TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Texto Eloisa Luck

Por:   •  20/4/2022  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA[pic 1][pic 2]

PROGRAMA ENSINAR – POLO SÃO MATEUS DO MARANHÃO

DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE GESTÃO ESCOLAR

DOCENTE: MAGNO MARTINS

DISCENTE: JOEFERSON BOGEA SILVA

Texto: Dimensões da gestão escolar e suas competências.

As palavras de Heloísa Luck ao longo deste texto são muitas vezes as mesmas dos muitos momentos que ocorrem ao longo do processo de gestão escolar. O mesmo se aplica em relação à atuação do diretor da escola que é tão limitada quanto o conceito de educação. gestão escolar e papéis profissionais na gestão e organização escolar.

Isso significa que os gestores muitas vezes estão à frente do conselho escolar simplesmente por amizade com os políticos e não por competência profissional. O diretor deve ser o líder, o mentor, o coordenador e o principal guia na vida da escola.

Além disso, promove e mantém na escola a integração, coerência e consistência entre todas as dimensões e ações do trabalho educativo, enfatizando o cumprimento do papel social da escola e a qualidade das ações educacionais. Promover a justiça e o respeito pela diversidade nas escolas para que todos os alunos tenham sucesso na escola.

É preciso conhecer a realidade e a necessidade de fazer ajustes e mudanças nos contextos educacionais para ter uma renovação do conhecimento e manter um diálogo aberto e o principal é manter um processo organizado, sistemático e intencional, complexo.

Muitos diretores e professores acabam trabalhando sem nenhum planejamento, e encontram-se sem um direcionamento claro e sem coerência entre as ações que pretendem promover e, pela ausência desse planejamento, fica difícil identificar a necessidade de realizar ações alternativas não previsto na fase de desenvolvimento planejamento, pois a eficácia depende de uma boa organização e coordenação entre as ações promovidas.

Os indicadores de desempenho escolar são aplicados para apontar conquistas, bem como expor dificuldades, limitações e indicar situações que requerem maior cuidado e atenção, a fim de orientar a tomada de decisões e determinar as ações de melhoria e correções de orientação necessários. Serve também para reforçar as ações bem-sucedidas, destacando sua adequabilidade em relação aos resultados desejados.

Os gestores competentes são, portanto, aqueles que promovem um processo contínuo de acompanhamento dos resultados académicos no seu estabelecimento, quer com dados exclusivamente internos, quer com dados produzidos por alusões externas e modificáveis ​​quando são apanhados de surpresa.

O diretor deve buscar recursos físicos, materiais e financeiros para sua instituição, bem como observar em sala de aula e orientar para um melhor aprendizado, para que todos os grupos se sintam parte, responsáveis ​​e assim acabem tendo uma boa gestão pedagógica. Foi essa boa relação que pude observar durante minha prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (312.6 Kb)   docx (227 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com