TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevo E Clima

Exames: Relevo E Clima. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  441 Visualizações

Você já reparou que o clima quase nunca é o mesmo em lugares distintos? Por qual razão que, por exemplo, a região Sul do Brasil costuma ser mais fria do que a região Centro-Oeste? E por que o clima da região dos Alpes Suíços é tão frio e o deserto do Saara é tão quente?

Afinal, por que o clima não pode ser sempre o mesmo nos diferentes pontos da Terra?

A explicação para a ocorrência de diversos tipos climáticos no nosso planeta é o fato de o clima ser influenciado por uma combinação entre vários fatores. Dessa forma, podemos concluir que à medida que esses fatores se modificam, o clima de cada região também se altera.

Um dos principais fatores climáticos são as formas de relevo, esse elemento climático é chamado de Fenômeno Atmosférico, pois ele ocorre na atmosfera terrestre, ou seja, na camada de ar imediatamente acima da superfície.As formas de relevo interferem no clima mais do que você pode imaginar. As regiões mais altas, como já falamos, costumam ser mais frias. Mas, além disso, essas zonas ajudam a “rebater” a umidade proveniente de outros lugares, impedindo que elas cheguem a certos lugares, que passam a ficar mais secos.

Um exemplo disso é o deserto do Atacama, no Chile. A Cordilheira dos Andes não deixa que os ventos carregados de umidade cheguem até essa região, fazendo com que ela transforme-se em um dos desertos mais áridos do planeta.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com