TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Revolução dos Bichos

Por:   •  18/10/2017  •  Resenha  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DO FILME: REVOLUÇÃO DOS BICHOS

O filme Revolução dos Bichos acontece no enredo da 2º Guerra Mundial, época que o mundo está dividido em dois grandes blocos: o socialista e o capitalista.  A história acontece na Granja do Solar que é uma sátira a União Soviética. Karl Marx era representado no desenho pelo personagem Major que é o porco mais velho. Ele convida os outros animais para uma reunião e que por fim decidem fazer uma revolução a partir da ideia de que os animais são todos iguais e capazes de conviver entre si de forma harmônica, cada um desempenhando seu papel e ajudando seus companheiros. Essa seria a única forma de quebrar a opressão que o Sr. Jones proporcionava.

Após a morte do Major, esta ideia de revolução ficou na mente dos animais e que agora eram comandados pelo porco Bola-de-Neve e Napoleão. Ambos considerados inteligentes, pois foram os porcos que aprenderam a ler e escrever. Os animais se organizam sobre as idéias de Major e expulsam Sr. Jones, que era o fazendeiro da granja e que inicialmente era quem mandava nos bichos e representava a imagem do capital. Ele era visto como um homem cruel, avarento e muita vez deixava os animais com fome, além de que tratava eles como escravos dos humanos. Os animais fazem reuniões bastante organizadas, planejam todos os seus passos e criam os sete mandamentos a serem seguidos por todos. Sendo assim, passam a administrar a propriedade e trabalhar de forma que consigam seu próprio sustento, no ritmo de revolução e liberdade, mas isso não durou muito tempo, até Napoleão liderar a granja. Bola-de-Neve que representava a imagem de Trotsky einicialmente era o principal lidera da Granja do Solar, planeja um moinho de vento para produzir energia para a granja, mas Napoleão que representa a imagem de Stalin, expulsa Bola-de-Neve da granja sobre acusação de traição e manda um dos cachorros de sua guarda matar Trotsky e instala uma ditadura onde se muito trabalhava e pouco se comia. Como na história, onde Stalin era o grande rival de Trotsky que foi Comissário do Povo, líder do Exercito Vermelho, fundador e membro do Politburo do Partido Comunista da União Soviética foi morto por um agente da policia de Stalin no México. Garganta, o porco que agora acompanhava Stalin era o que falava por Stalin por causa da sua boa oratória, ele pode ser associado a propaganda dos meios de comunicação ao regime que existia na União Soviética.

O sentimento de ambição e a busca pelo poder levam os porcos, principalmente Napoleão, esquecer dos mandamentos que haviam feitos e os motivos que os levaram até a Revolução. Os porcos passam a tomar o lugar dos humanos e explorar os outros bichos como o Sr. Jones fazia antes.

Vemos claramente diferenças entre os dois porcos, Bola-de-Neve e Napoleão. Bola-de-Neve sempre teorizando, fazendo planos de como viver em comunidade e Napoleão no seu jeito mais autoritário tomando as rédeas das situações impondo o seu projeto de governo, de como seria feito, de domínio. Percebemos com mais clareza ainda o quanto os outros bichos são fáceis de deixar enganar sobre a falsa sensação de que não há opressor, sendo que a imagem do Sr. Jones só foi substituída por eles mesmo. Se enganam tanto que chegam a acreditar que vivem melhor sob o comando de Napoleão que sob as ordem de Jones, mesmo que o estado físico deles diga o contrario.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com