TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da Apresentação: O Ato de Regionalizar

Por:   •  8/1/2021  •  Resenha  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo da apresentação: O ato de regionalizar

Disciplina: Oficina Didática de Geografia Regional

Aluno: João Marcos de Araújo

O relatório a seguir tratará de analisar a apresentação sobre O ato de regionalizar. O grupo iniciou o trabalho expondo a sua fundamentação teórica, a qual se encontra nos conceitos de região e de regionalização de Haesbaert. O dado autor discorre um pouco sobre a noção de região como artefato, a necessidade de considerar os processos da globalização capitalista e a ideia de articulação fragmentada.

Posteriormente, foi apresentada a legislação que embasa a abordagem utilizada na aula preparada pelo grupo. O documento escolhido foi a Base Nacional Comum Curricular, apontando principalmente para a compreensão crítica sobre a formação de territórios e fronteiras junto ao surgimento de conflitos sociais.

Em sequência, o grupo trabalhou algumas possibilidades de regionalização em nível global, fundamentando-se na transversalidade das regiões (utilizando mapas do IBGE) de acordo, ainda, com Haesbaert (2010).

A série e o colégio escolhidos para serem trabalhos foi o 1º ano do ensino médio na escola federal Pedro II localizado no bairro de Realengo na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

O conteúdo programático abordado na aula em questão foi sobre a Globalização neoliberal e a formação de blocos econômicos, sendo um conteúdo adequado para a série escolhida.

No final da apresentação, o grupo expôs a atividade lúdica que se resumiu na divisão da turma em alguns grupos para os fazerem pensar o mundo a partir de outras regionalizações, se apropriando de critérios específicos e também um recorte espacial da superfície da terra. Ao final da atividade, foi proposto que os grupos apresentassem os seus respectivos trabalhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com