TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Capítulo: Pressupostos políticos da educação.

Por:   •  26/8/2019  •  Resenha  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo Capítulo 14: Pressupostos políticos da educação.

Durante a idade média surge a burguesia, esse surgimento se deu através do crescimento comercial, onde resultou o capital, já que as pessoas faziam a troca e a venda de produtos para obter dinheiro.

O capitalismo começa a se desenvolver ainda na idade média , quando acontece a abolição da servidão, ou seja, a mão de obra passa a ser remunerada, essa transformação marcou a passagem da idade média para a idade moderna. A partir daí começa a aglomeração nas fábricas das cidades, pois a economia passa está presente nas cidades, deixando o campo para trás.

Com o crescimento das indústrias surge o interesse pelo desenvolvimento científico, tecnológico e a obtenção de matérias primas a baixo custo, esse foi um dos fatores que fez a elite enriquecer e a classe operária ficar cada vez mais pobre. Um novo modo de pensar surge das mudanças feitas através do liberalismo nos campos econômicos, políticos e sociais, para John Locke os indivíduos teriam seus direitos naturais,que seriam, a vida, a liberdade, a propriedade,a segurança e a igualdade,para ele o governo existe a fim de garantir a defesa desses direitos.

No entanto, à medida que a ideologia burguesa se fortalece, esses princípios passam a se configurar, onde os proletários são prejudicados e a elite é favorecida pelo o Estado. O liberalismo se mostra ser democrático, porém desde o início se apresenta elitista, pois só os proprietários de fortuna teriam a capacidade de decidir o destino da comunidade,ou seja, o liberalismo político, no seu início defende o voto censitário, o que demonstra que só os ricos são considerados cidadãos .

Ao falarmos de escola liberal, pensamos logo que seja uma escola aberta, uma escola avançada, porém não é bem assim, se trata de uma educação proposta pelo o liberalismo. Na qual defendem a liberdade individual, a igualdade, liberdade econômica e liberdade religiosa, dessa forma a educação liberal reflete os ideais do homem burguês, enfatizando o individualismo e o espírito de liberdade.

A educação também se torna um bem reservado à elite, mesmo após grandes lutas feitas através dos movimentos socialistas para o proletariado, a fim de conquistar benefícios,como o sufrágio universal e a expansão da rede escolar, a educação ainda permanece como privilégio de classe.

No século XIX, a classe operária passa por uma situação de penúria e exploração, onde homens, mulheres e crianças são obrigados a trabalharem de 14 a 16 horas em um ambiente sem a mínima higiene e recebendo um salário abaixo do que eles mereciam.

Karl Marx, Friedrich Engels, Proudhon, Fourier, Saint Simon e Owen, foram de fundamental importância no sentido de conscientizar o proletariado em relação às condições de trabalho que eles estavam vivendo, dessa forma eles encontrariam sua própria ideologia. Karl Marx e Friedrich Engels, buscam através de sua utopia, revolucionar a classe operária para serem capazes de destruir o estado burguês e criar uma sociedade pós- mercantil, ou seja, que rejeita o capital e o mercado, no qual eles criticam a ideologia burguesa por ser individualista e idealista.

Sobre o olhar do materialismo marxista, o homem novo só seria possível após a revolução social e política, ou seja, teria que ser implantada uma sociedade nova,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com