TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: A Importância do ato de ler de Paulo Freire

Por:   •  26/12/2017  •  Resenha  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  2.109 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: A importância do ato de ler de Paulo Freire

Paulo Freire:

 primeira condição para dialogo: acredita que o homem foi feito para se comunicar, portanto não se deve mascarar a incompetência e falta de conteúdo na verbalização de belas palavras, mas que são vazias.

Segunda condição: Não marginalizar ninguém da nacionalidade.

Para o autor, é necessário que se alie a teoria a pratica para que se possa pensar em uma pedagogia libertadora, pois o país ainda é composto por mais de metade de sua população analfabeta e uma elite que manipula essas massas. Portanto é necessário uma mobilização e articulação desses povos para que não se deixem dominar por uma minoria e exerçam sua voz de cidadão. Ele contempla a participação livre e nítida dos educandos no processo de educação. A palavra nunca deve ser vista como dada do educador ao educando, mas considerar suas experiencias e permitir que a adeque ao seu cotidiano. Para Paulo Freire, a alfabetização e a conscientização andam juntas. É necessário levar em consideração a aplicação do conhecimento a prática na vida do educando.

A educação para a liberdade não pode se restringir a simples ensinos técnicos ou noções abstratas.

É necessário que o educador trabalhe com situações em que o aluno se sinta representado, seja pelas figuras ou atividades dadas posteriormente, não que seja necessário seguir essa ordem, mas o intuito é de que o aluno se veja ali como o contexto de uma situação real e não apenas abstrata.

A proposta de Paulo Freire, é que se vá além da teoria, mas também se concretize o lado crítico do aluno, além da alfabetização, e que se lute contra a opressão, assim colocando em prática uma real pedagogia como pratica da liberdade. Só se tem ideia de liberdade quando essa se une a prática concreta das lutas reais dos homens por se libertarem.

Com o movimento proposto por Paulo Freire, as politicas de direita começaram a se sentir ameaçadas, e embora o intuito não era politico, parecia ser, pois as classes sociais mais baixas começaram a se conscientizar e reivindicar seus direitos, o que logo causou desarmonia com a classe dominante. Paulo Freire era a favor de uma politica popular e autônoma.

Paulo Freire defende que o povo deve ter sua responsabilidade na politica, existindo essa responsabilidade, e esse fato não deve ser visto como absurdo ou imoral, pois é o que instituiu a elite, se apoiando no analfabetismo para excluir analfabetos e tornar a educação um privilégio de poucos, assim como o direito a ter voz e voto. A elite sabe que a educação é a alavanca do sucesso, e muitas vezes toma posição paternalista, como se fosse ela quem dá ao povo aquilo que já é seu direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (26.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com