TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Residuso Eletro Eletronicos

Artigos Científicos: Residuso Eletro Eletronicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

As atividades de reciclagem de resíduos sólidos no Brasil são recentes e vem ao longo tempo se expandindo, diante uma maior divulgação da importância de reciclar pelos meios de comunicação, muito em decorrência aos problemas ambientais, que por muito tempo vem sendo o grande causador de danos não só ambientais, mas também econômicos e sociais.

De uma forma geral, o problema dos resíduos sólidos , o que chamamos de lixo estar relacionado com a grande quantidade de produção de produtos e consequentemente o consumismo, reforçados pelos meios de comunicação.Uma grande quantidade de produtos são despejados no meio ambiente sem nenhum cuidado,. Segundo dados da ONU 2011( Organização das Nações Unidas) estima que, em todo planeta, 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas ao ano. Grande parte desse número é por países ricos. E que O Brasil produz cerca de quatro toneladas de lixo eletrônico por hora. Outro dado é comparativo, onde para se ter uma ideia do problema do lixo eletrônico no Brasil, a ONU indica ainda que o Brasil descarta 9,8 mil toneladas métricas de PCs.A China descarta cerca de 300mil toneladas, porem por pessoa o Brasil supera a China , por descartar meio quilo de lixo eletrônico per capita,enquanto a China com população muito maior , descarta 0,23 quilos per capita.

No caso do Recife não há dados exatos sobre numero reais do lixo eletrônico na cidade, a questão se baseia no quantitativo de lixo domestico, segundo a ENLURB ( Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana) Recife produz 2 mil toneladas de lixo , sendo grande parte o lixo domestico.Onde são tratados e separados em lixões ligados a administração publica.

Devido ao grave problema ambiental causado pelo grande volume de descarte de lixo eletroeletrônico no meio ambiente, a atividade de reciclagem vem sendo a melhor alternativa para minimizar o problema. Os catadores de reciclagem e as associações tem um papel fundamental para a melhoria nesse processo de reaproveitamento dos resíduos eletroeletrônicos,que prejudicam muito com liberação de metais e substancias tóxicas.

É bom salientar que é preciso dizer que alem de se promover uma melhor conscientização ambiental, há também uma questão sócia econômica de

pessoas excluída do mercado de trabalho e que encontram na atividade de coleta e reciclagem o meio de gerar renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com