TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Transposição Didática de Obras Machadianas Por Meio do Uso de Recursos Digitais

Por:   •  1/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.132 Palavras (9 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Conto        4

2.2        Relato reflexivo        6

3        CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

A escrita criativa inclui a capacidade de produzir textos interessantes, evitar textos óbvios, manter o leitor até o fim e ainda mantê-lo satisfeito com o tempo que leva para ler. Isso é sinônimo de romper com formas rígidas e apostar em analogias, figura de linguagem e histórias convincentes. Primeiro se precisa entender o que deseja alcançar com o texto, por exemplo, se seu conteúdo é voltado para a motivação, você sabe imediatamente que precisa adotar um tom de otimismo e encorajamento.

Portanto, ter uma proposta bem definida é fundamental para criar conteúdo adequado e, mais importante, atingir os objetivos do leitor com menos previsibilidade, se possível. A criatividade também exige um pouco de organização e disciplina, principalmente na hora de escrever, dificilmente se consegue colocar tudo no papel de forma lógica e agradável sem antes pensar em como organizar as informações. Portanto, é útil escolher os pontos que deseja abordar e o que cada ponto irá discutir; assim, cria uma espécie de esqueleto para a produção.

Até alguns anos atrás, o conceito de texto criativo limitava-se a conteúdos com vertente artística, como livros, contos ou peças de teatro. Mas com a acirrada competição pela atenção das pessoas na Internet, empresas e empreendedores começaram a ver o valor das técnicas de escrita criativa para atrair o público. Nesse movimento, estilos de escrita que antes pertenciam a áreas específicas do mercado e das artes passaram a ser amplamente exigidos por novos empreendimentos.

Dessa maneira a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) apresenta Francisco é professor de Literatura há dez anos e resolveu fazer um curso de férias sobre escrita criativa.  Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, o trabalho apresenta um conto, utilizando estratégias da prática de escrita criativa, e na segunda etapa do trabalho a produção de um breve relato reflexivo sobre o processo de escrita criativa realizado.

Este trabalho busca apresentar os principais pontos sobre as disciplinas estudadas no semestre e para que isso fosse possível, a metodologia adotada na formulação deste trabalho foi baseada em pesquisas bibliográficas, através de consultas a livros, revistas, pesquisa de manuais, artigos publicados na internet, entre outros para que assim o trabalho pudesse ser realizado.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. CONTO

Era para ser mais um dia normal na vida de João, e não havia elemento que escapasse à sua normalidade cansada. Mas quanto à vida apresenta condições difíceis, se repete a realidade que já parece muito deslocada. Chamava-se João Pedro, mais conhecido como bigode, por causa das pontas da barba viradas para cima. Um cara honesto, dedicado e sem sorte.

Morava na grande cidade de São Paulo desde que tirou os pés da cama quando criança, Bigode nunca imaginou os dias de inferno que ia passar quando adulto. Quando começou a crescer, começou a deixar crescer a barba e a falar grosso, mas ainda com medo das condições que o mundo que encontrava. A timidez é uma companheira constante, sempre próxima e intensa, sempre foi retraído quando criança.

Na verdade, ele ainda estava escondido, hoje em sua pequena casa de papelão encontrada abaixo dos viadutos da cidade grande. Há poucos amigos somente um cachimbo e um cão, até que descobriu outra amiga, a “pedra”. E sua rotina pouco mudou ao longo dos anos. Embora desconfortável, os mais próximos não viram isso como um grande problema, até que o vício se torne uma obsessão.

Bigode começou a ver sua vida como um intenso jogo, onde nesse cenário diatópico, todos ocupam seus lugares em um tabuleiro e pra ele só sobrava uma condição onde toda ‘pedra acaba, toda brisa passa’ e logo começa tudo novamente. Se hoje sua mãe pudesse ver estaria triste ao perceber que seu filho está por ser devorando por algo pela primeira vez e talvez fosse a ultima.

Acostumado a acordar todos os dias com o barulho das buzinas, sons e motores guinchando, neste dia ele acordou no silêncio, sentindo-se desconfortável. De repente em transe. A estranheza o levou a olhar ao redor, esse sentimento, em que tipo de situação eu me meti? Mas não são lugares desconhecidos, são estranhos lugares, em todos os lugares. Era a mesma casa de papelão da primavera de vinte e poucos anos. A mesma bagunça, o mesmo cheiro azedo permeia as paredes mofadas.

Olhos nos olhos, preste atenção e ele se perguntava e também a seu cachorro:

- O que vai ser de mim?

E só ouvia um uivo louco, pra agradar opressão. Mas nem domingo nem feriado foi tão absurdamente quieto. Há sempre lunáticos correndo com fones de ouvido, carros vagando sem uma direção e bêbados tentando encontrar o caminho de casa. Pessoas que estão distraídas em sua vida agitada de não fazer nada são subitamente bombardeadas com laser colossal.

Exceto para o Bigode que ali todo dia flutuai no céu poluído da cidade para beber toda sua mentira, onde a esperança mingua, como as torneiras da rua sem água.  Onde os animais também devem ter este mesmo seu dispositivo, concluiu ele ao ver cães e gatos, pássaros e camundongos fazendo caminhadas despreocupadas, ele chegou à conclusão de que eles gostam de restos de comida, que foram deixados intactos das mãos humanas antes mesmo de chegar à boca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (153.6 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com