TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Passeio Pedagõgio O Bairro

Monografias: Relatorio Passeio Pedagõgio O Bairro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  2.399 Palavras (10 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Este Relatório pretende demonstrar as estratégias de produção de conhecimento em geografia através das atividades de ensino, realizadas com alunos de uma turma do segundo, ano na Escola Municipal Francisco Mendes, a partir do estudo do bairro Tancredo Neves, entorno da Escola.

Por acreditarmos que o conhecimento propiciado pelo estudo concreto da geografia, propicia ao educando entender melhor o mundo, a sociedade onde vive, e que a Geografia pode figurar como elemento fundamental na formação do indivíduo em seu contexto físico e social, optamos por propor este trabalho a partir do estudo teórico do Bairro, seguido de estudo in loco através de um passeio pedagógico e, a partir da teoria e prática, partimos para a avaliação da concretização do processo ensino/aprendizagem através da prática realizada.

OBJETIVO GERAL

Compreender a importância do ensino de Geografia nas séries iniciais, numa prática pedagógica calcada no ensino/aprendizagem, que vise à elaboração de conhecimentos por parte dos alunos, de forma significativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Realizar um estudo do bairro, relacionando os conteúdos discutidos na disciplina;

• Propiciar aos alunos o conhecimento do espaço vivido, percebido e concebido em sua cotidianidade;

• Conhecer vivenciar e representar o seu cotidiano e espaço imediato;

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Tomou-se como foco de estudo e como tema de ensino o Bairro Tancredo Neves onde está localizada a Escola, por ser este o espaço de referência básica da vida desses alunos, ou seja, o bairro como lugar e ponto de referência em sua vida cotidiana, pautando-se no que preceitua Pezatto apud Prado:

É fundamental que o espaço vivido pelos alunos continue sendo ponto de partida dos estudos [...] e que esse estudo permita compreender como o local, o regional e o global relacionam-se nesse espaço (PCNs, 1997, apud PEZATTO; PRADO, 2004, p. 48 - 49).

Entendemos que o educando aprenda a olhar criticamente, observar mais atentamente, descrever a partir do seu ponto de vista e registrar com mais detalhes o contexto social constituído pelo lugar onde vive. Assim os alunos estarão lendo e fazendo sua própria história. O que segundo Callai (2003), é o desafio que temos: fazer da Geografia uma disciplina interessante que tenha a ver com a vida e não apenas com dados e informações que pareçam distantes da realidade e na qual se possa compreender o espaço construído pela sociedade como resultado da interligação entre o espaço natural, com todas suas regras e leis, com o espaço transformado constantemente pelo homem

Para se estabelecer a concretização das relações sociais e motivar nossos alunos a se formarem sujeitos sociais conscientes, é fundamental que exerçamos com eles a prática da escrita e da leitura não só de textos escritos, mas também a leitura do mundo e da vida; porque ler o espaço é compreender que as paisagens que vemos são resultados da vida em sociedade, da luta dos homens na busca pela transformação desse espaço e consequente transformação de si mesmo.

O conhecimento geográfico abre ao educando a possibilidade de pensar o homem por inteiro em sua dimensão humana e social, aberto ao imprevisto, aberto ao novo com força ou poder para resistir e intervir na realidade da qual é participante (PCN’s, 1997, apud PEZZATO; PRADO, 2005, p. 41).

Por esta razão e por acreditar que a geografia pode figurar como elemento fundamental na formação do indivíduo e em seu contexto físico e social, optamos por propor o presente estudo através do entendimento que seu papel na vida destas crianças nessa fase inicial, é ajudá-las a aprender a pensar o seu espaço.

JUSTIFICATIVA

No Brasil, por muito tempo, os professores de Geografia ensinavam os assuntos geográficos aos alunos, como algo exclusivamente baseado nos livros didáticos. Um dos assuntos estudados, atualmente, na disciplina de Geografia é o Bairro. Porém, é impossível imaginar um aluno estudar esse conteúdo sem conhecer e compreender o bairro no qual ele vive.

Com base no acima exposto, a presente proposta de estudo, está pautada no entendimento de que o estudo da geografia pode, ao mesmo tempo, realizar-se de modo prático e reflexivo e tem sentido para o educando como sujeito potencialmente promotor de mudanças em sua vida e no seu meio social.

Nesse sentido, tomou-se como ponto de partida, o próprio bairro onde se localiza a escola, através de atividades de ensino que pudessem promover e resgatar conhecimentos dos alunos sobre o bairro, que para a maioria dos educandos, é também o lugar onde moram.

Assim, optou-se por trabalhar com um passeio pedagógico no Bairro Tancredo Neves, no sentido de proporcionar ao aluno um conhecimento significativo em como é constituído o bairro, para a posterior produção de desenhos que oportunizasse a reflexão sobre o lugar visitado.

ASPECTOS DA ESCOLA

A Escola Municipal Francisco Mendes, situada à Rua Marechal Deodoro, s/nº, Bairro Tancredo neves, Tabatinga, AM, possui 28 anos de existência. Tendo sido criada em 1986 com o nome de Tom e Jerry e em 1996 passou por reformas, sendo reinaugurada com o nome atual.

A Escola possui um quadro de profissionais com habilidades na área de educação, todos com curso superior, totalizando um quadro de 30 professores, atendendo 1.221 alunos do Ensino Fundamental, distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Sobre o espaço físico da escola, percebeu-se que o prédio já é antigo e demanda algumas reformas e pintura. Quanto à distribuição do espaço físico, a escola está dividida em dois blocos: o primeiro se situa mais a entrada do prédio e compreende o setor administrativo (secretaria, coordenadoria e direção), a sala dos professores, a cozinha, o refeitório e os banheiros feminino e masculino; o segundo bloco compreende, as 19 (dezenove) salas de aula.

Há ainda, uma área entre os dois blocos onde os alunos costumam desenvolver seu lazer no horário de intervalo. A área esportiva, destinada às aulas de educação física, fica ao lado da escola, uma quadra coberta em boas condições de uso.

A sala de aula dos alunos onde ocorreram as observações é uma sala de tamanho médio, climatizada, em boas condições de uso, com boa iluminação e boa disposição das carteiras estudantis.

METODOLOGIA

Visando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com