TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO: POR UMA GEOGRAFIA DO PODER

Por:   •  29/5/2017  •  Resenha  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  2.638 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

GEOGRAFIA POLÍTICA Profº Alcindo de Sá 2016.2

RESENHA DO LIVRO: POR UMA GEOGRAFIA DO PODER, de Claude Raffestin

Discente: José Arthur J. Gonzaga

“Criticar não é destruir, mas uma identidade clara”

Claude Raffestin, 1980.

36 anos após sua publicação, Por uma geografia do poder (Paris, Litec de 1980, 250 p.) permanece um dos trabalhos geográficos, se não entre as cidades, pelo menos entre aqueles que inspiraram a maioria das outras disciplinas. Foi na sequência de publicações sobre geografia política, por vezes, muito especulativo, que Raffestin decide restabelecer a disciplina, a partir de uma crítica de seus precursores, incluindo Ratzel aparece como o mais brilhante. Digamos, no início do julgamento, Raffestin aborda muitas das fraquezas da geografia, enquanto a adição de novas bases, com muitos padrões emprestados as outras ciências sociais.

Este livro é uma "tentativa de cristalização de alguns momentos de reflexão" começou há vários anos. Publicado por um especialista em lei e editor-chefe, mas em uma coleção liderado pelo geógrafo (Paul Claval), o livro é, no entanto, com base na pesquisa teórica e epistemológica de Claude Raffestin. Evitando o diálogo especulativo da geopolítica, este livro oferece uma nova geografia política que não está confinado a uma autoridade do Estado, a partir de padrões e modos de reflexão emprestado de outras ciências sociais, incluindo a história e linguagem. Claude Raffestin sentiu uma crescente insatisfação com o estado de sua disciplina. A geografia política clássica é, de fato, uma geografia do Estado, que deve ser superado "em oferecendo um problemas relacionais cujo poder é a chave." esta abordagem geográfica é uma forma original mesmo dentro das ciências sociais. e ele cauteloso e meticuloso, enquanto nutrir o rigor da manifestação de cultura literária e científica particularmente grande.

O autor pode justificar a sua finalidade, bem como a sua abordagem inovadora afirmando desde o início que: “A geografia humana é explicitar o conhecimento do conhecimento e praticar que os homens de que a realidade que é chamado espaço” e não é mais “ciência dos lugares do espaço”, como era Vidal de la Blache (p. 2). O poder de sentido amplo é um elemento essencial do espaço, que a geografia não deve deixar passar se ela quer ir além das aparências.

Claude Raffestin escolheu um enorme corpus, talvez muito grande, afetando a linguagem e filosofia, mas também na literatura, história, ecologia... Sua escolha de seguir "fio guia" do tema do poder (p.1) infelizmente não é suficientemente explícito. No entanto, permite-lhe "outra descrição", que constitui a condição "de outra explicação" do poder (p. 243). Escolhendo uma escrita sóbria, Claude Raffestin adota uma exposição inteiramente consistente sobre isso, científica e literária no momento, mas dá, por vezes, é verdade, um sentido de acumulação de enfrentar a avalanche de citações e a extensão de referências culturais.

O livro é apresentado como um políptico de quatro peças, cercado por observações introdutórias e finais. A primeira parte (pp 7-56), justamente chamado “De uma problemática a outra”, desconstrói as bases da geografia política clássica para definir os elementos de uma problemática relacional baseado no sentido amplo. Claude Raffestin mostra com sutileza como o poder não é propriedade ou aquisição, mas é "puramente e simplesmente exercido." A definição de "problemática de relacionamento" envolve um processo, para um processo, é de explicação de conceitos também inequívocas quanto possível, sem que isso seja excluído para se chegar a uma compreensão clara de ambiguidades do conhecimento imediato que podem ser feitas. A relação é através de um contato, por troca e é coexistente e cofundador do balanço social como um todo. a formalização do processo relacional teórica permite a abraçar todos os casos possíveis, que é muitas vezes conhecido. O exemplo do contrato de trabalho pode identificar elementos: atores, intenções, as estratégias, os códigos utilizados e os componentes espaciais e relação temporal.

Em geografia política clássica, o estado é o autor principal. Mas o Estado é apenas uma organização, bem como outras, a construção do espaço através do tempo. As relações entre as organizações são todas profundamente políticas como choque ou conflito entre duas potências. Para esclarecer a natureza heterogênea das organizações, Raffestin apelou para a teoria gramatical de Greimas, distinguindo dois tipos de atores coletivos: aqueles que empreendem um programa (sintagmático) e aqueles que não estão integradas em um processo programada (paradigmático). O ator sintagmático é composto por indivíduos que vivem e trabalham para obter um objetivo coletivo: uma empresa ou mesmo uma família. O ator paradigmático reúne indivíduos que não têm nenhum propósito em comum, é por exemplo, a população de um país. Dito isto, em circunstâncias especiais, uma ou muitas organizações podem surgir nesta população e constituir um ator sintagmático. Os objetivos do ator sintagmático passa por uma estratégia que descreve uma combinação particular de energia e informação. “Pela comunicação (troca de informações) que o poder é exercido, toda a comunicação evidente no campo do poder”.

O poder manifestado por ocasião da relação, processo de troca ou de comunicação, quando, na relação estabelecida, face ou afrontamento de ambos os polos. As forças de seus dois últimos são a criação de um campo de poder, que organiza os elementos e configurações. E este campo pode ser definido pela combinação variável de energia e informação a mobilização dos agentes. Com base nas ideias de Foucault e Deleuze, o que o autor expressa a relação entre energia e informação: “Qualquer ponto de poder exercitar é ao mesmo tempo uma formação de conhecimento”(p. 48). O poder também é um lugar de conversão de informação de energia e vice-versa. A partir de uma série de diagramas gráficos e exemplos concretos, o autor nos mostra facilmente os mecanismos subjacentes de qualquer relação entre os atores: o equilíbrio e assimetria possui os campos de poder.

Qual é o propósito de poder? O poder é o controle e dominação dos povos e/ou recursos. Raffestin retomou a divisão tripartite em uso na geopolítica para entender os objetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com