TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho científico ecologia

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.705 Palavras (11 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA UTILIZANDO PARAMETROS FÍSICOS E QUÍMICOS AO LONGO DO ARROIO PRETO NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL

Débora Reiher 1, José Eduardo Dörr2, Juliano Lange 3, Marcos Antonio Correa4, Vinicius Maieron Turcatto5

1Graduando em Engenharia Ambiental – UNISC/ Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
2 Graduando em Engenharia Ambiental – UNISC / Santa Cruz do Sul. RS, Brasil
3 Licenciatura em Geografia – UNISC/ Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
4 Graduando em Engenharia Ambiental – UNISC/ Santa Cruz do Sul, RS, Brasil                                               5Graduando em Engenharia Ambiental – UNISC/ Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

___________________________________________________________________________________________________

RESUMO

__________________________________________________________________________________

1 INTRODUÇÃO

O espaço urbano de Santa Cruz do Sul é subdividido em duas bacias de drenagem, denominadas Bacia Hidrossanitária Arroio Preto e Bacia Hidrossanitária Arroio das Pedras, identificados como os dois mais importantes drenos naturais da área, sendo ambos os arroios afluentes do Rio Pardinho, a bacia do Arroio Preto, com quatro sub-bacias e aproximadamente 102 km de extensão, responde por quase 70% da população urbana e recebe, portanto, maior contribuição de esgotos sanitários, sendo o atual alvo de críticas pela população devido ao odor exalado em determinados pontos da cidade.

Os esgotos urbanos podem causar grandes impactos às fontes hídricas sendo responsáveis pela entrada de poluentes, como óleos, metais pesados, patógenos, provenientes tanto de esgotos domésticos e industriais, como do escoamento das águas superficiais.

Em função do comprometimento ambiental, faz-se necessário o monitoramento da qualidade das águas nestes pontos em prol da saúde e bem estar dos habitantes e do meio ambiente. Sendo assim, as variáveis físicas e químicas são de grande utilidade no estudo de potenciais impactos ambientais e classificação da qualidade das águas.

Neste contexto, a presente pesquisa objetivou quantificar e avaliar a qualidade, bem como a classificação e, conseqüentemente, os impactos do corpo d’água observados em diferentes pontos, identificando os principais agentes antrópicos responsáveis pela poluição do Arroio Preto na localidade de Santa Cruz do Sul/ RS/ Brasil, através de métodos e análises físicas e químicas.

[pic 2]

2. METODOLOGIA

2.1 Áreas de Estudo/Amostragem

O município de Santa Cruz do Sul é localizado na região conhecida como Vale do Rio Pardo (Figura 1), na encosta inferior do nordeste do estado do Rio Grande do Sul, a 155 km de Porto Alegre. Seu relevo compõe-se de áreas levemente onduladas ao Sul, vales, morros e elevações maiores, originadas dos primeiros contrafortes da Serra Geral. Apresenta altitude média de 122m do nível do mar.

[pic 3]
Figura 1: Mapa da localização da cidade de Santa Cruz do Sul/RS.

O clima é subtropical temperado, com temperaturas médias de 19ºC - máxima de 42ºC e mínima de 5º C. As chuvas caem entre 100 e 126 dias ao ano, com precipitações de 1300 a 1800 mm. Possui uma área total de 794,49 km², sendo 156,96 km² de área urbana e 637,53 km² de área rural. Santa Cruz do Sul, a exemplo de outros municípios, apresenta grande concentração de habitantes na cidade. A população do município é estimada em 117.721 habitantes [1].

No dia 19 de Outubro de 2013, foi realizado, pelo grupo de estudantes do curso de Engenharia Ambiental – UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul), uma saída de campo com o objetivo de identificar os principais agentes e antrópicos responsáveis pela poluição do Arroio Preto, uma das importantes bacias hidrossanitárias da cidade e quantificar seus impactos.

Foram feitas coletas e observações em três locais distintos, ao longo do arroio, onde foram coletadas e analisadas quimicamente, as amostras em questão para avaliar a qualidade das águas nos determinados pontos escolhidos. Os pontos estabelecidos para as coletas (Figura 2) foram representados como P1, P2 e P3, sendo P1: a nascente localizada no Parque da Gruta; P2: ponto no centro do perímetro urbano, na Rua 28 de Setembro e P3: área a oeste da cidade, ponto que desembocará no Rio Pardinho.

[pic 4]

Figura 2: Pontos de coleta de água para análises do Arroio Preto, Santa Cruz do Sul/RS.

A determinação destes pontos foi necessária para se estabelecer uma comparação das variáveis físicas e

[pic 5]

químicas ao longo do arroio, devido à presença de residências no entorno.

As coletas consistiram na captação da água dos referidos pontos em baldes de plástico e armazenadas em garrafas de vidro, devidamente identificadas para logo serem analisadas. Todas as atividades foram feitas em campo no mesmo dia.

2.2 Análises das Amostras

Primeiramente, foram avaliados os impactos visuais dos pontos escolhidos, seguindo os parâmetros de avaliação estabelecidos pelo Protocolo de Avaliação Visual de Impacto Ambiental em sistemas lóticos. [2]

A partir das informações obtidas, foram somados pontos para determinar o impacto ambiental dos determinados locais examinados. Conforme os valores obtidos, foram feitas as classificações expressas na Tabela 1.

Ponto          Pontuação        Nível de Perturbação

 P1                                                Natural

 P2                                              Impactado

 P3                                               Alterado

Tabela1: Escala de pontuação e nível de perturbação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (837.1 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com