TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO “O QUE É SER GEÓGRAFO”

Por:   •  27/4/2015  •  Resenha  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

FACULDADE DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA

GEOGRAFIA FÍSICA

RESENHA DO LIVRO

“O QUE É SER GEÓGRAFO”

DISCIPLINA: GEOGRAFIA FÍSICA[pic 2]

DOCENTE: MÁRCIA APARECIDA DA SILVA PIMENTEL

DISCENTE: EDILSON BARBOSA JUNIOR DO NASCIMENTO

NUMERO DE MATRICULA: 201408440055

GEOGRAFIA (LICENCIATURA/NOTURNO)

O professor Aziz fala sobre sua história de vida, empírica, acadêmica, intelectual, fala também sobre as dificuldades que lhe sucederam na vida, mostrando algumas implicações teóricas de seu mérito para a geografia. Nos dá também, uma postura ética, moral e intelectual diante de alguns assuntos.

Destaca a formação do olhar do geógrafo nas relações entre a realidade das paisagens vividas e as teorias aprendidas nas aulas através das primeiras idas a excursões em campo.  A busca por domínios espaciais ainda não conhecidos através de trabalhos de campo com poucos recursos foi um elemento essencial de toda trajetória acadêmica de Aziz e contribuiu para as sérias análises das morfologias de relevo em diversas partes do país.

Somos levados ao encontro de uma Geografia olhada como uma ciência dinâmica e não apenas como uma matéria escolar apenas decorativa de nomes de rios, montanhas, capitais e países, que seja um tipo de saber que chega a se aproximar da arte e da poesia, da história, da ecologia, da antropologia, um saber completamente interdisciplinar.

O livro começa no relembrar sua primeira viagem quando nem pensava que um dia viesse a se tornar geógrafo, a cavalo ainda criança junto de seu pai e de seus irmãos, partiam da cidadezinha de São Luiz do Paraitinga. Onde se deu o primeiro encontro com o mar, motivo de encanto e respeito por esta paisagem. Percebe se a forte referência a história de vida de seus antepassados. O pai libanês vindo de navio que chegado ao Brasil sem saber nada deste lugar, nem a língua, os costumes e os espaços geográficos, iniciaria uma vida de pioneiro nos sertões de lá do Rio Paraitinga. É a lembrança de seu pai, que no futuro será a motivação para sua ida ao Líbano, uma viagem de busca atrás de sua história como pessoa.

Um ponto importante para Aziz Ab’Saber é a relação direta entre geografia e planejamento. A descoberta de petróleo na região do Rio Grande do Norte através da análise da drenagem radial do tabuleiro da chapada do Apodi é um exemplo de atuação do professor Ab’Saber nos projetos das políticas de planejamento. As técnicas de interpretação de imagens de radar e de satélite são diversas, que podem ser utilizadas pelos geógrafos,representando um grande avanço na interpretação da paisagem. Porém, Ab’Saber afirma que “a imagem de satélite por si só não pode substituir os estudos de campo”

É marca importante dos trabalhos de campo na elaboração de relatórios pelos profissionais da Geografia, mesmo com os avanços das técnicas de geoprocessamento. Além disso, o grande geógrafo destaca a honestidade intelectual e a busca por projetos que contribuam para a melhoria das condições de vida da sociedade e não a serviço do capital especulativo. Cita a privatização da Companhia Vale do Rio Doce como  exemplos do descaso com o patrimônio nacional, ferozmente criticada pelo professor Aziz..

A perceptível humildade, criatividade didática são elementos que fizeram parte da vida acadêmica de Aziz. A produção de livros didáticos com linguagem  adequado à a alunos e as doações em prol da formação de bibliotecas são essenciais pontos levantados pelo geógrafo que se comprometeu com suas leituras minuciosas e a criação de inúmeros artigos responsáveis pelo avanço da Geografia brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (207 Kb)   docx (159.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com