TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Vegetação do Brasil

Por:   •  24/3/2021  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Material: Grupo Agregando Conhecimento

Resumão de vegetação do Brasil: O Brasil, por ter dimensões territoriais continentais, abriga 8 tipos principais de vegetação natural.

Floresta Amazônica: Clima equatorial e conhecida como Amazônia Legal, abriga milhões de espécies animais e vegetais, sendo de vital importância ao equilíbrio ambiental do planeta. É uma formação florestal latifoliada, pois suas folhas são largas e agrupam – se densamente, geralmente atingindo grandes alturas.

[pic 1]

Mata Atlântica: Floresta latifoliada tropical e de clima tropical úmido, foi a vegetação que mais sofreu devastação no Brasil, restando apenas 7% de sua cobertura original. Era uma vegetação que se estendia do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, mas que foi intensamente degradada pelos Portugueses para a extração de madeira e plantio de cana – de açúcar.

[pic 2]

Caatinga: Típica do clima semiárido, localizada no Nordeste Brasileiro. Possui plantas espinhosas e pobres em nutrientes. Nos últimos anos, vem sofrendo diversas agressões ambientais que causam empobrecimento do solo e dificulta seu desenvolvimento.

[pic 3]

Cerrado: Típico do Planalto Central Brasileiro e de clima tropical semiúmido, é a segunda maior formação vegetal do Brasil. É a vegetação com maior biodiversidade do planeta e sofre vários danos ambientais com a plantação de soja e cana – de – açúcar e com a pecuária.

[pic 4]

Pantanal: Localizado em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é considerada uma vegetação de transição, uma formação vegetal heterogênea composta por diferentes ecossistemas. Em determinadas épocas do ano, algumas porções de área são alagadas pelas cheias dos rios e é comente nas estiagens que a vegetação se desenvolve.

[pic 5]

Campos sulinos (Pampas): Característicos do clima subtropical, apresentam vegetação rasteira com a predominância de capins e gramíneas.

[pic 6]

Mata de Araucária: Concentra pinheiros e está localizada no estado do Paraná. É uma vegetação típica de clima subtropical. Sua cobertura é quase inexistente em razão da exploração de madeira para a fabricação de móveis.

[pic 7]

Mangues: Vegetação de formação litorânea, abrange diversas vegetações, ocorrendo em áreas baixas e em alguns casos, com ação das marés.

[pic 8]

Bons estudos e FOCO NO PAPIRO!!!!!

Autora: Juliane Rotondo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com