TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Do Trabalho De Campo-Ecologia

Por:   •  10/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEA

CENTRO DE ESTUDIS SUPERIORES DE PARINTINS-CESP

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

RELATÓRIO DO TRABALHO DE CAMPO-ECOLOGIA

PARINTINS-AM

2021

BRUNO ARAUJO

DEYSSON GAMA

KLEMER RODRIGUES

RELATÓRIO DO TRABALHO DE CAMPO-ECOLOGIA

Este trabalho tem como objetivo a obtenção de nota parcial na disciplina de ECOLOGIA, ministrada pela professora Além silva.

PARINTINS-AM

2021

Resumo

A presente pesquisa está ligada a disciplina de ecologia, esta área de estudo está localizada em Parintins-AM, abordando a caracterização física da área de estudo, com os aspectos ligados ao clima e vegetação. As florestas de várzeas abrangem uma riqueza de espécie relativamente baixa em relação a outras áreas da região como nas florestas de terra firme.

Introdução

Várzea é um tipo de vegetação característico da Amazônia, que ocorre ao longo dos rios e planície imudáveis. Esse ambiente é periodicamente inundado e está sob o regime hidrólogo do rio amazonas e de seus tributários mais próximos, por isso é bastante dinâmico, sendo constantemente remodelado pelos rios.

Os rios que inundam a várzea são de água branca, como os rios amazonas, madeira e Solimões, que possuem grande quantidade de sedimentos em suspensão originados dos Andes. A deposição de sedimentos e de matéria orgânica submersa torna os solos da várzea naturalmente férteis.

Paisagem e tipos de espécies vegetais encontrados.

A pesquisa foi feita em três localidades sendo uma no final da rua Senador José Esteves (Parintins-AM), na Rua da Orla do bairro União (Parintins-AM) e na cidade de Barreirinha. Foi possível identificar nos locais que a floresta de várzea apresenta menor diversidade de plantas do que em outros ecossistemas, pois poucas espécies dispõem desse mecanismo que tolerem o ritmo sazonal de inundação. Mas ainda assim apresenta alto valor, pois contempla espécies restritas e características desse ecossistema. Além disso a várzea apresenta uma alta concentração de biomassa, resultado da grande quantidade de nutrientes do solo. A paisagem encontrada nos locais é de muita poluição (garrafas pets, vidros, sacolas, pneus e etc.) e seca, fazendo com que muitas espécies não se desenvolvam. (figura 01)

                               Figura 01[pic 1]

Neste tipo de floresta predominam dois tipos de estruturas principais: várzea alta e várzea baixa. A várzea alta acompanha as margens dos rios, onde nessa região o tempo de inundação é menor e a água seca completamente durante os meses menos chuvosos (figura 02).

                               Figura 02[pic 2]

O solo encontrado em todas áreas é arenoso e muito seco, fazendo com que interfira no ecossistema, pois muitos animais dependem da vegetação para alimentar-se e por conta disso poucas espécies de animais foram vistas nos locais de observação.

          A várzea baixa pode permanecer alagada durante todo o ano, pois sendo o nível inferior ao da margem, parte da água que transborda sobre a várzea alta fica represada nessa região (figura 03 e 04). Essa área é maior que a da várzea alta e apresenta uma vegetação com predominância de palmeiras, em especial o açaizeiro e o buriti.

                            Figura 03[pic 3][pic 4]

        Figura 04

A vegetação nos locais de observação é de médio e pequeno porte (figura 05 e 06). As árvores de grande porte ficam localizadas nas margens do rio, entretanto, algumas árvores localizam-se nos leitos dos rios (figura 07), fazendo com que as mesmas se alimentem dos nutrientes encontrados no solo levados pelos sedimentos do rio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (712.2 Kb)   docx (637.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com