUESTÕES DO TEXTO: O QUE É TERRITÓRIO?

Rio Branco – Acre

Janeiro de 2019


Questões

1° Disserte sobre as categorias geográficas espaço e território, a partir das considerações feitas pelo autor.

Espaço e território são conceitos equivalentes, no entanto  espaço é anterior ao território, este se forma a partir do primeiro, resultado de ações programadas em qualquer nível, seria a materialização de algo no espaço, o que o autor diz ser a prisão que os homens criaram para si, é uma produção a partir do espaço, produção por conta de todas as relações que envolve, num campo de poder.

Para um marxista, o espaço não tem valor de troca, mas somente valor de uso, uma utilidade. O espaço é preexistente a qualquer ação. O espaço é, de certa forma, "dado" como, se fosse uma matéria-prima. O território seria a produção deste, que se inscreve num campo de poder, é produto por causa de todas as relações que envolve, é preciso então compreender que o espaço sendo representado é a relação que suas propriedades imprimem no espaço, reveladas por meio de códigos e sistemas sêmicos.

A  representação só atinge no espaço aquilo que é suscetível de corresponder às "utilidades" sociais lato sensu. Assim, portanto, a representação compõe o cenário, tendo a organização como o espetáculo da tomada original do poder. Se, atualmente, a matriz da representação provém do sistema topográfico, ao longo da História ocorreram muitos outros tipos de representação. Os sistemas de projeção de um lugar ou de um conjunto de lugares não foram, talvez, suficientemente analisados sob o ângulo do poder, isto é, na perspectiva de uma comunicação social que assegura a ligação entre os objetivos intencionais e as realizações. A imagem ou modelo, ou seja, toda construção da realidade, é um instrumento de poder e isso desde as origens do homem. Uma imagem, um guia de ação, que tomou as mais diversas formas. A toda construção da realidade, é um instrumento de poder e isso desde as origens do homem.

2° Faça uma análise sobre como se desenvolve o sistema territorial, levando em consideração o sistema de tessitura.

A prática espacial, é coordenada por um sistema de ações ou de comportamentos se traduz por uma "produção territorial" que traz a influência da tessitura, nó e rede. Conjuntos estruturais ao que parece multiforme, mas que são, imagens possíveis de uma mesma estrutura de base. Tessitura é a projeção de um sistema de limites ou de fronteiras, mais ou menos funcionalizadas. A tessitura é sempre um enquadramento do poder ou de um poder. A escala da tessitura determina a escala dos poderes.

No sentido mais geral do termo, toda tessitura implica a noção de limite, aqui também se descobre que a noção de limite é um dos componentes gerais de toda prática, não somente espacial. Seria fácil mostrar que a imagem da noção de limite é quase universal em todos os tipos de práticas e de conhecimentos. Definir, caracterizar, distinguir, classificar, decidir, agir implica a noção de limite: é preciso delimitar. Falar de território é fazer uma referência implícita à noção de limite que, mesmo não sendo traçado, como em geral ocorre, exprime a relação que um grupo mantém com uma porção do espaço. A ação desse grupo gera de imediato, a delimitação. Caso isso não se desse, a ação se dissolveria pura e simplesmente. Sendo a ação sempre comandada por um objetivo, este é também uma delimitação em relação a outros objetivos possíveis. O problema da escala sendo, bem entendido, posto de lado. O sistema territorial é, portanto, produto e meio de produção. A tessitura territorial é um sistema sêmico que mantém relações diretas com o modo de produção, que por se manifestar no território tem necessidade de códigos. A tessitura é um código, da mesma forma que a língua, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com