TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Entre Conceitos Geográficos

Por:   •  4/5/2017  •  Seminário  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

           Relações entre conceitos geográficos

                               Lugar e espaço

            O lugar e o espaço se relacionam quando nos tratamos da relação entre o homem e o ambiente. O lugar pode ser considerado um espaço vivido, ou seja, ele é um espaço geográfico onde ocorrem interações relacionadas aos hábitos e costumes de um indivíduo no lugar onde vive. Já o espaço geográfico pressupõe uma interação do tipo homem-meio onde ocorrem atividades de exploração do meio pelo homem com o intuito da sobrevivência. Quando falamos em lugar,a importância de um único indivíduo e de suas ações deve ser ressaltada porém quando nos referimos ao espaço geográfico, a importância é dada ao conjunto de indivíduos que forma o globo.

                                           Território e região

            Território e região podem ser considerados fragmentos do espaço geográfico. Esses dois conceitos se diferenciam na questão do poder. O conceito de território se refere a uma área, delimitada por fronteiras, onde há o exercício de um domínio. Já a região se caracteriza por uma subdivisão do espaço, subordinada a um poder central com uma certa autonomia político-econômica, que apresenta características homogêneas em toda sua extensão. Uma característica comum entre território e região é a existência de uma gestão política, na maioria dos casos e de uma sociedade composta de normas e leis.

                      Redes geográficas e espaço

             As redes são como as ferramentas de interligação entre os mais diversos tipos de espaço geográfico. Tem relação com os meios natural, técnico e técnico-científico-informacional quando se trata da evolução dos meios de transporte e de comunicação, essenciais para a concretização das redes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com