TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Ecologia Metalurgia

Por:   •  9/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  9 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

Ao longo da história o consumidor mudou sua relação com o produto, indo desde uma abordagem mais primitiva, onde as características físicas eram suficientes, apesar de nem sempre ter uma qualidade que hoje seja aceitável, até os dias de hoje em que vive-se a Quarta Revolução Industrial em que o produto deixou de ser apenas objeto ou serviço prestado, mas também toda a imagem que a empresa mostra para o mercado. Dentre deste contexto, um dos pontos mais abordados no século XXI é o cuidado com o meio ambiente, onde a sociedade deste desta época aparenta ter uma preocupação maior com as sociedades futuras e exigem das empresas.

Um dos ramos industriais que está procurando ter essa “pegada ecológica” é o ramo metalúrgico a qual já possui facilidade em reinserir produtos que tiveram sua vida útil terminada como matéria-prima , já que o material pode ser reciclado quase que indefinidamente, minimizando assim a extração de minérios diretamente do solo (AÇOBRASIL, 2014), mas que ao mesmo tempo gera muito resíduo e gases poluentes que afetam o ambiente, tornando-se grandes poluidoras inclusive pela alta escalabilidade destas empresas (ABIFA, 2008).

*Citar o artigo de origem

Baseando-se no artigo ***, tal indústria está há 69 anos no mercado e ao longo do tempo, ajustou suas técnicas e insumos, de modo que sempre buscou se adaptar as normas ambientais vigentes. Em 2005 a indústria foi certificada com ISSO 9001/2008. Dentre as atividades, destacam-se a fundição, laminação e trefilação de perfis em aço quadrado, chato, redondo e perfis especiais, contando também com a fabricação de peças para o setor ferroviário e construção civil.

2. Processos Produtivos

Nesta indústria são realizados três processos: laminação, trefilação e fundição. O primeiro tem como finalidade reduzir as dimensões de blocos e barras por meio da conformação mecânica, tornando-os mais compridos e melhorando as características do material, como a sua superfície, resistência e maleabilidade. A partir deste processo a trefilação é possível, tal processo consiste em passar a peça recém laminada por uma matriz com a dimensão final do produto, sendo assim conformada, agora, a frio em uma peça com espessura menor e maior comprimento. Já o terceiro processo, a fundição, segue uma lógica diferente dos dois anteriores, pois consiste em vazar o metal fundido em um molde para assim obter sua forma final. Este último será o processo que passará pela nossa análise de impacto ambiental. sendo necessário o uso de moldes que obtém sua forma por meio do preenchimento com areia resinada de caixas contendo o protótipo da peça desejada.

Em cada um desses processos já são realizadas práticas sustentáveis com a finalidade de reduzir o impacto no meio, como pode-se ver no Quadro 1 mostrado no artigo.

Quadro 1 – Práticas sustentáveis em cada processo

3. Aplicação das Bases Termodinâmicas

O objetivo deste item é analisar fundamentalmente através do material disponível para estudo, qualitativamente e quantitativamente, todos os insumos, sendo matéria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com