TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos digitais e suas utilizações

Por:   •  26/7/2016  •  Artigo  •  2.538 Palavras (11 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Estadual de Feira de Santana

Curso: Licenciatura em Geografia

Disciplina: Metodologia do ensino de Geografia II

Docente: Marcelo Faria

Discente: Tainá Araújo

Recursos digitais e suas utilizações no processo de ensino/aprendizagem nas aulas de Geografia

  1. Introdução

As novas tecnologias como recurso didático têm provocado mudanças profundas em várias atividades da vida moderna, inclusive na forma de viver. Temos nos tornado cada vez mais dependentes da tecnologia para a realização de inúmeras tarefas. Cada vez mais cedo crianças tomam posse das várias ferramentas que o universo tecnológico oferece e isso gera impactos na educação, em casa e na escola. Gradualmente, outros equipamentos que empregam tecnologia tem se inserido no ambiente escolar — TV, salas de informática, datashow e outros.

 Com o surgimento da Internet, de outros recursos e ferramentas digitais, o processo de ensino/aprendizagem também mudou. Com isso, muitos docentes dedicados à educação precisam investigar como os usos e os impactos que novas práticas de ensino aliadas aos recursos digitais podem influenciar nos processos de aprendizagem. A Geografia por ser uma ciência dinâmica, dispõe de uma variedade de conteúdos que podem ser trabalhados com diversos recursos didáticos, obtendo resultados ainda mais eficazes no ensino e aprendizagem. Kenski (2007, p.18) acredita que “o mundo desenvolvido e rico é o espaço em que predominam as mais novas tecnologias e seus desdobramentos na economia, na cultura e a sociedade”. o lugar onde cada um habita, mas as suas condições de acesso às novas realidades tecnológicas”.

O uso dos recursos digitais no ensino da geografia é de fundamental importância para desenvolver no aluno o senso de localização e compreensão do espaço em que vive, na qual, por si só, não são veículos para a aquisição de conhecimento, é necessário que estejam integradas em outros ambientes de ensino e aprendizagem, situações que permitam ao aluno os processos de aprendizagem necessários para atingir os objetivos educacionais desejados.

  1.  Problema

A implantação de tecnologias influencia modificações sociais, políticas, econômicas e culturais, inserindo no âmbito educacional o uso de recursos digitais que contribuem para novas reflexões sobre a prática pedagógica e o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, desta forma, a problemática do trabalho, consiste em revelar como as novas tecnologias ajudarão a aprimorar o processo de ensino e quais são as dificuldades enfrentadas pelo docente quanto à aplicação do mesmo na prática de ensino.

  1. Hipótese

Os recursos digitais como recurso didático auxilia o professor no processo de ensino-aprendizagem, transmitindo o conhecimento de uma forma mais criativa, dinâmica e contribuindo de forma social oferecendo o direito de estudar e aprender com mais atratividade e interação, estimulando o interesse por novos assuntos. Ela nada mais é que um instrumento para alcançar novos horizontes educacionais.

Há ainda algumas dificuldades entre professores de implantar meios tecnológicos como recursos didáticos em suas aulas diariamente, alguns ainda mantêm enraizadas as características do ensino tradicional e monótono, além de terem dúvidas em relação às quais recursos tecnológicos se ajustam à prática pedagógica a ser aplicada em sala de aula.

  1. Objetivos
  1. Objetivo geral

Analisar os recursos digitais como instrumento de interação, integração e mediação no processo de ensino e aprendizagem no âmbito da aula de Geografia.

  1. Objetivos específicos
  • Descrever a importância do recurso digital em sala de aula
  • Analisar o uso de tecnologias como recursos didáticos na disciplina de geografia
  • Definir como o processo de ensino-aprendizagem pode ser aprimorado através do uso de novas tecnologias

  1. Justificativa

Partindo da ideia de que a educação deve acompanhar o progresso tecnológico, há uma necessidade da inserção de recursos digitais na prática de ensino, na qual  muitos professores ainda não sabem ou não estão qualificados para aplica-las em suas práticas pedagógicas diárias. As tecnologias causaram enormes benefícios em termos de avanço científico, educação, comunicação, lazer, processamento de dados, busca e produção do conhecimento. Assim sendo, se constitui como molas propulsoras e recursos dinâmicos para favorecer o trabalho docente, à medida que, quando bem utilizadas pelos professores e alunos permitem intensificar a melhoria das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e fora dela.

  1. DISCURSÕES E RESULTADOS

  1.  A importância do recurso digital em sala de aula

De acordo com Brito e Purificação (2008), as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são a solução rápida para a melhoria da qualidade na educação. Mas, não é suficiente que a educação dependa apenas das tecnologias digitais, por isso é necessário a escola estar inserida em um projeto de reflexão e ação, de modo a utilizar as tecnologias digitais de forma significativa objetivando e focando o mundo contemporâneo e contextualizado.

Dessa forma, é necessária uma ação conjunta dos professores e alunos, diversificando experiências e formas de se trabalhar em sala de aula, para que aja uma melhor interação entre o professor e aluno, com aulas mais interessantes e com mais praticidade de entendimento do conteúdo.  A introdução da tecnologia em sala de aula é um suporte para avançar em questão de melhorias das aulas. De acordo com VALENTE:

(...) a solução para uma educação que prioriza a compreensão é o uso de objetos e atividades estimulantes para que o aluno possa estar envolvido no que faz. Tais alunos e objetos devem ser ricos em oportunidades, que permitam ao aluno explorá-las e, ainda, possibilitar aberturas para o professor desafiar o aluno e, com isto, incrementar a qualidade da interação com o que está sendo feito. Uma solução que tem sido bastante explorada atualmente é a educação por meio de projetos educacionais. (VALENTE, 1996, p 16)

Desta forma, permitindo que os alunos realizem trabalhos de pesquisa nos laboratórios de informática, podendo ter acesso à internet em um contexto pedagógico no qual a participação dos professores é fundamental, pois são os orientadores no percurso. Para Xavier e Santos (2005), a tecnologia digital promove a participação constante dos alunos nas aulas, assim como proporciona a ampliação das capacidades argumentativas destes sobre temas diversos, levando-os a construir sua opinião de maneira crítica e diversificada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com