TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevo E Clima

Ensaios: Relevo E Clima. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 2

RELEVO E CLIMA

Os fatores climáticos influenciam e ajudam a explicar o porquê de uma região ser quente, fria ou seca, através dos principais fatores que são a latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e ate relevo.

A altitude influencia o clima, através da pressão atmosférica. A pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Quanto maior a pressão, mais quente será a temperatura e quanto menor a pressão, mais fria será a temperatura.

Nas regiões que ficam mais próximas do nível do mar possuem menores altitudes e com isso sofrem com uma maior pressão atmosférica, tornando-as mais quentes. As regiões com maior altitude, no entanto, sofrem menos com a pressão atmosférica, registrando temperaturas mais frias.

Outra influência do relevo interferindo diretamente no clima, é que se tornam barreiras naturais onde essa altitude pode facilitar ou dificultar a circulação da massa de ar naquela área, podendo provocar assim que a região ser torne desértica ou semiárida. Por outro lado, as regiões mais altas, normalmente possuem maiores incidências de ventos, chuvas e neve, contribuindo de forma significativa na queda da temperatura.

A interferência climática através das Massas de ar também altera a temperatura de uma região, pois elas se formam em grandes áreas de terra ou água, onde há pouco vento e adquire características conforme o local em que se encontra, permitindo assim distinguir uma massa de ar fria de uma quente, ou uma massa de ar úmida de uma seca, dependendo do local de origem onde ela se formou.

Desde os tempos da revolução Industrial que a intervenção humana influencia de forma significativa nas mudanças climáticas. O consumo desenfreado, a explosão demográfica, urbana e rural, o desmatamento com o objetivo do cultivo de lavouras agrícolas e gado e consequente aumento de gás metano, as queimadas e o uso intensivo de combustíveis fosseis, associado ao efeito estufa, tem provocado graves e preocupantes cenários para um futuro próximo colocando em risco todo o planeta no que tange o aumento da temperatura global.

Apesar de varias atitudes benéficas para clima já estarem em atividades, como a reciclagem e a substituição das fontes de energias atuais por energias mais limpas, percebemos que o interesse maior ainda é o do lado da economia financeira ao invés da economia de insumos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com