TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Video Earth Revealed

Por:   •  11/4/2016  •  Resenha  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6
Resenha do Video Earth Revealed – Weathering and Soils

O vídeo apresenta os conceitos de intemperismo e da formação dos solos apresentando exemplos da ocorrência destes processos em diversas condições ambientais.

Inicialmente o conceito de intemperismo é apresentado com uma breve introdução informando que todas as rochas da superfície terrestre são afetadas pelo intemperismo, já que é o modo das rochas se adaptarem às condições ambientais a que estão submetidas.

Um dos pesquisadores consultados ao longo do vídeo, o professor James Saad da Ocidental College, a partir de uma visita de campo, comentou que a maior parte das rochas se forma a partir de atividades tectônicas, as quais podem causar o soerguimento de montanhas ou rebaixamento nível do mar, sendo este último acontecimento fator contribuinte para o surgimento dessas rochas de seu ambiente de formação até a superfície da Terra. Quando expostas na superfície terrestre, as rochas são alteradas de modo que possam se manter estáveis até a próxima transformação. Este processo se chama intemperismo.

O Intemperismo pode ocorrer sob diversas condições ambientais como frio, calor, seca ou umidade. O professor James Saad cita o exemplo de uma rocha do tipo granítica, que se apresenta naturalmente com forma inalterada e muito resistente, mas neste caso, quando exposta à determinadas condições, apresenta-se bastante desgastada pelo intemperismo, se fragmentando facilmente nas mãos. O professor utiliza este exemplo para mostrar que existem dois tipos de intemperismo:

a) Físico ou desintegração  quando a rocha se quebra em fragmentos e em cristais minerais individualizados. O exemplo é a rocha de granito existente no Parque de Yosemite. A formação geológica dela é explicada até o ponto onde ela fica exposta acima da superfície sujeita às alterações ambientais e que provocam um processo chamado esfoliação da rocha. Esta esfoliação, contribui para a formação de outros tipos de intemperismo físico, como o acunhamento de gelo. Quando a água se aloja nas fendas e congela, ela se expande, rachando a rocha em cunhas, contribuindo para o aumento da fissura, podendo até quebrar a rocha em pedaços. No entanto, este processo não altera a composição química da rocha.

b) Químico – que causa um efeito muito mais efetivo à rocha. Os dois tipos de intemperismo estão interligados, pois o intemperismo físico aumenta a quantidade de superfície exposta favorecendo o processo de intemperismo químico por toda a rocha. Os principais agentes do intemperismo químico são: água no solo e umidade no ar. Estas soluções são ácidas e capazes de causar a lenta decomposição química dos principais minerais que constituem a rocha. Como exemplo, foi citado a chuva que cai e dissolve pequenas quantidades de dióxido de carbono da atmosfera produzindo um pequeno ácido carbônico. Conforme esta solução percola pela vegetação e pelo solo ela incorpora mais ácidos, e assim se torna mais eficaz no processo de decomposição das rochas por onde passa, especialmente no calcário. De forma resumida, o intemperismo químico efetivamente destrói ou altera a composição da rocha. Como a água é um agente importante no intemperismo químico, o grau de intemperismo está relacionado à quantidade de água existente no ambiente natural.

Dessa forma, pode-se inferir que a taxa de intemperismo de uma rocha é controlada principalmente pelo clima. Em ambientes mais úmidos e chuvosos o intemperismo químico é muito maior. Em um clima seco, apenas o intemperismo físico será capaz de atuar, e esse é um processo muito mais demorado para a formação dos solos.

 Além da água, a temperatura é importante, porque em temperaturas mais elevadas as reações químicas ocorrem de forma mais rápidas, como nos Trópicos, por exemplo. Em contrapartida, nos desertos, que também são locais de temperaturas elevadas, a ausência de água retarda o intemperismo químico. A maior parte dos diversos tipos de minerais se intemperiza quimicamente ou se decompõe quando estão na superfície da Terra ou próximos a ela.

Apenas alguns minerais são realmente estáveis na superfície terrestre, como o quartzo, a hematita e o óxido de ferro. Já os minerais mais instáveis na superfície terrestre e que se intemperizam mais rapidamente são aqueles que se formaram em temperaturas mais elevadas. Minerais que são mais estáveis e se intemperizam menos são aqueles que se formaram, inicialmente, em temperaturas mais baixas. O granito é composto por diversos minerais formados em variadas temperaturas e cada tipo de mineral reage de modo distinto ao intemperismo, sendo o quartzo o mais resistente deles.

A medida que ocorre o intemperismo da rocha, esta se desfaz em diversos pedaços e conforme o tipo de sedimento é carreado pelos rios e córrego, ou seja grãos minerais do tamanho de areia podem ser separados, depositados e cimentados até eventualmente se tornarem arenitos. O silte pode se acumular separadamente, se endurecendo como siltito.

O intemperismo é um processo de destruição envolvendo a decomposição física e química da rocha matriz. Mas é um processo natural que tem estado ativo ao longo de todo o tempo geológico. Com a chegada do período industrial o homem começou a alterar este equilíbrio natural, acelerando o processo de intemperismo, através dos elevados valores de dióxido de carbono, óxidos de nitrogênio e dióxido de enxofre que lançamos no ar a cada ano, com a queima de combustíveis fósseis e florestas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (171.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com