TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da Conta Dividendos a Pagar/Reservas

Por:   •  18/10/2017  •  Exam  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Universidade Estadual do Ceará – UECE/CESA

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Auditoria Contábil

Profº: Manuel Salgueiro

Equipe: Matheus Wendersson

  Ademar Souza

    Carlos Henrique

    Lucas Bernardo

 Relatório da Conta Dividendos a Pagar/Reservas

Fortaleza, 11 de outubro de 2017

Conta Dividendos a Pagar/Reservas

        Com relação à distribuição de dividendos, a auditoria realizou entrevista com o diretor da empresa, a fim de apurar melhor os fatos. Segundo o diretor “...todo o lucro apurado pela empresa deve ser reinvestido para ampliação da empresa, sem distribuição de dividendos. Isso já ocorre na companhia Gama S/A e vem dando resultado e, já que o nosso estatuto é omisso quando o assunto é distribuição de dividendos, decidi então implantar essa mesma medida, a partir desse ano, e estou certo de que nos trará resultados positivos...”.

        Tendo como base o anexo 4, a auditoria pode confirmar que para o exercício de 2017 todo o lucro foi retido para ser reinvestido na empresa.        

Tomada unilateral de decisão por administrador

              Ao analisarmos a entrevista dada pelo diretor, pode-se verificar que o mesmo planejou e aplicou na empresa uma medida, sem que houvesse a consulta ou supervisão de outro diretor ou de um acionista da empresa.

              Essa medida afeta toda a empresa e sua tomada pode gerar transtornos com os acionistas e demais diretores, pois se faz necessário saber em quais áreas os recursos da empresa seriam investidos e melhor aproveitados para geração de benefícios futuros para a organização, o que depende de um consenso entre os diretores e acionistas e não apenas da decisão de um diretor.

              Uma medida como essa tomada unilateralmente por um administrador gera preocupação, pois ela pode causar problemas futuros para a empresa devido à falta de conhecimento do mesmo ou pela não proximidade com o plano estratégico da empresa, o que pode gerar a desaprovação dos investidores ou, até mesmo, causar prejuízos financeiros para a entidade.

              Com isso, sugerimos a criação de um conselho administrativo que será responsável por decidir estrategicamente os rumos da empresa e agir conforme os interesses da mesma. Além disso, será responsável pelo monitoramento dos administradores e servirá de ponte entre eles e os acionistas, passando, assim, mais credibilidade para quem investe na organização e para quem possa vir a investir nela.

Ausência de distribuição do lucro conforme as normas contábeis.

                 Observamos, por meio de entrevista com o diretor da empresa, que a gestão não está observando as normas contábeis e legais vigentes que informam como os lucros são distribuídos.

                 De acordo com o depoimento do diretor, todo o lucro, (não especifica qual lucro), é destinado a aplicação na empresa, ferindo o artigo 193 da lei 6.404/76, referente as reservas e retenções de lucros, o qual descreve que 5% do lucro líquido do exercício serão aplicados, antes de qualquer destinação, na constituição da reserva legal. Além disso, com a tomada de decisão individualista do diretor da empresa, sem a consulta da assessoria contábil e dos acionistas, a gestão estratégica adotada acabou impedindo o registro dos lucros da entidade de acordo com as normas contábeis, impossibilitando a formulação dos diversos tipos de reservas e retenções do lucro que são importantes para fundamentar o princípio da continuidade da empresa. Essas outras reservas, apesar de não serem obrigatórias, como já foi dito serve para planejar o próprio futuro da empresa tomando como base o princípio da continuidade senão vejamos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (56.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com