TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Capítulo “A Atmosfera da Terra” John Ayode

Por:   •  15/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

AYOADE, John O. Introdução a climatologia para os trópicos 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 332p.

                                                        Amanda Clarice de Oliveira Lima[1]

No capítulo “A atmosfera da Terra” John Ayode apresenta o modo que a atmosfera pode ser caracterizada, como uma camada fina de gases, sem compreender cor, cheiro ou gosto, presa à força da gravidade. Sua compreensão parte de uma mecânica estável de gases, destacando o nitrogênio, oxigênio, argônio, bióxido de carbono, ozônio e vapor d'água, sendo que outros gases podem integrar fragmentos menores de neônio, criptônio, hélio e outros. O exemplo que o autor aponta é que o vapor d’água pode variar em regiões áridas, ficando praticamente de zero, nesse sentido, o vapor d’água na atmosfera se relaciona com a temperatura do ar e sua disponibilidade de água na superfície terrestre.

O ozônio é centrado entre as altitudes, sendo formado a partir da influência da radiação ultravioleta em que as moléculas de oxigênio se rompem e os átomos sãos separados combinando especificamente com outras moléculas de oxigênio e se tratando de sua distribuição na atmosfera é visto como resultado de um mecanismo de circulação, que transporta para os níveis favoráveis no qual sua destruição é menos provável e sua concentração passa a ser assegurada.

Já o bióxido de carbono (Co2) contribui na atmosfera sobretudo por meio da ação dos organismos vivos nos oceanos e continentes, e a fotossíntese ajuda a manter o equilíbrio da quantidade de bióxido de carbono através da remoção de cerca de 3% do bióxido de carbono total do mundo, por ano. A atmosfera também possui algumas quantidades de aerossóis, sendo estes: fumaça, matéria orgânica, sal marinho e outros, que podem ser fontes naturais ou produzidas pelo homem. Assim, o vapor d'água, ozônio, bióxido de carbono e os aerossóis, realiza papéis relevantes para a distribuição e trocas de energia, dentro da atmosfera e entre a superfície da Terra e atmosfera.

Tratando-se da massa da atmosfera, esta possui uma mistura de mecânica de gases, apresentando características essenciais de todos eles, sendo bastante volátil, compressível e tem a habilidade de expansão, desse modo, dispõe de perspectivas cruciais para compreender a estrutura atmosférica, como também o tempo atmosférico e clima, pois, as camadas são compressível, estas classificadas como camadas inferiores são mais densas que as superiores. Um exemplo que o autor menciona é que a densidade atmosférica diminui logoritimicamente com a altitude acima da superfície terrestre, desta forma, à medida em que se sobe na atmosfera o ar pode se tornar rarefeito onde o limite externo da atmosfera é alcançado, atingindo no espaço exterior. Logo, a densidade real do ar necessita da temperatura, teor de vapor d’água no ar e da gravidade.

Partindo para a estrutura da atmosfera, o autor evidencia que foguetes e satélites definem que a atmosfera está estruturada em três camadas relativamente quentes e separadas por duas camadas frias. A camada da atmosfera mais baixa é denominada de troposfera, tendo 75% da massa gasosa total da atmosfera e virtualmente a totalidade de vapor e aerossóis, assim, desenvolve os fenômenos do tempo atmosférico que são marcantes e que definem as condições do tempo.

A parte superior é nomeada como tropopausa é identificada pelas conjunções de inversão de temperatura que efetivamente limitam a convecção e outras atividades do tempo atmosférico. De acordo com John Ayoade, a altura pode se alterar de lugar para lugar, em determinadas épocas e áreas, entretanto, sua altitude é superior no Equador, visto que existe aquecimento e turbulência convectiva vertical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com