TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio em Geografia

Por:   •  8/2/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.844 Palavras (12 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CENTRO DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

JOSIANY DA SILVA COSTA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA I

CAMPINA GRANDE-PB

2019


1-INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é um processo muito importante para o aperfeiçoamento do aluno, pois é nesse momento que é possível ter o primeiro contato com o espaço escolar onde ele irar atuar durante a sua vida profissional.

Normalmente o estágio possui três etapas, onde a primeira é a observação e as duas seguintes são a regência que tem o objetivo de aprender a ser professor, pois no decorrer do curso, vê-se apenas teorias e somente no estágio é possível pôr em prática tudo o que foi aprendido.

O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar a importância do Estágio Supervisionado em Geografia I na formação do futuro professor. A metodologia utilizada foi a observação de uma turma de Ensino Fundamental e outra de Ensino Médio, o professor regente e o ambiente escolar e também a aplicação de um questionário para as turmas do ensino fundamental e do médio com perguntas objetivas sobre o ensino da geografia

O estágio Supervisionado teve início na própria universidade, onde apresentada as propostas a serem realizadas durante o estágio. Foi nos passado na universidade de forma didática e objetiva, os desafios que poderiam ser encontrados na realidade escolar, pois só havíamos discutido textos durante o componente curricular.

 O estágio foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo no período de 26 de março até 28 de maio de 2019, localizada no bairro Catolé na cidade de Campina Grande-PB e a observação foi feita em uma turma do 9º ano do ensino fundamental e em uma turma do 1º ano do ensino médio.

2- A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS PARA A FORMÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

O estágio é essencial para a formação do futuro professor, pois cada vez mais são requisitados profissionais habilitados e bem preparados para atuar na sala de aula. Na universidade o aluno se depara com teorias e a maior dificuldade é relacionar a teoria com a prática se o discente não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano (MAFUANI, 2011).

O estágio supervisionado é uma exigência da LDB- Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 nos cursos de formação de professores. É uma atividade obrigatória que deve ser realizada pelos alunos de cursos de licenciatura e deve cump0rir uma carga horária pré-estabelecida pela instituição de ensino.

Gomes (2009) define estágio como:

[...] atividade de aproximação com o campo profissional, por tratar-se de uma forma de inserção do mundo com o trabalho e na área especifica de atuação, de possibilidades de conexão entre teoria estudada e a prática observada nas instituições que acolhem as estagiárias, configurando-se assim, como um passo importante na construção das identidades profissionais. (GOMES, 2009, P. 670)

O estágio também propicia um aprendizado muito mais eficiente pois é aprendido através da experiência, pois na prática o conhecimento é assimilado com muito mais eficácia. Na prática da sala de aula, o estagiário tem a possibilidade de entender os conceitos que lhe foram ensinados. Por isso, o estudante deve aproveitar bastante o estágio, pois é uma oportunidade única de realiza-lo com comprometimento, determinação e responsabilidade. Seria muito frustrante caso não houvesse interesse em aprender e se preparar para a futura profissão.

Saiki e Godoi (2007, P. 29), afirma que:

O estágio Supervisionado tem num papel fundamental na formação do futuro professor, É no estágio tanto de observação e participação, como de regência, que possibilita o aluno a vivência das relações no cotidiano escolar, adquirindo informações e habilidade3s para formar o novo profissional.

A importância do estágio é inquestionável para qualquer atividade profissional que se venha a exercer no decorrer de nossa vida. Pois nesse momento é preciso colocar em prática todo o conhecimento que foi adquirido durante anos junto com os professores e colegas.

3- A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Todas as disciplinas possuem conteúdos específicos, muitos deles são trabalhados de forma teórica, porém todo conteúdo escolar tem sua aplicação no cotidiano e esse processo acontece em todas as disciplinas.

A tentativa de aplicar conteúdos na prática é muito importante para alcançar a aprendizagem de forma significativa, uma vez que o aluno consegue aprender e materializar aquilo que é visto superficialmente na teoria.

Na geografia não é diferente, para aprender com êxito nessa disciplina, o professor precisa estabelecer uma atividade relacionada ao conteúdo ministrado.

Nos tempos atuais globalizados, aprender e ensinar geografia significa exercer uma profissão que é repleta de muitos desafios e constituída de conhecimentos variados e ao mesmo tempo, repleta de ricas possibilidades de uma abordagem mais crítica de diversos assuntos.

O conhecimento geográfico sempre esteve presente na vida dos seres humanos muito antes da sistematização da geografia como área do conhecimento científico. Esse saber se desenvolvia através de atividades da vida cotidiana, especialmente nas relações com a natureza.

No âmbito escolar a geografia vai se relacionar a processos pedagógicos preocupados com a memorização, baseado na observação e descrição das paisagens, direcionado o olhar geográfico a uma visão fragmentada e descontextualizada. No Brasil, a geografia escolar é mais preocupada em descrever as paisagens e dimensões territoriais sem contemplar a ação do homem e sua relação com o espaço geográfico. Por isso deve ser repensado a forma de ensinar geografia para que a mesma seja uma disciplina agradável e interessante para os alunos.

Para o desenvolvimento da teoria é necessário a prática, porque é através da teoria que se pode relacionar as duas coisas e que se torne uma ação efetiva e o ensino da geografia seja algo proveitoso. Pimenta e Lima (2004, P.34) diz que “a teoria é indissociável da prática”.

4- CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio I foi desenvolvido na Escola Estadual de ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo mais conhecido como Polivalente e está situada na Avenida Elpídio de Almeida, nº 25, Bairro do Catolé em Campina Grande-PB. A escola foi fundada no ano de 1974. A figura 1 mostra a vista frontal da escola e a figura 2 mostra a avenida principal e a entrada da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (442.9 Kb)   docx (343.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com